Análise de Out of Line, da Nerd Monkeys
E ai, geeks, tudo bem com vocês? Hoje, trago a análise de mais um jogo indie: Out of Line, jogo de aventura feito pela equipe portuguesa da Nerd Monkeys e lançado em 23 de junho de 2021 para a PlayStation, Nintendo Switch e Microsoft Windows. Para jogar pelo computador, você poderá adquirir o jogo pela Steam. Originalmente, escrevi e publiquei essa mesma review em 2021, na época do lançamento do jogo. Na época, o jogo ainda continha alguns bugs que dificultavam que jogássemos sem travar. Agora, decidi jogar novamente e devo dizer que todas as minhas dificuldades foram apenas eu mesma sendo noob. Após algumas atualizações, o jogo ficou sensacional – e eu já tinha achado muito lindo esse lançamento!
Nerd Monkeys são desenvolvedores independentes e estão no mercado há menos de 10 anos. Para quem desejar acompanhá-los no Twitter: Nerd Monkeys (@Nerd_Monkeys) / Twitter
Você joga com o personagem San, um pequeno robô humanoide, e precisará resolver puzzles para então avançar na história. Entretanto, o jogo demora para explicar alguma coisa: inicialmente, você se vê pegando cubos coloridos, completando as árvores ou utilizando como acessório, mas sem entender o porquê. Posteriormente, você percebe que o mundo foi corrompido pelas máquinas e precisará guiar todos à liberdade. Como prometido na descrição, a narrativa é bem misteriosa, em um mundo que se revela aos poucos ao decorrer da aventura.
O jogo foi vencedor do PlayStation® Talents Awards 2017 nas categorias “Melhor Jogo” e “Press Award”. Também foi vice-campeão nas categorias “Jogo Mais Inovador”, “Melhor Arte” e “Melhor Jogo Kids”.
Gráficos
Nesse quesito, o plataforma 2D ficou bonito e até lembra um pouco alguns clássicos, como por exemplo Rayman. A gente sente ali um carinho ao produzirem o cenário, cada personagem, as máquinas… A sua arte possui um estilo único: foi pintado à mão e com muitos cenários minimalistas. Ficou sensacional! O triste é raramente conseguirmos descobrir os nomes dos artistas por trás de obras assim, mas já deixo os parabéns para a galera da Nerd Monkeys pela arte.
Agora, já vou lembrando que pode ser um pouco mais pesado. Então se você for jogar por um computador mais simples, o jogo pode travar devido aos gráficos mais pesados!
Jogabilidade e mecânicas
A mecânica central do jogo é pela lança de San, que servirá de apoio para pular, como uma arma contra inimigos e como uma alavanca nos puzzles. As dicas são sutis, como por exemplo as vezes que mostra quais botões usar e para fazer o que, como usar a lança e arrastar objetos. Enfim que não aparecem animações ou algo assim, quando você avança na história ou quando precisa fazer algo novo.
Se você estiver pelo computador, você caminha pelas setas e salta pela barra de espaço. Em 2021, havia um porém de jogabilidade lenta. Por exemplo, você pode demorar mais para pular e acabar morrendo várias vezes, mesmo que tenha clicado na barra de espaço à tempo. Agora, jogando em 2023, está tudo nos conformes. Não sei quando atualizaram, mas melhoraram muito esse aspectos. Aqui na review, até aumentei as estrelas e dando uma nota mais adequada ao jogo. Além disso, gravei a introdução do jogo e publiquei no YouTube. Afinal, na melhor do que ver algum vídeo para compreender melhor a questão, não é mesmo?
Áudio e trilha sonora
O jogo não possui conversas ou animações: você apenas vai diretamente viver a aventura de San. Entretanto, ainda houve o cuidado com o áudio e trilha sonora, como por exemplo o fato de não ter músicas altas e excessivas, enjoando os jogadores. O áudio também foi condizente com a narrativa do jogo: sabe aquele som de máquinas e naves espaciais de filmes futuristas, mas também sem ser exagerado? O som do jogo acaba sendo gostosinho, porque não é nada exagerado e cansativo.
Considerações finais sobre Out of Line
Para quem busca jogos bonitos, com desafios e que atendem todas as idades, o jogo Out of Line certamente poderá ser uma opção interessante. Inicialmente, eu havia detestado a jogabilidade do jogo para computador, mas as atualizações posteriores resolveram todos os problemas que faziam travar e bugar. Havia momentos em que o personagem simplesmente não obedecia aos comandos.
Agora, ao jogar novamente, só morri por ser noob mesmo e estou estranhamente contente com isso. Se bem que, em 2021, eu havia tido a sensação de jogo bonito com potencial desperdiçado na versão de computador, mas agora em 2023 isso passou por completo! O jogo ficou sensacional! Se você jogar, espero que curta tanto quanto eu!
Capturas de tela
Trailer
Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Game Review de Souldiers, um Metroidvania Soulslike de respeito, Game Review de SILT, mergulhe e resolva puzzles ao estilo Limbo e Análise de Rogue Lords, o roguelike sombrio que nos convida a jogar com vilões! Além disso, você também podem ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.