A cronologia da saga Castlevania: qual ordem jogar?

Castlevania: Symphony Of The Night (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania: Symphony Of The Night (Imagem: Divulgação/Konami)

A cronologia da saga Castlevania: qual ordem jogar?

A franquia Castlevania da Konami conta a história dos caçadores de vampiros Belmont enquanto lutam contra Drácula em um cenário gótico e de terror. O nome é derivado do castelo ‘Castle Dracula’, que serve como local principal para vários jogos da série. Vários títulos de Castlevania adotam mecânicas de plataforma, exigindo que os jogadores aprendam controles fáceis de pegar e jogar, mas difíceis de dominar. Existem muitos jogos nesta série. Dessa forma, pode ser difícil manter o controle de todos eles. A cronologia da saga Castlevania fornece informações sobre a melhor ordem para jogar os jogos.

A cronologia da saga Castlevania:

  1. Castlevania: Lament Of Innocence (1094)
  2. Castlevania III: Dracula’s Curse (1476)
  3. Castlevania: Curse Of Darkness (1497)
  4. Castlevania: The Adventure (1576)
  5. Castlevania II: Belmont’s Revenge (1591)
  6. Castlevania (1691)
  7. Castlevania II: Simon’s Quest (1698)
  8. Castlevania: Rondo Of Blood (1792)
  9. Castlevania: Symphony Of The Night (1797)
  10. Castlevania: Bloodlines (1914)
  11. Castlevania: Portrait Of Ruin (1944)
  12. Castlevania: Aria Of Sorrow (2035)
  13. Castlevania: Dawn Of Sorrow (2036)

Antes de começarmos, vale destacar que esta lista foca na linha do tempo principal da franquia. Reboots e remakes não foram incluídos. Além disso, os títulos Castlevania (lançado em 1999 para a Nintendo 64) e Castlevania: Legacy of Darkness (lançado em 1999 para a Nintendo 64) foram posteriormente removidos da cronologia cânone por Koji Igarashi.

Além disso, critério de organização, cada título abaixo está ordenado pelo ano que sua história se passa e poderá ter leves spoilers. Outro detalhe é que você não é obrigado a jogar exatamente nessa sequência, mas poderá ser interessante para quem quiser acompanhar a cronologia principal da saga Castlevania. Lembrando que muitos estão disponíveis pela PlayStation® e Steam.

FUNKO POP! ANIMATION: Castlevania - Trevor Belmont

FUNKO POP do Trevor Belmont disponível à venda via Amazon (clique aqui para garantir o seu) e via Shopee (clique aqui para garantir o seu)

Castlevania: Lament Of Innocence

Castlevania: Lament of Innocence
Imagem oficial de Castlevania: Lament of Innocence, desenvolvido pela Konami

Data de lançamento inicial: 21 de outubro de 2003
Cronologicamente na história: ano de 1094

Iniciando a nossa lista com cronologia da saga Castlevania, Castlevania: Lament of Innocence segue os passos de Leon, o primeiro representante dos Belmont. Nessa narrativa, o vampiro Walter Bernhard rapta a noiva e amada de Leon Belmont. Para resgatá-la, o protagonista consegue a ajuda de Renaldo que lhe oferece o Whip Of Alchemy (ou Chicote da Alquimia) para enfrentar seus inimigos. 

Infelizmente, Leon não chega a tempo. O castelo era imenso e eram muitos oponentes! Ao reencontrar sua noive, ele descobre que ela foi transformada em uma vampira. Ela mesma implora ao Leon que a sacrificasse para não se tornar uma criatura da noite. Com o seu sacrifício, sua alma é absorvida pelo chicote que se transforma no lendário Vampire Killer Whip, que é visto ao longo da saga.

Leon derrota Walter Bernhard, mas a alma corrompida do vampiro é usada por Mathias Cronqvist, um sujeito que Leon acreditava ser seu amigo. Mathias rejeita a própria humanidade e se transforma no Drácula! Dessa forma, o mais conhecido e poderoso de todos os vampiros se torna o inimigo mortal da família Belmont.

