Game Review: Astlibra Revision do Nintendo Switch

Astlibra Revision

Game Review: Astlibra Revision do Nintendo Switch

Por vezes, acontecem coisas positivas para aqueles que esperam, e poucas situações encapsulam esse conceito tão bem quanto o lançamento do ASTLIBRA Revision. Este é o desfecho de um jogo que foi desenvolvido por um indivíduo ao longo de mais de 15 anos. KEIZO, um trabalhador japonês humilde, iniciou o projeto Astlibra devido à ausência de jogos de RPG de ação 2D que atendessem ao nicho que mais lhe agradava. Ao longo do tempo, ele lançou o jogo em partes como um projeto freeware em constante desenvolvimento. Nos últimos anos, uma equipe se uniu para auxiliá-lo a finalmente atingir a conclusão. Apesar de não ser isento de falhas, o Astlibra Revision é, no geral, um RPG de ação envolvente e singular que recomendamos que você experimente.

A narrativa de Astlibra segue principalmente um jovem loiro sem nome que perde uma pessoa próxima em um repentino ataque de monstros à sua aldeia. Ao despertar, ele sofre de amnésia (ufa) e está completamente perdido quanto à sua identidade e localização. No entanto, ele encontra companhia em um corvo falante chamado Karon, misterioso, porém amigável. Determinados a retornar à cidade natal do protagonista, os dois passam mais de oito anos vagando pela selva sem sucesso, sem encontrar outro ser humano durante todo esse período. A jogabilidade se inicia quando o protagonista encontra seu primeiro viajante e compartilha uma fogueira, apenas para descobrir que, na manhã seguinte, tanto o viajante quanto o fogo desapareceram sem deixar vestígios, como se, desde o início, nunca tivessem estado lá.

Astlibra Revision

Ao longo das 40 horas necessárias para concluir a trama principal, os eventos tornam-se naturalmente mais cativantes, envolvendo elementos como fantasmas, bruxas, viagens no tempo, saltos dimensionais e até mesmo a confrontação com divindades. Em alguns momentos, pode ser desafiador acompanhar, possivelmente devido à natureza extensa e intermitente do ciclo de desenvolvimento. No entanto, Astlibra, em última análise, oferece uma narrativa memorável e emocionante. Em muitos aspectos, o tom “pesado” da história nos lembra dos primeiros jogos da série Xeno, mas a narrativa permanece acessível.

A jogabilidade em Astlibra pode ser mais precisamente descrita como um JRPG centrado na ação, incorporando elementos de aventuras baseadas em texto dos anos 80 e um toque de Metroidvania. O jogo é dividido em capítulos isolados, cada um com suas próprias histórias, personagens e locais, seguidos por um retorno à cidade central. É evidente que este projeto passou por interrupções e reinícios ao longo de 15 anos, resultando em uma experiência que pode parecer um tanto desarticulada e costurada, mas a recompensa final vale o esforço.

O combate é o destaque de Astlibra, assemelhando-se a uma mistura entre Castlevania: Symphony of the Night e a série Ys. Enfrenta-se inimigos em batalhas básicas de hack ‘n’ slash, esquivando-se de ataques com passos rápidos para trás ou bloqueando com precisão usando um escudo. Cada golpe bem-sucedido acumula ST, que pode ser utilizado através de comandos no D-pad para invocar ataques especiais ou criaturas mágicas, como uma torre de rochas surgindo do solo ou um pequeno dragão causando danos em área com sua respiração. Ao atingir um inimigo o suficiente, ele entra no estado “Break”, ficando congelado e recebendo dano adicional.

Astlibra Revision


O sistema de combate deste jogo alcança um equilíbrio perfeito entre simplicidade e complexidade, sendo sua característica mais atraente o feedback momentâneo. Cada golpe de clava ou espada proporciona uma satisfação única, marcada pela tela que faz uma breve pausa ou treme para transmitir o peso do impacto. Em meio à aparente agitação das batalhas cercado por inimigos, os efeitos de animação podem parecer um tanto caóticos, no entanto, persiste uma notável sensação de textura nos encontros que nunca perde o frescor. Astlibra destaca-se ao conferir um toque de peso adequado às experiências de combate.

A progressão do personagem segue uma abordagem multifacetada, oferecendo diversos caminhos para fortalecer suas habilidades. O ganho de níveis ao derrotar inimigos proporciona pontos de habilidade que podem ser distribuídos manualmente em diferentes estatísticas. Além disso, os inimigos lançam orbes coloridos, os quais podem ser investidos em uma árvore de habilidades semelhante a um labirinto, desbloqueando uma variedade de habilidades e aumentos de estatísticas exclusivos. Os itens de equipamento também podem ser aprimorados de nível e individualmente ‘dominados’, geralmente concedendo novas habilidades passivas para Karon, ativáveis mediante cristais encontrados durante a exploração. A apreciação por essa abordagem de vários níveis na construção do personagem reside no fato de que você constantemente se torna mais poderoso, independentemente das ações empreendidas, tornando o processo de evolução muito menos tedioso.

