Entrevista com o artista digital Hudin Santos

O artista digital Hudin Santos, nos concedeu uma entrevista super interessante contando um pouco sobre como é ser um artista digital.

612
artista digital hudin santos

Confira nossa entrevista com o artista digital Hudin Santos

Faz tempo que não trago uma entrevista aqui no Meta Galáxia, mas venho trazer uma que achei muito legal de fazer. Bati um papo com Hudin Santos, um artista digital brasileiro.

gosto de artes com cores bem fortes, dessas voltadas para jogos de fantasia com uma estética mais estilizada, como Hearthstone, Trials of Mana, Overwatch, World of Warcraft.

Hudin Santos

Eu gosto muito de desenhar e esse é um dos muitos hobbies que tento manter. Sempre que vejo uma arte interessante, tento parar um pouquinho para apressiar. Meu Twitter, Instagram e Pinterest tem muita coisa salva!

Um belo dia, vi uma arte muito bonita de Hudin no LinkedIn e pensei “Esse cara tem talento, será que ele toparia uma entrevista?”. E foi assim que entrei em contato com esse ilustrador, que me ouviu e topou conversar comigo, com muita humildade!

Antes de começar, quero deixar aqui o Twitter do Hudin e seu ArtStation.

artista digital hudin santos

Confira abaixo a entrevista com Hudin Santos, e algumas artes dele.

1- Hudin, conta pra gente: O que fez com que você se interessasse por desenhar?
Foi quando vi um desenho que meu pai fez na capa de um livro quando eu era pequeno. Entender como aquele desenho funcionava acabou ocupando totalmente a minha cabeça, quando percebi, estava copiando o desenho do meu pai em qualquer superfície.

2- Muito legal, eu desenho como hobbie, meu pai também me inspirou. Mas vem cá, como e quando você decidiu trabalhar como ilustrador?
Por volta dos 16-17 anos, enquanto eu fazia meu curso técnico de comunicação visual, vi que design gráfico não era o que eu queria e comecei a estudar mais sobre ilustração e pintura. Demorou um pouco até eu conseguir achar bons conteúdos de estudo mas depois foi ficando mais fácil com os blogs e matérias na internet sobre o assunto.

3- Sabemos que os estilos de arte digital são muitos, quais são os seus favoritos, ou que você se identifica mais?
Eu gosto de artes com cores bem fortes, dessas voltadas para jogos de fantasia com uma estética mais estilizada, como Hearthstone, Trials of Mana, Overwatch, World of Warcraft.

4- Há quanto tempo você atua no mercado criativo?
Acho que já vou para o sexto ano, depois que eu decidi começar tive que correr atrás de estudo por um tempo e tive que parar para trabalhar por causa de dificuldades, então só depois disso que eu consegui chegar num nível onde eu recebi propostas de trabalho.

artista digital hudin santos

5- Eu sempre tive curiosidade, e também ouvi alguns boatos sobre os desafios de ser um artista digital independente. Você pode contar um pouco sobre isso pra gente?
Acredito que seja manter organização diante dos acontecimentos do dia-a-dia, vencer o sentimento de incerteza quanto ao futuro e manter uma renda fixa.

Quando você é a pessoa que precisa cuidar de todos os pontos do processo, como negociação, preços, contratos, reuniões, cobranças e finanças, tudo fica bem mais complicado, você precisa lidar com vários outros fatores além da criação, e sempre surgem contratempos, você fica doente, uma peça do pc quebra, algum utensílio quebra, e isso toma muito do seu tempo. Tudo isso com a inconstância de trabalhos, só gera apreensão e dúvidas, você se pergunta “será que eu estou fazendo as escolhas certas?” e o peso do sustento cai sobre você.

você precisar se dedicar, e então os frutos do seu trabalho duro virão, como diz Will Duran “Excelência não é um ato, mas um hábito”. 

6- Como você enxerga o mercado brasileiro nessa área e você tem vontade de trabalhar para fora do Brasil?
O mercado está crescendo muito, apesar dos problemas no ano de 2020, nos últimos anos por causa dos pequenos estúdios e produtores indie, a procura por ilustradores cresceu, porém ainda lidamos com muitos problemas como falta de regulamentação, salários totalmente diferenciados em estúdios, atraso de pagamento, falta de profissionalismo através de demandas absurdas, invasão de vida pessoal fora do horário de trabalho e menosprezo da profissão.

Atualmente, apesar de eu trabalhar para clientes estrangeiros, não sinto vontade de sair, mas daqui a alguns anos sim, quero melhorar meu trabalho e tentar alguma vaga em estúdios de jogos mundo afora.

  • artista digital hudin santos
  • artista digital hudin santos

7- Legal Hudin! E cara, conta pra gente, quais são os artistas que te inspiram e são referência para você?
Will murai, Marc Knelsen, Mike Azevedo, Natalia Bacetti, Cesar Rosolino, Caroline Gariba, Laurel D. Austin, entre outros.

8- Qual dos seus trabalhos você gosta mais?
Eu gosto bastante de uma arte que eu fiz para um concurso, pintei uma gnomo com vitiligo, gosto muito dessa, porque foi quando decidi criar e ilustrar mais personagens de pele negra, o que tenho tentado fazer mais e mais. Fora esse, eu gosto bastante de uma arte que fiz para um cliente chamado Tempo, gosto dessa porque ela foi um ponto de superação no meu trabalho, onde consegui alcançar um novo nível de qualidade na minha arte.

9- Hudin, muito obrigado pelo bate-papo e eu queria saber o que você poderia passar de mensagem para o leitor do Meta Galáxia que deseja seguir para o mercado criativo?
O mercado criativo é complicado, porque precisamos produzir, e as vezes nossa produção é afetada pelo que pedimos, apenas tentando mais e seguindo em frente nós conseguimos superar esses obstáculos, assim como todo trabalho você precisar se dedicar, e então os frutos do seu trabalho duro virão, como diz Will Duran “Excelência não é um ato, mas um hábito”. 

E é isso galera, essa foi meu bate-papo com o artista digital Hudin Santos. Espero que tenham curtido, aproveitem e sigam as redes sociais do Meta Galáxia (Twitter e Instagram).

Abaixo, os artistas que servem de inspiração para Hudin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here