Documentários sobre Games: quais são e onde assistir?

GDLK 
(Imagem: Netflix)

Documentários sobre Games: quais são e onde assistir?

Às vezes, podemos não perceber, mas há temas diversos quando se trata de documentários. Talvez, um dos temas mais famosos da atualidade seja os assassinos em séries mais famosos da história. Contudo, ainda há dos mais diversos temas possíveis, podendo mostrar a natureza, a história da humanidade, as religiões diversas – e até mesmo documentários sobre animes e games.

Afinal, quais são os documentários sobre games existentes e onde podemos assistir? Bom, eu trouxe todos os documentários que eu conhecia aqui para vocês. Confira abaixo:


 Indie Game: The Movie (2012)

Disponível em: Apple TV+

Um olhar observador (mas também revelador) da realidade dos desenvolvedores independentes, focado em três jogos eletrônicos: Braid, Super Meat Boy e FEZ. Indie Game mostra as dificuldades, assim como as obsessões e a mentalidade por trás de três criadores com personalidades distintas.

GDLK (2020)

Disponível em: Netflix

Este documentário narra a história dos videogames clássicos e mostra a engenhosidade que deu vida a esses mundos e personagens.

Saiba mais sobre o documentário em: GDLK Netflix A História dos Games

Atari: Game Over (2014)

Atualmente indisponível para os streamings

Houve uma lenda: milhares de cartuchos do jogo E.T. (do Atari) foram enterrados em um lixão. Depois disso, então Microsoft decidiu patrocinar esse documentário que possuía como proposta encontrar esse material perdido no lixão! E é super interessante de se assistir! Afinal de contas, mais do que uma escavação, o filme conta a história de uma indústria de games completamente diferente dos dias atuais. E ok, minha única dor é não termos algumas dessas lindezas disponíveis para os streamings!

Video Games: The Movie (2014)

Atualmente indisponível para os streamings

Talvez, eu possa descrever o filme como uma versão resumida das décadas de jogos eletrônicos, passando pelas crises e a transformação da indústria em uma das mais lucrativas do planeta. Apesar de não aprofundar tanto em alguns temas, o documentário compensa bastante, inclusive pelo grande número de entrevistados relevantes.

World of Warcraft: Looking for Group (2014)

Atualmente disponível pelo YouTube

Em comemoração aos 10 anos do lançamento de World of Warcraft, então a Blizzard criou esse filme para mostrar um pouco da história do jogo. A influências dos criadores, assim como a comunidade ativa e as personalidades por trás dos jogadores são os pontos altos do documentário. 

Assista o trailer:

Assista completo:

The King of Kong: Fistful of Quarters (2007)

Atualmente indisponível para os streamings

The King of Kong: Fistful of Quarters mostra a era dos arcades na década de 1980, assim como a competividade e a obsessão por recordes de pontos se arrastou por décadas. E prepare-se, pois aqui você poderá conhecer Billy Micthell, uma grande figura dos Estados Unidos!

Street Fighter Anniversary Film: I Am Street Fighter

Atualmente disponível pelo YouTube

O lançamento de Street Fighter Anniversary Film: I Am Street Fighter foi feito pela Capcom para a comemoração dos 25 anos da franquia. Quem não ama jogar esse jogo ou então assistir aos filmes? Dessa forma, o documentário mostra fãs de Street Fighter e sua influência na vida de milhões de pessoas. Mesmo voltado para entrevistas na comunidade, alguns desenvolvedores também aparecem explicando criações desse incrível jogo de luta.

E ai? Você já conhecia algum desses documentários? Além disso, conhece outros que não foram citados aqui? Comente!

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here