A moagem ocasional será necessária à medida que avança, pois a escala de dificuldade pode variar significativamente. No entanto, no combate, há uma sensação de descompromisso semelhante a Diablo que verdadeiramente cativa o jogador – enfrentar hordas de inimigos exige atenção, mas é possível concentrar-se em um podcast ou programa da Netflix enquanto gradualmente avança nos números. As recompensas constantes de estatísticas proporcionam um feedback positivo aos encontros, reduzindo a necessidade de passar muito tempo fortalecendo-se antes de enfrentar chefes ou explorar masmorras.

Embora tenhamos apreciado a abordagem do Astlibra no tratamento do combate e progressão do personagem, uma área em que ele notavelmente tropeça é no design e sinalização opacos de quebra-cabeças. Este é um jogo que pressupõe que você interaja com todos os NPCs, mas mesmo fazendo isso, às vezes as informações fornecidas são vagas em relação ao próximo passo. Em algumas situações, você pode se encontrar sem saber o que fazer, sendo necessário explorar às cegas até encontrar uma solução.

Por exemplo, identificamos um evento inicial em que o progresso foi impedido por uma conversa com um comerciante, mas desencadear essa conversa específica só era possível ao interagir com outro NPC completamente não relacionado em outra parte da vila. Sem pesquisa adicional, seria difícil compreender que o comerciante tinha mais informações a compartilhar e que só as revelaria após uma conversa específica com outro personagem.

O desafio reside no fato de que, por vezes, Astlibra pode parecer antiquado de uma maneira desfavorável. Não há nada de errado em um RPG que se recusa a conduzir o jogador pela mão, incentivando a imersão no mundo de maneira mais deliberada. No entanto, Astlibra, por vezes, ultrapassa esses limites e adentra um território que pode parecer rancoroso e tedioso simplesmente por insistir nessa abordagem. Este é o tipo de jogo que recomendamos jogar com um guia disponível em um segundo dispositivo, pois, do contrário, você pode se deparar com obstáculos de progressão praticamente invisíveis, tentando decifrar as intenções do desenvolvedor.

Os visuais em Astlibra são outra fonte de decepção, embora não sejam necessariamente ruins. O personagem percorre diversos planos 2D posicionados diante de cenários fotorrealistas, criando a impressão de uma versão incompleta de um jogo com recursos artísticos temporários. Os designs dos personagens são básicos, e as animações, em geral, apresentam rigidez e uma certa estranheza. Embora haja, sem dúvida, melhorias na fidelidade visual em comparação com a versão freeware original, há uma incongruência subjacente na direção de arte que simplesmente não pode ser ignorada.

Felizmente, a trilha sonora quase compensa as limitações visuais, envolvendo a aventura com uma atmosfera que evoca da melhor forma possível os JRPGs dos anos 90. Seja o suave medley de piano ao adentrar um pântano ou o tema de batalha altamente energético durante os ataques inimigos, a música desempenha um papel excepcional em despertar sentimentos de maravilha e conferir a Astlibra a sensação de uma grandiosa jornada, mesmo quando o visual não consegue transmitir plenamente a fantasia. Essa é a trilha sonora que instigará a busca por uma lista de reprodução no YouTube, e recomendamos vivamente a audição com fones de ouvido, se possível, para uma experiência completa.

Considerações finais sobre Astlibra Revision

Astlibra Revision

Astlibra Revision pode não atingir a excelência, mas é, sem dúvida, uma proposta intrigante. No mínimo, destaca-se por desafiar as convenções do JRPG de maneiras únicas, enquanto demonstra habilidade na aplicação dos elementos mais fundamentais do gênero. Seu design pode parecer um tanto antiquado e seu ritmo, por vezes, imprevisível, enquanto os visuais, vagamente reminiscentes de jogos em Flash, podem decepcionar um pouco. No entanto, no geral, Astlibra Revision é uma experiência que vale a pena, especialmente para os entusiastas de RPGs mais clássicos. Se conseguir superar suas falhas, há muitos elementos em Astlibra para apreciar; recomendamos uma investigação caso seu interesse tenha sido despertado.

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ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Astlibra Revision
game-review-astlibra-revision-do-nintendo-switchAstlibra Revision pode não atingir a excelência, mas é, sem dúvida, uma proposta intrigante. No mínimo, destaca-se por desafiar as convenções do JRPG de maneiras únicas, enquanto demonstra habilidade na aplicação dos elementos mais fundamentais do gênero. Seu design pode parecer um tanto antiquado e seu ritmo, por vezes, imprevisível, enquanto os visuais, vagamente reminiscentes de jogos em Flash, podem decepcionar um pouco. No entanto, no geral, é uma experiência que vale a pena, especialmente para os entusiastas de RPGs mais clássicos. Se conseguir superar suas falhas, há muitos elementos em Astlibra para apreciar; recomendamos uma investigação caso seu interesse tenha sido despertado.

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