Listamos todos os videogames portáteis que existem

todos os videogames portáteis
Imagem: Daniel Benavides

Listamos todos os videogames portáteis que existem

Um Console portátil é um console de videogame normal, mas com tela e controles embutidos e dimensões reduzidas. Dessa forma, poderá transportar facilmente. Empresas diversas lançaram os seus portáteis, então decidimos listar todos os videogames portáteis que existem até o presente momento! Vamos conhecer cada um deles?

Os consoles portáteis começaram a fazer sucesso a partir da década de 1980, com o lançamento da série Game & Watch da Nintendo. Válido ressaltar: não se deve confundir consoles portáteis com celulares que rodam jogos ou então com tablets. Afinal, os portáteis são aparelhos feitos para terem como objetivo exclusivo de rodar jogos eletrônicos.


Sem mais delongas, confira a nossa lista com todos os videogames portáteis que existem até o presente momento!

Arduboy

Arduboy
Arduboy e Arduboy Mini

Lançamento: 2016

O Arduboy é um console portátil baseado na plataforma aberta Arduino criado por Kevin Bates lançado inicialmente, como um projeto no Kickstarter tendo seu nome inspirado no Game Boy.

O icônico Atari Lynx

Lançamento: 11 de outubro de 1989

O Atari Lynx foi um console de videogame portátil da quarta geração produzido pela empresa Atari, para concorrer com o Game Boy da Nintendo. Há quem considere esse aqui o primeiro portátil a apresentar tela colorida.

Brick Game

Brick Game

Lançamento: 1989

Brick game é um portátil usado para jogar jogos eletrônicos interativos, geralmente versões miniaturizadas de jogos para videogames. Ao invés de possuir uma tela feita de uma grade de pequenos pixels, eles geralmente possuem telas personalizadas designadas para rodar um único jogo. Inclusive, o brick game foi bastante popular em camelôs do Brasil na década de 1990. Até pouco tempo atrás, ainda era comum vê-lo por aí nas lojas!

DigiBLAST

DigiBLAST

Lançamento: 2005
Descontinuado: 2008

digiBLAST é uma console desenvolvido para crianças, especialmente para crianças entre os 6 e 12 anos de idade. O seu lançamento foi feito pela Giochi Preziosi e permitia jogar, ver filmes e ouvir música (MP3). Era bem interessante, mas infelizmente durou poucos anos.

Epoch Game Pocket Computer

Epoch Game Pocket Computer

Lançamento: 1984

O Epoch Game Pocket Computer é um console portátil lançado pela Epoch no Japão. No total, foram lançados sete jogos para o console, sendo dois deles inclusos na memória: Puzzle Game e Graphics function. Os outros cinco vendidos separadamente: Astro Bomber, Block Maze, Pocket Computer Mahjong, Pocket Computer Reversi e Sokoban.

Gamate

Gamate - todos os videogames portáteis que existem

Lançamento: 1990

O Gamate é um videogame portátil fabricado pela Bit Corporation. O videogame teve seu lançamento na Austrália e partes da Europa e da Ásia. No Reino Unido, foi distribuído pela Joystick maker Cheetah. Ele nunca vendeu em números comparáveis aos Game Boy ou mesmo ao Watara. Dessa forma, a informação sobre este console e os seus jogos são escassas! Além disso, não existe nenhum emulador ou ROMS dele disponíveis.

Game Gear

Game Gear
O primeiro portátil da Sega (Imagem: Unsplash/Ben Griffiths)

Lançamento no Japão: 6 de outubro de 1990
Lançamento nos Estados Unidos e Brasil: 26 de abril de 1991
Jogos de destaque: Fatal Fury Special, Sonic Triple Trouble, Dragon Crystal, GG Aleste

Sega desenvolveu um produto mais potente e robusto, principalmente para concorrer melhor com o seu rival Game Boy. O Game Gear trazia uma tela colorida com luz própria e um hardware similar ao do Master System! Bom, o problema é que ele necessitava de seis pilhas AA para funcionar.

Ainda assim, o console da Sega alcançou uma boa fama e com aproximadamente 10 milhões de unidades vendidas. Inclusive, no ano de 2020, lançaram uma versão comemorativa Micro.

Relacionado: Conheça todos os consoles da Sega, famosa desenvolvedora de jogos eletrônicos

Game Boy

Game Boy - todos os videogames portáteis que existem

Lançamento: 1989

O Game Boy é um console portátil desenvolvido pela Nintendo. O primeiro console da linha Game Boy foi criado por Gunpei Yokoi e pela Nintendo Research & Development 1. Além disso, as versões redesenhadas do console foram lançadas em 1996 e em 1998, o Game Boy Pocket e o Game Boy Light. O Game Boy rodava diferentes games bastando apenas trocar os cartuchos inseridos. Seus principais concorrentes eram o Game Gear da Sega, o lynx da Atari e o TurboExpress, contudo teve uma aceitação muito maior que a dos concorrentes.

