Saruman destruiria a Terra-Média em posse do Um Anel

Christopher Lee como Saruman em Senhor dos Anéis
Christopher Lee como Saruman em Senhor dos Anéis

Saruman destruiria a Terra-Média em posse do Um Anel

Toda a premissa de O Senhor dos Anéis era manter o Um Anel (que existiu por muito tempo) longe do Lorde das Trevas Sauron. Se ele conseguisse, ele teria se tornado uma força tremenda, praticamente imparável. Quando Gandalf enviou Frodo e os Hobbits para Bree no ato de abertura de O Senhor dos Anéis, ele tinha a maior intenção de encontrá-los lá. No entanto, ele tinha algo que precisava ser feito primeiro. Ele queria informar a Saruman, o Branco – que era o chefe do Conselho Branco – que havia encontrado o Um Anel de Sauron escondido no Condado. Claro, Saruman ficou chocado ao ouvir sobre o Um Anel, mas não iria ajudar Gandalf a escondê-lo porque ele já havia escolhido um novo curso de ação. A grande possibilidade? Saruman destruiria a Terra-Média em posse do Um Anel durante a trilogia O Senhor dos Anéis, do autor britânico JRR Tolkien.

Saruman decidiu abandonar sua missão como um Istari e se juntar a Sauron na subjugação da Terra-média. Em sua mente, era a única coisa lógica a fazer, e ele ofereceu a Gandalf um lugar ao seu lado. Felizmente, Gandalf recusou, e o resto da trilogia não funcionou a favor de Saruman. O Mago Branco colocou Isengard à disposição de Sauron até a derrota de seus exércitos em Helms Deep e um ressuscitado Gandalf quebrasse o seu cajado. Entretanto, o que teria acontecido se as coisas tivessem funcionado de maneira diferente? O que teria acontecido se Saruman tivesse colocado as mãos no Um Anel?

Saruman estava planejando sua ascensão ao poder

Saruman chegou à Terra-média no meio da Terceira Era, junto com Gandalf e Radagast. Como Istari, eles deveriam exortar os povos livres do mundo em preparação para um possível conflito futuro com Sauron. Mas Saruman sempre foi orgulhoso demais para seus companheiros. Ele acreditava que Sauron nunca retornaria, então ele tinha seu próprio conjunto de esquemas. Se ele pudesse obter ou recriar o Um Anel para si mesmo, ele seria capaz de governar a Terra-média assim como Sauron fez.

Gandalf descobriu que Saruman havia abandonado sua missão quando o Mago Branco pediu que ele unisse forças com Sauron. No entanto, Saruman planejou sua ascensão ao poder muito antes disso. Na verdade, ele começou a procurar o Um Anel (e encontrou os restos mortais de Isildur) bem antes dos eventos de O Hobbit. Ele também começou a estudar extensivamente o conhecimento necessário para fazer seu próprio anel de poder.

Todas as tramas de Saruman quase se concretizaram em As Duas Torres. Ele lutou contra Uruk-hai (que capturou Merry e Pippin pensando que eles eram Frodo) e estava a caminho de Isengard. Foi quando os Rohirrim atacaram, permitindo que os Hobbits escapassem para a floresta de Fangorn. Obviamente, os Uruk-hai não conseguiram voltar para Isengard, e eles não tinham o Anel de qualquer maneira. Mas se o fizessem, Saruman teria o Um Anel em sua posse.

Saruman vs Sauron teria trazido a ruína

Há uma pequena possibilidade de que Saruman tenha dado o Um Anel a Sauron e servido como tenente do ser mais poderoso da Terra-média. No entanto, esse não é o cenário mais provável. É muito mais provável que Saruman tenha usado o Um Anel para si mesmo e tentado reivindicar a Terra-média como sua.

O fato é que não seria uma tarefa simples. Por um lado, o Anel não era uma ferramenta ou uma arma de guerra que alguém pudesse usar para qualquer coisa. Era literalmente a essência de Sauron transformada em um objeto inanimado. Como tal, Saruman não seria capaz de usar o Anel contra Sauron, per se. Em vez disso, Saruman teria que dominar a vontade de Sauron e essencialmente expulsá-lo do Anel. Se ele conseguisse fazer isso, a derrota de Sauron era certa porque era sua âncora salvadora.

Possibilidades

É possível que Saruman fosse capaz de derrotar Sauron. Afinal, ele era extremamente poderoso por si só. Gandalf nem tinha certeza se seria capaz de quebrar seu cajado em O Retorno do Rei, e essa era uma versão muito enfraquecida de Saruman. O Mago Branco – no auge de seu poder – poderia ter sido páreo para o Lorde das Trevas Sem Anel. No entanto, também é possível que Sauron tenha triunfado e recuperado o Anel para si mesmo. De qualquer maneira, a batalha entre eles teria sido uma situação catastrófica de perde-perde para todos. Dois Maiar lutando com força total teriam arruinado grande parte da Terra-média, e isso era exatamente o que os Valar esperavam evitar em primeiro lugar.

Atualmente, toda as adaptações cinematográficas dos livros de JRR Tolkien estão disponíveis pela Prime Video!

Você é fã das obras de JRR Tolkien e de suas respectivas adaptações? Se sim, então confira em nosso portal:

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here