Castlevania III: Dracula’s Curse

Castlevania III: Dracula’s Curse (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania III: Dracula’s Curse (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 22 de dezembro de 1989
Cronologicamente na história: 1476

Drácula, já extremamente poderoso, casou-se e teve um filho chamado Adrian. Entretanto, sua esposa é morta pela humanidade. Um furioso Drácula declara guerra à Terra e à humanidade.

Após séculos, a família Belmont está próxima de desaparecer. Trevor Belmont, o último membro restante de sua linhagem, resgata o chicote Vampire Killer e jura destruir Drácula. Para isso, ele conta com a ajuda do próprio Adrian, (que agora trocou seu nome para Alucard), da alquimista Sypha e do ladrão Grant. Inclusive, foi a principal inspiração para Castlevania da Netflix.

Castlevania: Curse Of Darkness

Castlevania: Curse Of Darkness (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania: Curse Of Darkness (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 1 de novembro de 2005
Cronologicamente na história: 1479

Dessa vez, o protagonista não é um Belmont, mas sim um antigo servo de Drácula: Hector, que traiu seu mestre – derrotado em Castlevania III. É um dos jogos que inspiraram Castlevania da Netflix, por sinal! Cansado das atrocidades que testemunhou, Hector decidiu viver uma vida normal. Bom, ou ao menos tentar essa vida normal. Hector casou-se com Rosaly, mas ela foi assassinada por Isaac, que também já foi um dos servos de Drácula. Como já dá imaginar, Hector jura buscar vingança.

E é interessante a sua jornada. Hector frusta planos da Morte, que queria usar o seu corpo para ressuscitar Drácula. No lugar, a entidade usa Isaac. Hector, então, derrota seu antigo mestre.

Durante a sua jornada, ele encontra-se com várias pessoas: Julia Laforeze, uma jovem bruxa exilada e irmã de Isaac; Trevor Belmont, que não acreditava que Hector era um mestre de forjamento de demônios; Zead, que lhe trazia informações importantes sobre o paradeiro de Isaac; e St. Germain, um misterioso viajante do tempo.

Castlevania: The Adventure

Castlevania: The Adventure (Imagem: Reprodução/Old Games)
Castlevania: The Adventure (Imagem: Reprodução/Old Games)

Data de lançamento inicial: 27 de outubro de 1989
Cronologicamente na história: 1576

Drácula está volta (como sempre, ele voltando) após uma profecia se tornar verdadeira. Tal profecia dizia que o lorde das trevas retornaria se a humanidade perdesse a fé em Deus. A família de caçadores vampiros retorna à história e Christopher Belmont tem a missão de derrotar Drácula.

Castlevania II: Belmont’s Revenge

Castlevania II: Belmont’s Revenge (Imagem: Reprodução/Let’s Play Archive)
Castlevania II: Belmont’s Revenge (Imagem: Reprodução/Let’s Play Archive)

Data de lançamento inicial: 12 de julho de 1991
Cronologicamente na história: 1591

Drácula consegue fugir de Christopher Belmont. Contudo, ele precisa se esconder-se para conseguir se fortalecer novamente, após os acontecimentos do jogo anterior. Quando o príncipe das trevas finalmente retorna, Christopher já é bem mais velho. Seu filho, Soleil Belmont, é o próximo a continuar a saga da família contra o vampiro. O problema? Então. Soleil foi transformado em um demônio por Drácula. Christopher saiu de aposentadoria como caçador de vampiros para derrotar o Drácula (mais uma vez) e salvar seu filho.  

Castlevania

Castlevania (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 26 de setembro de 1986
Cronologicamente na história: 1691

Mais um século se passa. E novamente Drácula está de volta! Quem encara o desafio de enfrentá-lo (e repetindo o “novamente” aqui) é Simon Belmont usando o lendário chicote Vampire Killer. Ao que tudo indica, agora o vampirão Drácula veio preparado para o clã Belmont. Ele resolveu colocar em prática a experiência adquirida encarando a família ao longo dos séculos e Drácula amaldiçoa Simon – o que deixou um gancho para o próximo jogo…

Castlevania II: Simon’s Quest (1698)

Castlevania II: Simon’s Quest (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania II: Simon’s Quest (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 28 de agosto de 1987
Cronologicamente na história: 1698

… e o próximo jogo veio. Simon Belmont precisa destruir partes de Drácula, espalhadas por todos os cantos, enquanto luta contra monstros que ainda aterrorizam a região.