Game.com

todos os videogames portáteis que existem

Lançamento: setembro de 1997

A game.com é um console portátil lançado pela Tiger Electronics nos Estados Unidos com jogo Lights Out incluído no pack. Este console tinha algumas novidades, como por exemplo: Tela Touch Screen e a possibilidade de encaixar 2 cartuchos ao mesmo tempo.

GameKing

todos os videogames portáteis que existem

Lançamento: 2003

GameKing é um console portátil de 8-bit produzido pela empresa chinesa TimeTop e baseado em uma CPU 65C02 que roda a 6.0 MHz. Existem em três variações, o original GameKing, o GameKing II e o GameKing III, mas com a maioria das diferenças estéticas e ergonômicas.

Os consoles têm acima um circuito capaz de som multi-canal, música e reprodução de som digital. Entretanto, tem sido equipados com uma tela LCD de incrível má qualidade a preto e branco, apenas apoiando quatro tons de cinza e com uma resolução muito baixa (48 por 32 pixels), combinada com uma taxa de atualização lenta, fraca legibilidade e ajustamentos, em comparação com o original Game Boy.

Gizmondo

Gizmondo - todos os videogames portáteis que existem

Lançamento: 19 de março de 2005
Descontinuado: fevereiro de 2006

O Gizmondo é um videogame portátil com o seu lançamento pela Tiger Telematics. Possuía as tecnologias GPRS e GPS. O projeto eletrônico foi realização da Plextek Limited e o desenho industrial por Rick Dickinson. As vendas do Gizmondo foram muito baixas, infelizmente, então em fevereiro de 2006 a companhia encerrou sua produção e declarou falência.

Mega Duck

Mega Duck - todos os videogames portáteis que existem

Lançamento: 1993

Mega Duck WG-108, também conhecido como Cougar Boy, é um console portátil desenvolvido e fabricado pela Welback Holdings, sediada em Hong Kong.  A sua comercialização foi feita sob várias marcas diferentes em todo o mundo, incluindo por exemplo Creatronic e Videojet. Além disso, o console poderia ter uma das duas cores: branco ou preto.

Sega Mega Jet

Sega Mega Jet

Data de lançamento: 10 de março de 1994

Sega Mega Jet foi uma versão portátil do videogame Sega Mega Drive. O console era bastante utilizado sob aluguel a bordo de voos da Japan Airlines. O aparelho não possuía sua própria tela, mas podia rodar os jogos de Mega Drive quando conectado a uma pequena tela no apoio de braço utilizado nos voos da JAL.

Relacionado: Conheça todos os consoles da Sega, famosa desenvolvedora de jogos eletrônicos

Microvision

Microvision  - todos os videogames portáteis que existem

Lançamento: Outubro 1979
Descontinuado: 1981

Microvision foi o primeiro console portátil que possibilitava utilizar cartuchos com jogos diferentes. Seu lançamento foi feito pela Milton Bradley Company, projetado por Jay Smith, que posteriormente também inventaria o Vectrex. Contudo, o console foi descontinuado rapidamente por ter apresentado problemas diversos, como um grande aquecimento de tela.

N-Gage

N-Gage

Lançamento: 7 de outubro de 2003

O Nokia N-Gage foi o primeiro híbrido entre smartphone e console, lançado pela Nokia. Costuma-se dizer que é um Gameboy melhorado, contudo ele possui mais capacidade de processamento e ainda um MP3 Player, um gravador e um rádio, um PDA.

N-Gage QD, o segundo modelo.
N-Gage QD, o segundo modelo.

Neo Geo Pocket

Neo Geo Pocket - todos os videogames portáteis que existem

Lançamento: 21 de outubro de 1998
Descontinuada: 1999

O Neo Geo Pocket era um console de quinta geração, o primeiro da SNK. Infelizmente, uma semana antes de seu lançamento a Nintendo lançou o Game Boy Color, desmoronando as vendas do Neo Geo Pocket. A SNK vendo o problema depois de 5 meses inteiros de trabalho lançou o Neo Geo Pocket Color que acabou fazendo com que o Neo Geo Pocket tivesse uma vida curta.

Neo Geo Pocket Color
Neo Geo Pocket Color

Neo Geo X

Neo Geo X

Lançamento: 18 de dezembro de 2012

O Neo Geo X é um console de videogame portátil desenvolvido e licenciado pela SNK Playmore e fabricado pela Tommo. É o retorno do console Neo Geo criado na década de noventa. Após alguns boatos e especulações na internet as primeiras informações sobre o Neo Geo X foram relatadas oficialmente em janeiro de 2012 e o portátil foi posteriormente confirmado em março.

