O que é metroidvania?

Metroid - o que é Metroidvania

O que é metroidvania?

No mundo dos jogos eletrônicos, há muitas expressões que podem confundir o público. Um exemplo é a expressão metroidvania! Afinal de contas, o que é metroidvania? Ainda mais que já trouxemos anteriormente várias matérias de jogos desse famoso estilo, incluindo a Game Review de Souldiers! A expressão metroidvania é a união dos nomes de Metroid e Castlevania, duas das mais famosas franquias de jogos eletrônicos. O termo se refere a um subgênero de ação e aventura, geralmente com características similares a Metroid e a Castlevania.

“Ah, mas Metroid não foi o primeiro jogo de ação e aventura”; de fato, mas foi de grande destaque após o seu lançamento, em 1986, para a NES. No mesmo ano e para a mesma plataforma, teve o lançamento do primeiro Castlevania. Ambos os jogos viraram franquias de sucesso; Metroid tem sua saga principalmente para os consoles da Nintendo, enquanto Castlevania conta jogos lançados para diversas plataformas, em especial Nintendo, PlayStation e PC.

Devido o seu sucesso, Metroid e Castlevania continuam sendo referência e inspiração para as indústrias de jogos eletrônicos. E apenas para os jogos? Não! Em 2017, Castlevania ganhou uma série animada de quatro temporadas para a Netflix – série bastante elogiada pela crítica e pelos fãs. Pela Rotten Tomatoes, por exemplo, 94 % de aceitação da crítica e 89 % de aceitação do público. Conforme IMDb: Classificações, avaliações e onde assistir os melhores filmes e séries, a série possui uma pontuação 8,3/10 com base em mais de 69 mil votações! Além disso, em 2019, Castlevania ganhou uma coletânea de aniversário, com 9 jogos da série.

Características principais

Castlevania
Castlevania (1986)

Talvez já dê para imaginar: um metroidvania é baseado na jogabilidade e design das séries de jogos Metroid e Castlevania, assim como contam com um sidescrolling de plataforma e um grande mundo interconectado. É muito comum vermos o subgênero metroidvania sendo bastante utilizados para os jogos indies (independentes).

Outra questão: os metroidvania costumam apresentar um mapa interconectado para os jogadores explorarem. Contudo, o acesso a alguns cenários são limitados por obstáculos. Para conseguir avançar a esses cenários, você precisa obter ferramentas, armas ou então habilidades específicas dentro do jogo. Essas melhorias também podem ajudar o jogador a derrotar inimigos mais difíceis e localizar atalhos e áreas secretas, que inclui refazer os passos do mapa.

Os jogos metroidvania

Dandara - os melhores games indies brasileiros

Certamente, é muito mais fácil entender o que é metroidvania e suas características ao citarmos alguns jogos! Alguns jogos que fazem desse subgênero: Ori and The Blind Forest, Cave Story, Shadow Complex, Dandara, Sundered, Hollow Night, Dead Cells, Salt and Sanctuary e Guacamelee! Inclusive, Dandara faz parte de nosso Top 5: os melhores games indies brasileiros – e certamente vale a pena conhecermos. Outro detalhe que pode ser sensacional para muitos jogadores: há muitos jogos metroidvania disponíveis pela Epic Games Store e pela Steam.

A franquia Castlevania

Castlevania: Symphony Of The Night (Imagem: Divulgação/Konami)
Castlevania: Symphony Of The Night (Imagem: Divulgação/Konami)

A franquia Castlevania da Konami conta a história dos caçadores de vampiros Belmont enquanto lutam contra Drácula em um cenário gótico e de terror. O nome é derivado do castelo ‘Castle Dracula’, que serve como local principal para vários jogos da série. Para melhor conhecer a saga, você pode ler em nosso portal:

A franquia Metroid

Muitos de nós conheceu a franquia graças ao lançamento de Super Metroid para Super Nintendo no ano de 1994, embora esse já seja o terceiro jogo da franquia que perpetua até hoje. Mais especificamente, Super Metroid é uma sequência direta de Metroid II: Return of Samus de 1991. Para melhor conhecer a saga, você pode ler em nosso portal:

Os diversos gêneros e subgêneros de jogos eletrônicos

Samus Aran

Conforme já vimos, o mundo dos jogos eletrônicos possui expressões que podem confundir o público, incluindo ao tratarmos de gêneros e subgêneros. Para conhecer melhor esse universo, você poderá conferir em nosso portal:

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here