Análise de Sophstar, um dos mais novos e incríveis jogos shoot’em up
Sophstar é um jogo shoot’em up que descobri recentemente, nas redes sociais. Na real, é um jogo novo, com seu lançamento para a Steam no início do ano – e descobri com a divulgação da própria equipe de produção. Comumente, eu prefiro jogos de terror e RPG, mas resolvi dar uma chance para esse shoot’em up e, agora, estou trazendo a análise de Sophstar para o Meta Galáxia. Será que compensa jogar? Um spoiler que já posso trazer é que sim, compensa bastante! Achei que fosse mais um “jogo de navinha” comum, mas me surpreendeu.
E é um shoot’em up divertido, com muita ação rápida e explosiva e também contando com diversas batalhas! Além disso, possui um sistema de placar baseado em risco/recompensa e um desafio apropriado tanto para veteranos como para novatos. Ou seja, se você ainda é novo no mundo dos jogos eletrônicos, ou novato especificamente no gênero “jogo de navinha”, possivelmente essa aqui seja uma boa opção para você conhecer. Sem mais delongas, confira mais sobre o jogo abaixo.
Ficha técnica de Sophstar
Lançamento: 18 de fevereiro de 2022 |
Desenvolvimento e distribuidora: Banana Bytes Twitter: Banana Bytes (@BananaBytesBr) Instagram: @bananabytesbr Site oficial: Banana Bytes |
Disponível atualmente em: Steam |
Versão física na pré-venda para Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5: Red Art Games |
Estilo: shoot’em up e arcade |
Trailer de lançamento:
O enredo de Sophstar
O enredo do jogo é sobre Sub-Tenente Soph, que viveu toda sua vida em Galanian, contudo sem possuir memórias de quando sua existência começou ou qualquer ideia de como ela desenvolveu seus poderes de teletransporte. Soph foi enviada para uma missão especial de reconhecimento, e é exatamente ali que sua vida dá uma reviravolta louca. Pessoas que ela nem sabia da existência (aparentemente) sabiam o seu nome e pareciam saber sobre seu passado.
São oito fases no modo arcade, todos com chefes difíceis para se enfrentar! Escolha a sua nave favorita e atire em todos os oponentes que aparecerem na sua frente, enquanto você busca saber melhor o passado de Soph!
Características Principais
Sophstar conta com cinco modos de jogo, sendo o Modo Arcade o principal, onde você conhecerá a história da protagonista. Além desse modo, Sophstar conta com Escola de Cadetes, Score Attack, Desafio por Tempo e Modo infinito. Particularmente, um dos modos mais interessantes (depois do Modo Arcade) foi o Desafio por Tempo: ali, literalmente você tem um tempo específico para concluir a missão e destruir todos os oponentes para sair vitorioso – ou então acaba o tempo você perde, claro. Isso se você não morrer antes. Há momentos que há oponentes demais atirando e você, e talvez essa dificuldade toda seja a parte mais divertida.
E se falando em oponentes demais e em dificuldades, há jogos em que eu prefiro zerar nos níveis mais médios, mas aqui você poderá colocar nos modos mais fáceis ou nos modos mais difíceis. Tem essa escolha de boa entre: Infantil, Principiante, Intermediário, Avançado, Hardcore e Brutal.
Outro detalhe importante é que a gente realmente pode escolher as nossas naves favoritas. Acredito que as duas que mais gostei foram as naves “Leo” e “Nina”, por ter achado elas bastante agressivas. “Nina” certamente é a mais agressiva, inclusive, já que vai atirando para tudo que é canto e já destrói várias naves inimigas antes de mostrar direito na tela. Bom, é um total de 9 naves para você escolher!
Jogabilidade e mecânicas
Acho que, sobre as mecânicas, fica parcialmente respondido no tópico anterior. Você poderá escolher entre 9 naves, com a mecânica que você achar mais interessante. Quer algo mais agressivo? Quer algo que te permita ser mais rápido? São 9 naves, então 9 opções para decidir. Em todas as “navinhas” de Sophstar, você poderá ver seus prós e contras. Se atente aos prós e contras, pois há naves que levam mais tempo para carregar o teletransporte e poder especial que as outras. Se você ama usa rataques especiais, precisa muito se atentar a isso!
Quanto à jogabilidade, não é nada difícil em modo geral. Atira no Z e solta especial no X, jogando pelo computador. Ao conferirmos o tutorial, aprendemos a jogabilidade completa – e mesmo que você queira pular essa parte, não vai demorar para descobrir como se joga, mas pular o tutorial não é recomendável para os iniciantes. Tenho nem o que reclamar nessa parte, porque o jogo entrega tudo o que promete e não tive problema nenhum com essa parte. Já reclamei de jogabilidade ruim em altos jogos (leia-se realmente ruim, e não difícil), e não vai ter reclamação nesse quesito aqui.
Considerações finais
Para concluir a análise de Sophstar, algumas considerações relevantes. Em primeiro lugar, como falei ali em cima, são 9 naves, então 9 opções para decidirmos nossa mecânica favorita. Isso é bastante positivo, pois dificilmente um jogador não descobrirá ao menos uma nave que seja mais confortável de se jogar. Em segundo lugar, o comentário é válido para a diversidade de níveis de dificuldade.
E além desses detalhes, você termina o jogo com a história da protagonista, mas não necessariamente precisa se encerrar tudo ali. Há vários desafios para cumprir. À princípio, podemos pensar algo como “não é nada de tão inovador assim”, mas quando a gente joga, percebe que é um jogo muito divertido. Para mim, certamente compensou jogar Sophstar e trazer a análise. Se quer uma diversão garantida, provavelmente é por aqui mesmo. Ah! Um outro detalhe que pode ser importante para muitos. Para mim, tanto faz se um jogo for em inglês ou se for em português brasileiro, mas para quem prefere jogos em pt-br, dê uma chance a Sophstar!
Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Review Resident Evil 4 Remake e Review Diablo IV: O que achamos do novo lançamento da Blizzard?? Também não poderia faltar Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativo, Review de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games e Análise de Rogue Lords, o roguelike sombrio que nos convida a jogar com vilões! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.