História de um Casamento (Netflix) – Resenha

Com atuações impressionantes, novo filme da Netflix aborda de maneria sutil / visceral os sentimentos de um relacionamento.

693

História de um Casamento (Marriage Story, 2019) é um filme original da Netflix, que conta com a  roteiro e direção de Noah Baumbach (Frances Ha) e que vem arrancado suspiros por quem já conferiu o longa. E sinceramente? Não é a toa. O filme chegou agora no fim de ano para simplesmente entrar na lista de muitas pessoas como um dos melhores do ano. sem mais delongas, vamos falar dele.

História de um Casamento (Netflix) - Resenha-04

Na trama temos o casal composto por Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver) que passam por um momento conturbado no casamento. O longa abre com uma carta onde cada um deve dizer o que mais gosta no outro, junto a um terapeuta que os está ajudando para conseguirem se reconciliar. Só por esse começo já sentimos um pouco do tom do filme. Estas palavras iniciais são carregadas de sentimento e soam muito verdadeiras ao expectador. Assim não parecendo um texto de filme, mas sim uma verdadeira exposição dos sentimentos dos dois personagens.

História de um Casamento (Netflix) - Resenha-05

Deste ponto em diante, vamos acompanhar principalmente através dos diálogos todo o background de como o casal chegou a esse ponto em suas vidas. Noah Baumbach sabe conduzir muito bem esse tipo de linha, fazendo com que os detalhes do dia à dia ganhem peso e importância na vida das pessoas. Pois, se pararmos pra pensar, é realmente o que acontece. Todo o drama que envolve o casal e seu filho são muito palpáveis devido a maneira como o diretor trata esses dilemas do cotidiano. História de um Casamento realmente faz jus ao título, pois sua abordagem é um tanto primorosa no que tange ao relacionamento humano.

História de um Casamento (Netflix) - Resenha-02

Aos poucos em meio aos diálogos (ou melhor dizendo, entre as discussões) vamos sabendo mais sobre os dois personagens principais. Nicole era uma atriz em ascensão que ficou marcada por um papel em um filme adolescente. Charlie um diretor de teatro que aos pouco foi ganhando notoriedade. Até que certo dia os caminhos deles acabam se cruzando, assim que ela passa a integrar a equipe de teatro de Charlie. Os dois começam a galgar passos importantes na carreira a medida que se envolvem sentimentalmente.

História de um Casamento (Netflix) - Resenha-03

Em meio as brigas, fica bem evidente a grande qualidade e cuidado das palavras utilizadas para a construção desse cenário. Mais uma vez, História de um Casamento é um grande estudo sobre os laços humanos. A algumas analogias bem interessantes que podemos fazer (e que são abordadas no filme) sobre essa parte profissional e pessoal dos personagens. Quem dirige e quem atua na vida? Quem é o verdadeiro protagonista da sua vida? Ou estamos apenas atuando por conta do roteiro de outra pessoa?

História de um Casamento (Netflix) - Resenha-06

É preciso reservar um espaço nesse texto para falarmos sobre as atuações de Scarlett Johansson e Adam Driver. Os dois estão simplesmente perfeitos e em sintonia com seus papeis. É visível o quanto eles se entregaram aos papéis. Quando assistimos aos filme é quase impossível ficarmos indiferentes, e assim pensarmos na vida e nas questões que História de um Casamento nos faz refletir a todo instante. Quem já se apaixonou, que, já ficou de coração partido, que já discutiu com a pessoa amada vai sentir o golpe. É inevitável se defender dos golpes certeiros que o filme aflige em nossa alma.  A cena da discussão dos protagonistas perto do fim do longa é primoroso e visceral, as palavras, expressões, lágrimas são marcantes ao extremo. Parabéns aos atores que souberam como representar situações extremamente complicadas de um relacionamento.

História de um Casamento (Netflix) - Resenha-07

Além dos protagonistas, todo elenco de apoio também funciona muito bem. E temos atores de peso compondo esse cenário, como os advogados interpretados por Laura Dern e Ray Liotta. Todo o trabalho de fotografia do filme e a trilha sonora contribuem em muito para que o clima do filme fique de acordo com a sua proposta, assim ocasionando uma sintonia praticamente perfeita. Os closes nos olhares , expressões e em pequenos detalhes como objetos espalhados pela casa, quadros, fotos,  acabam por dar um peso de veracidade a vida de Nicole e Charlie, fazendo-os assim personagens ainda mais críveis. E isso só reforça a qualidade de História de um Casamento, pois ele definitivamente não é um filme dramalhão que tem aquelas cenas que “obrigam” as pessoas à chorar. Você acaba embarcando na história e quando percebe, já está envolvido.

História de um Casamento (Netflix) - Resenha-08.jpg

Em suma, História de um Casamento é um filme como poucos. Consegue tratar com sutileza e as vezes de forma visceral sentimentos tão presentes em um relacionamento. O filme acerta em muito ao abordar de forma mais intimista os dois lados do casamento, assim possibilitando ao expectador uma experiência úncia ao vislumbrar seus sentimentos, sonhos, medos e frustrações de Charlie e Nicole. E mais ainda, podemos enxergar a natureza do coração de ambos e notar que as vezes não há um vilão na história. As vezes as coisas só não dão certo, mas nem por isso devemos apagar isso de nossas vidas. Os cinco minutos finais são prova disso e fecham o filme de maneira perfeita sintetizando bem o que representa a vida.

Bom, vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado da resenha. E não percam tempo se ainda não viram História de um Casamento. Para mais resenhas de filmes fique ligado aqui no Meta Galáxia. Até a próxima e grande abraço.

assinatura_andre

1 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here