Conheça todos os consoles da Sega, famosa desenvolvedora de jogos eletrônicos

Conheça todos os consoles da Sega, famosa desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos

Conheça todos os consoles da Sega, famosa desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos

O mundo dos jogos eletrônicos está em alta, nos últimos tempos. Entretanto, não é exatamente um tema tão novo. Além disso, já houve um tempo em que a “terra natal” de Sonic disputava um espaço de respeito na casa das pessoas. Entre os 1983 e 2005, consoles como o Mega Drive e o Saturn foram presenças marcantes! Que tal agora ficar por dentro sobre todos os consoles que a Sega lançou? Venha conferir os consoles da Sega, famosa desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos!

SG-1000

SG-1000
(Imagem: Reprodução/VGDB)

Data de lançamento: 15 de julho de 1983
Jogos de destaque: Gulkave, Congo Bongo


Em primeiro lugar, começando com o console SG-1000! O SG-1000, também conhecido como Mark II e SC-3000, trazia então um hardware melhor do que o popular Atari 2600; entretanto era inferior ao rival Famicom da Nintendo e não conseguiu grande representatividade.

O SG-1000 alcançou apenas os mercados japonês e australiano. Lançaram cerca de 75 jogos; entretanto, o console falhou em vendas de forma desastrosa! Isso fez com que a Sega o descontinuasse pouco menos de dois anos após colocá-lo nas lojas.

Sega Mark III

Sega Mark III
O Segam Mark III é exclusivo do Japão (Imagem: Reprodução/Sega Retro)

Data de lançamento: 20 de outubro de 1985
Jogos de destaque: Hang-On, Fantasy Zone e os mesmo do Master System

Após o fracasso do SG-1000, então a Sega rapidamente lançou o sucessor que prometia mais potência e jogos atraentes. O Mark III trazia um design mais moderno (e convenhamos que ficou mesmo mais bonito). Além disso, trazia também uma porta de expansão usada principalmente para entregar um áudio FM, saída via cabo AV e um processador de 8-bit.

É engraçado, mas esse console não teve o seu lançamento fora do Japão; além disso, a sua base foi usada para um lançamento ocidental. O console mudou de nome antes de chegar em países como os Estados Unidos e Brasil, se tornando o popular Master System.

Master System

Master System - Conheça todos os consoles da Sega, famosa desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos
O Master System em sua primeira versão (Imagem: Reprodução/VGDB)

Data de lançamento: Outubro de 1986
Jogos de destaque: Phantasy Star, Alex Kidd in Shinobi World, Castle of Illusion, Sonic Chaos

Com personagens de sucesso como por exemplo Alex Kidd, Sonic, Pato Donald e Mickey Mouse, o Master System foi o primeiro entre os consoles da Sega a mostrar uma verdadeira força no mercado. Ok, nos Estados Unidos, esse console não conseguiu chegar perto do NES, entretanto lá na Europa e aqui Brasil, ele foi popular!

Ah, válido ressaltar que a variedade em sua jogabilidade aumentou (e melhorou bastante): por exemplo, vemos isso em acessórios como um par de óculos 3D e uma pistola chamada Light Phaser. Outro detalhe é que muitas versões distintas do console foram lançadas, ainda mais aqui no Brasil graças a TecToy que o comercializa ainda.

Mega Drive

Mega Drive (Genesis) Conheça todos os consoles da Sega, famosa desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos
O Mega Drive é o maior sucesso da Sega (Imagem: Unsplash/Joshua Doherty)

Data de lançamento: 29 de outubro de 1988
Jogos de destaque: Sonic the Hedgehog, Streets of Rage 2, Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, Phantasy Star IV, Golden Axe

O Master System não conseguiria nunca enfrentar o NES/Famicom! Portanto, a Sega decidiu lançar um console mais poderoso que poderia entregar conversões competentes de seus jogos dos arcades. Dessa forma, o Mega Drive se mostrou forte em tudo o que era proposto, e dessa forma alcançou números excelentes em vendas.

Lançaram Add-ons como o Sega CD e o 32X, aumentando a vida útil do console. Títulos de esportes como por exemplo o boxe se tornaram populares entre os jogadores. Além disso, Sonic, um dos mascotes mais famosos de todos os tempos estreou no Mega Drive para se transformar em um ícone da cultura pop. Em setembro de 2019, lançaram uma versão comemorativa com grande sucesso!

Em outubro de 1995, lançaram uma versão portátil do console chamada Nomad.

Game Gear

Game Gear
O primeiro portátil da Sega (Imagem: Unsplash/Ben Griffiths)

Data de lançamento: 6 de outubro de 1990
Jogos de destaque: Fatal Fury Special, Sonic Triple Trouble, Dragon Crystal, GG Aleste

Agora, a Sega desenvolve um produto mais potente e robusto! Principalmente para concorrer melhor com o seu rival Game Boy. O Game Gear trazia uma tela colorida com luz própria e um hardware similar ao do Master System! Bom, o problema é que ele necessitava de seis pilhas AA para funcionar.