New Nintendo 2DS XL

New Nintendo 2DS XL

Lançamento: 13 de julho de 2017

O New Nintendo 2DS XL é um console portátil produzido pela Nintendo. É o sexto sistema da linha Nintendo 3DS de consoles portáteis, sendo uma versão simplificada da New Nintendo 3DS XL, mas que retém a maioria dos aprimoramentos de carrega aos modelos originais 2DS e 3DS (incluindo seu processador atualizado, controles adicionais e um suporte Amiibo).

New Nintendo 3DS

New Nintendo 3DS

Lançamento: 11 de outubro de 2014

O New Nintendo 3DS é um console portátil produzido pela Nintendo e lançado em 2014. Além disso, é o quarto console da família Nintendo 3DS. Esse modelo atualizado do portátil possui um direcional analógico adicional, assim como processador e memória RAM mais avançados, dois gatilhos adicionais na parte traseira , detecção facial para melhorias no 3D estereoscópico e cartão MicroSD de 4 GB incluso.

Nintendo 2DS

Nintendo 2DS

Lançamento: 12 de Outubro de 2013

O Nintendo 2DS é uma versão de baixo custo do console portátil desenvolvido pela Nintendo, o Nintendo 3DS.

Nintendo DS

Nintendo DS

Lançamento: 2 de dezembro de 2004
Descontinuado: 2013

O Nintendo DS é um console de videogame portátil desenvolvido e produzido pela Nintendo. Ele é visualmente distinto por seu design abre e fecha, e a presença de duas telas, sendo a inferior sensível ao toque. O sistema também possui um microfone embutido, e tem suporte a conexão sem-fio via Wireless Local, dessa forma permitindo uma interação entre os jogadores dentro de uma pequena área.

Nintendo Switch

Nintendo Switch

Lançamento: 3 de Março de 2017

O Nintendo Switch é um console de videogame híbrido produzido pela empresa Nintendo. Conforme muitos dizem, ele é semelhante a um tablet, o qual pode ser acoplado a um dock e ser transformado em um console de mesa. O console também conta com dois controles sem fio acopláveis de cada lado, que podem ser usados individualmente ou ser acoplados à unidade principal (no modo portátil) ou a uma base semelhante a um gamepad (no modo caseiro).

Nintendo Switch OLED

Nintendo Switch OLED

Lançamento: 8 de outubro de 2021

A Nintendo Switch OLED possui uma tela de 7 polegadas com resolução HD, no modo portátil, e Full HD no modo TV. Além disso, ele conta com 64 GB de armazenamento interno, funções de áudio aprimoradas e um suporte ajustável mais amplo para uso no modo semi-portátil. A unidade será enviada com uma nova dock que inclui um porta LAN com fio.

Atari Flashback Portátil

Atari Flashback Portátil

Lançamento: novembro de 2016

Diferente de muitos consoles da Nintendo, o Flashback produzido pela Tectoy vem com uma grande quantidade de jogos na memória. Dessa forma, você já pode sair curtindo aproximadamente 60 jogos clássicos desde o momento que tirar o seu videogame da caixa.

Genesis Nomad

Genesis Nomad

Data de lançamento: 13 de outubro de 1995

Genesis Nomad foi um console portátil lançado pela Sega e que era uma variação do Mega Drive. Além disso, também possuía conectividade com a televisão a partir de cabos, foi desenvolvido a partir do Mega Jet, uma versão portátil do console utilizada em aviões no Japão. Foi lançado oficialmente somente nos Estados Unidos.

Relacionado: Conheça todos os consoles da Sega, famosa desenvolvedora de jogos eletrônicos

PlayStation Portable

PlayStation Portable
Primeiro modelo (PSP-1000) do PlayStation Portable

Data de lançamento: 12 de dezembro de 2004
Descontinuado: Japão julho de 2014

PlayStation Portabl é um console portátil de videojogos da família PlayStation desenvolvido pela Sony Computer Entertainment. Seguindo a tendência da família PlayStation, o PSP possui outras funções além dos jogos, como leitor de áudio, vídeo e acesso à Internet sem fio via rede Wi-Fi. Seus gráficos são semelhantes aos do PlayStation 2.

O console foi vendido até o ano de 2014, tendo vendido aproximadamente 80 milhões de unidades. Além disso, o acesso à PlayStation Store foi encerrado em 31 de março de 2016.

PlayStation Vita

PlayStation Vita
Modelo PCH-1101, com suporte a WiFi 3G.