Castlevania: Rondo Of Blood

Castlevania: Rondo Of Blood
Castlevania: Rondo Of Blood (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 29 de outubro de 1993
Cronologicamente na história: 1792

Um sacerdote das trevas, chamado Shaft, e leal servo de Drácula, ressuscita seu mestre por meio de um ritual satânico. Como nada que já está ruim não possa piorar, Shaft sequestra várias mulheres para escolher uma nova noiva para Drácula. Uma das mulheres raptadas é noiva de Richter Belmont, que une forças com Maria Renard.

Castlevania: Symphony Of The Night

Castlevania: Symphony Of The Night (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania: Symphony Of The Night (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 20 de março de 1997
Cronologicamente na história: 1797

Este é um dos títulos mais famosos da franquia. Richter Belmont retorna, mas Shaft o usa para reviver Drácula. Aqui, quem encara o desafio de derrotar Drácula é o seu próprio filho Alucard, após séculos desde sua última aparição. Afinal, naquele momento não há um Belmont disponível para o serviço. Com a ajuda de Maria Renard, ele derrota Shaft e Drácula e resgata Richter.

Castlevania: Bloodlines

Castlevania: Bloodlines (Imagem: Reprodução/Gamerant)
Castlevania: Bloodlines (Imagem: Reprodução/Gamerant)

Data de lançamento inicial: 1994
Cronologicamente na história: 1914

E sempre tem alguém criando problemas? Sempre. Agora, quem cria problemas é Elizabeth, sobrinha de Drácula e uma sacerdotisa das trevas. O ano 1914 marca a Primeira Guerra Mundial, mas como uma forma de espalhar o caos e a destruição para o próprio Drácula.

John recebeu o Vampire Killer de Richter Belmont e, agora, se une a Eric Lecarde para derrotar o mal que assola a Europa. Contudo, há um problema a mais: John não é um Belmont e usar o Vampire Killer que ele recebeu do pai drena sua vida aos poucos.

Castlevania: Portrait Of Ruin

Castlevania Portrait Of Ruin (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania Portrait Of Ruin (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 16 de novembro de 2006
Cronologicamente na história: 1944

O vampiro Brauner surge em meio ao caos e em meio às mortes geradas pela Segunda Guerra Mundial. Dessa vez, para a surpresa do público, o objetivo do vilão não é ressuscitar Drácula. Brauner é um oportunista quee reergue o castelo de Drácula para se tornar o novo príncipe das trevas. Jonathan Morris e Charlotte Aulin, os novos protagonistas, se unem para derrotar Brauner, mas ambos se deparam com Drácula e a Morte também. 

Castlevania: Aria Of Sorrow

Castlevania: Aria Of Sorrow (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania: Aria Of Sorrow (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 8 de maio de 2003
Cronologicamente na história: 2035

Dando um salto para o futuro, Castlevania: Aria of Sorrow traz um novo herói: Soma Cruz. Dessa vez, o jogo se passa num Japão assolado por uma nova guerra contra o mal. Soma Cruz se une a Julius Belmont, Yoko Belnades e Alucard (que usa agora o pseudônimo de Genya Arikado). Acreditava-se que vilão do jogo, Graham Jones, só poderia ser reencarnação de Drácula, mas era um psicopata à parte. Drácula reencarnou no próprio Soma Cruz!

Castlevania: Dawn Of Sorrow

Castlevania: Dawn Of Sorrow (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania: Dawn Of Sorrow (Imagem: Divulgação/Konami)

Data de lançamento inicial: 25 de agosto de 2005
Cronologicamente na história: 2036

Ainda no Japão, a cultista Celia Fortner pretende usar Soma Cruz como receptáculo para mais uma tentativa de ressurreição de Drácula. É claro que isso une, novamente, o herói e seus aliados do jogo anterior – incluindo Alucard.

Em conclusão, essa é a cronologia da saga Castlevania – ao menos, dos principais jogos da saga. É muito importante falarmos dessa franquia, pois foi uma das obras que originou o gênero metroidvania.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here