Ainda assim, o console da Sega alcançou uma boa fama e com aproximadamente 10 milhões de unidades vendidas. Inclusive, no ano de 2020, lançaram uma versão comemorativa Micro.

Sega Pico

Sega Pico
(Imagem: Reprodução/VGDB)

Data de lançamento: 26 de junho de 1993
Jogos de destaque: Puff e as Quatro Estações

Focando em um público alvo de crianças entre dois a oito anos de idade, a Sega decidiu lançar o Pico com uma biblioteca de jogos educativos. Os seus títulos trazem personagens famosos e fofinhos, como por exemplo o Ursinho Pooh e Doraemon. Os títulos misturam livros com jogos eletrônicos, chamados “Storyware”. No Brasil, quem lançou o console foi a TecToy.

Sega Saturn

O Saturn foi o rival do PlayStation 1 (Imagem: Reprodução/VGDB)
O Saturn foi o rival do PlayStation 1 (Imagem: Reprodução/VGDB)

Data de lançamento: 22 de novembro de 1994
Jogos de destaque: Virtua Fighter 2, Daytona USA, The King of Fighters 96, Virtua Cop, Vampire Savior

Muitos fãs se empolgaram na época do Saturn. Afinal, era o início dos gráficos 3D e áudio de CD! Como não curtir? Além disso, havia muitos títulos saídos diretamentes dos arcades. Não demorou para o console se mostrar uma verdadeira força entre os jogos 2D! Especialmente com o uso do cartucho de RAM que aumentava o poder do sistema significativamente. Entretanto, não foi o mesmo sucesso do PlayStation 1; dessa forma, muitas franquias legais ficaram de fora do Saturn.

No Brasil, a TecToy conseguiu manter o interesse das pessoas na Sega e no videogame, alcançando jogadores. O Saturn também era um sucesso nas locadoras, disputando a atenção com o Nintendo 64 e o PlayStation 1.

Sega Mega Jet

Sega Mega Jet

Data de lançamento: 10 de março de 1994

Sega Mega Jet foi uma versão portátil do videogame Sega Mega Drive. O console era bastante utilizado sob aluguel a bordo de voos da Japan Airlines. O aparelho não possuía sua própria tela, mas podia rodar os jogos de Mega Drive quando conectado a uma pequena tela no apoio de braço utilizado nos voos da JAL.

Genesis Nomad

Genesis Nomad

Data de lançamento: 13 de outubro de 1995

Genesis Nomad foi um console portátil lançado pela Sega e que era uma variação do Mega Drive. Além disso, também possuía conectividade com a televisão a partir de cabos, foi desenvolvido a partir do Mega Jet, uma versão portátil do console utilizada em aviões no Japão. Foi lançado oficialmente somente nos Estados Unidos.

Dreamcast

 Dreamcast
O último grande videogame da Sega (Imagem: Unsplash/Taylor R)

Data de lançamento: 27 de novembro de 1998
Jogos de destaque: Crazy Taxi, Shenmue, The House of the Dead 2, Marvel VS Capcom 2, Jet Set Radio

Dreamcast era considerado um console à frente de seu tempo! Além disso, era tão poderoso em seu lançamento que uma placa de arcade chamada Naomi foi criada baseada em sua arquitetura. Modelos 3D de cair o queixo, animações fluídas e muito potencial. O sistema prometia ser a volta por cima da empresa japonesa.

Entretanto, o Dreamcast não conseguiu alcançar o número de vendas desejado pela Sega. Dessa maneira, em março de 2001, a companhia afirmou que iria interromper a produção do videogame. A partir de então, o foco da empresa é desenvolver jogos.

Mesmo assim, este é um dos consoles da Sega que mais marcou a vida de muitos fãs durante a sua vida útil. Vale destacar o VMU (Visual Memory Unit) que funcionava como um memory card, mas que também trazia uma tela de LCD que tinha função em alguns jogos. No geral, enormes sucessos nasceram no Sega Dreamcast que é o último videogame oficial da empresa.

Advanced Pico Beena

Advanced Pico Beena
O último console da Sega foi feito para crianças (Imagem: Reprodução/Sega Retro)

Data de lançamento: 6 de outubro de 2005
Jogos de destaque: Pocket Monsters Advanced Generation Pokémon Suuji Battle!!, Doraemon Tanoshiku o-Keiko Hiragana Katakana

Pois é! Dreamcast não foi exatamente o último console da Sega! O Advanced Pico Beena é o sucessor do Pico e traz os mesmos elementos: jogos educativos com personagens famosos. Infelizmente, o console não teve seu lançamento fora do Japão, além de ser visto como brinquedo pela companhia.

Em conclusão, esses são todos os consoles da Sega! Você já teve algum deles? Conte para a gente! Além disso, comente também se você ver que ficou faltando algum console!

Confira o site oficial da empresa: SEGA

Leia também em nosso portal: Conheça 5 games indie criados por mulheres e O que é Soulslike? Quais são suas principais características?

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here