Data de lançamento: 17 de dezembro de 2011

O PlayStation Vita é um console portátil fabricado e comercializado pela Sony Interactive Entertainment. É o sucessor do PlayStation Portable como parte da marca PlayStation de dispositivos para jogos. Uma edição limitada foi lançada na América Latina em 22 de fevereiro de 2012, e que incluía o jogo ModNation Racers: Road Trip, assim como um cartão de memória de 4 GB e também um estojo para armazenamento.

PocketStation

PocketStation

Data de lançamento: 23 de dezembro de 1998
Descontinuado: Japão julho de 2002

O PocketStation é uma miniatura de console de video game criado pela Sony para servir ao mesmo tempo como um assistente pessoal digital (PDA) e um Memory Card para o PlayStation. O periférico possui tela de LCD, assim como som, um relógio e capacidade de comunicação via infra vermelho.

PSP Go!

PSP Go!

Data de lançamento: 1 de outubro de 2009
Descontinuado: 20 de abril de 2011

PSP Go (também chamado de PSPgo ou PSP go, modelo PSP-N1000) é uma versão do PlayStation Portable feito pela Sony. Em abril de 2011 a Sony anunciou no site japonês AV Watch que ele seria descontinuado, pois deveriam focar os esforços no PlayStation Vita.

R-Zone

todos os videogames portáteis
R-Zone com o headgear e o controle

Lançamento: 1995
Descontinuado: 1997

O R-Zone é um console de jogos portátil desenvolvido e fabricado pela Tiger Electronics. O R-Zone foi universalmente criticado pelos críticos e também foi um desastre comercial, com sua vida útil de apenas 2 anos antes de ser descontinuado em 1997. Embora o R-Zone não tenha sido projetado para competir diretamente com outros portáteis, marcou a primeira entrada de vários jogos da Tiger Electronics no mercado de jogos eletrônicos portáteis.

A unidade R-Zone original consiste em um fone de ouvido e um controlador separado contendo baterias. Cada cartucho de jogo tem sua própria tela de LCD transparente que é projetada em uma superfície espelhada mantida na frente do olho do jogador. Pensa-se que este design original, incluindo o esquema de cores vermelho, foi projetado para capitalizar o burburinho popular para o Nintendo Virtual Boy na época. No entanto, Tiger nunca confirmou essa teoria.

Três versões adicionais do R-Zone foram posteriormente lançadas: o R-Zone Super Screen, o X.P.G. Xtreme Pocket Game e o R-Zone “DataZone”. Tem sido constantemente considerado como um dos piores consoles de videogame já feitos.

Steam Deck

Steam Deck

Lançamento: 25 fevereiro 2022
Página oficial: Steam Deck

Steam Deck é um híbrido de console de jogos eletrônicos e tablet desenvolvido pela Valve Corporation.

A Valve revelou o Steam Deck em julho de 2021, com pré-vendas começando naquela semana. Contudo, as pré-vendas foram limitadas para clientes com contas Steam abertas antes de junho de 2021. Afinal, seria uma forma evitar que os revendedores controlassem o acesso ao dispositivo.

Tamagotchi

Tamagotchi

Lançamento: 1996

O tamagotchi é uma franquia bastante nostálgica de mídia japonesa, distribuída pela Bandai e criada por Aki Maita. O primeiro lançamento da franquia foi um brinquedo em que se cria um animal de estimação virtual. O tamagotchi teve um relançamento em 2017 pela Bandai, no Japão, mas parece não ter vindo para o Brasil, infelizmente!

Tapwave Zodiac

Tapwave Zodiac
Zodiac à frente de um estojo opcional

Lançamento: 5 de maio de 2003
Descontinuado: 26 de julho de 2005

Tapwave Zodiac foi um videogame portátil desenvolvido e produzido pela Tapwave, uma empresa sediada em Mountain View, Califórnia. Contudo, teve menos de 200.000 unidades vendidas, entre os consoles portáteis. Parte disso, seria créditos à forte concorrência com sistemas como o PlayStation Portable da Sony e o DS da Nintendo. O Zodiac foi descontinuado com o fechamento e venda dos bens da Tapwave.

Top Game

Top Game

Lançamento: 1989

Top Game é um videogame brasileiro fabricado pela CCE. Aparentemente, ele era um clone do Nintendo Famicom. Top Game teve três versões conhecidas: VG-8000, VG-9000 e VG-9000T ou Turbogame.

TurboExpress

todos os videogames portáteis

Lançamento: 1990

O TurboExpress ou PC Engine GT no Japão é um console portátil produzido pela NEC. Como parte da quarta geração de consoles, competiu com o Game Boy da Nintendo, o Game Gear da Sega e o Atari Lynx.

Em conclusão, esses são todos os videogames portáteis! Você já conhecia algum deles? Quais você já jogou? Ou então acredita que faltou algum entre todos os videogames portáteis? Conte para a gente!

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here