Home Games O que é Roguelike e Roguelite?

O que é Roguelike e Roguelite?

O que é Roguelike e Roguelite?

O que é Roguelike e Roguelite?

O sucesso de jogos como Hades e Returnal ajudou a lançar o gênero de roguelikes de volta à popularidade. Além disso, não faz muito tempo que trouxemos a Análise de Rogue Lords, o roguelike sombrio que nos convida a jogar com vilões. O nome do gênero é bastante próximo de outro tipo de jogo chamado roguelike, embora ambos os gêneros de jogos se inspirem no imensamente popular dungeon crawler no estilo ASCII conhecido como Rogue. Afinal de contas, o que é Roguelike e Roguelite? Essa é uma grande dúvida que está surgindo entre muitas pessoas – e Roguelike e Roguelite podem ser termos novos para muitas pessoas, mas não é difícil de se compreender!

Muitos dos jogos citados no texto estão disponíveis pela Epic Games Store e pela Steam. Para conhecer melhor esse universo dos jogos eletrônicos, você poderá conferir em nosso portal:

O que é Roguelike e Roguelite?

Definir jogos roguelike e roguelite não pode ser feito sem falar de onde veio a primeira metade dessas palavras. Rogue é um dungeon-crawler incrivelmente influente com o seu lançamento no ano de 1980. Em Rogue, os jogadores navegam por uma série de salas geradas processualmente para tentar chegar ao último andar da masmorra em uma única vida, utilizando armas, armaduras, pergaminhos de feitiços e outros itens que encontrar ao longo do caminho.

O termo roguelike foi cunhado às vezes no início dos anos 90 para se referir a jogos que continham um conjunto semelhante de recursos aos primeiros RPGs e rastreadores de masmorras. Rogue foi o primeiro desses tipos de jogos, por isso a escolha por fóruns online para representar o gênero. De muitas maneiras, as origens do gênero roguelike, focadas na comunidade online, compartilham algumas semelhanças com a forma como as pessoas começaram a chamar jogos semelhantes aos jogos Dark Souls.

Geralmente, um jogo é considerado um roguelike se apresenta níveis de morte permanente, gerados proceduralmente e joga como um RPG. Definir um gênero pode ser bastante subjetivo, embora esses recursos tendam a ser os traços mais bem definidos de um roguelike. O nome é bastante literal, já que muitos desses recursos estavam presentes no Rogue original.

Rogue Legacy

Se algum desses três fatores estiver faltando em um jogo, geralmente não é considerado um roguelike. Por exemplo, enquanto o simulador de colônias RimWorld apresenta mecânicas de morte permanente e um planeta gerado proceduralmente, ele se parece mais com um jogo de gerenciamento do que com um RPG. RimWorld tem mecânicas de RPG, embora sirvam para aprimorar o gênero principal do jogo como um jogo de gerenciamento de sobrevivência.

Se algum desses três fatores estiver faltando em um jogo, geralmente não é considerado um roguelike. Por exemplo, enquanto o simulador de colônias RimWorld apresenta mecânicas de morte permanente e um planeta gerado proceduralmente, ele se parece mais com um jogo de gerenciamento do que com um RPG. RimWorld tem mecânicas de RPG, embora sirvam para aprimorar o gênero principal do jogo como um jogo de gerenciamento de sobrevivência.

E sempre há uma melhor descrição a se fazer

Hades e Returnal são na verdade melhor descritos como roguelites; é um termo muito mais moderno utilizado pela primeira vez em algum momento do boom dos jogos indie do início dos anos 2000. Roguelites são essencialmente qualquer jogo que pega elementos do gênero roguelike e os mistura com um estilo diferente de jogabilidade. Por exemplo, Returnal adiciona níveis permanentes e gerados proceduralmente a um tiroteio em ritmo acelerado, misturando vários gêneros com elementos de Rogue.

Roguelites às vezes são chamados de roguelikes devido a como eles são muitas vezes muito mais variados do que a definição definida de roguelikes. Esses dois gêneros geralmente são agrupados como apenas roguelikes, especialmente quando se considera o quão rigorosa é a definição original de roguelike. Geralmente, se o jogo se inspirar no gênero roguelike e não no próprio Rogue, o jogo seria considerado um roguelite.

À medida que roguelites e roguelikes continuam a se tornar mais populares, portanto acredito que seja importante reconhecer o que diferencia esses dois gêneros de jogos e como a história do gênero o define hoje. Muitos desenvolvedores independentes continuam a fazer jogos no espírito de Rogue, com jogos como por exemplo Dwarf Fortress e Cataclysm: Dark Days Ahead que muitos consideram os melhores do gênero. Enquanto isso, os Roguelites continuam a criar algumas experiências de jogo verdadeiramente inesquecíveis, mostrando o quão longe os gêneros chegaram desde os dias de arte ASCII de Rogue.

Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Game Review: Sand Land, baseado no mangá de Akira ToriyamaReview Resident Evil 4 RemakeGame Review de Ereban: Shadow Legacy, uma aventura furtiva lindíssima – e difícil Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativo e Review de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games! Os fãs de fantasia precisam conferir a análise de Wo Long: Fallen Dynasty: Vale a Pena?? Também não podemos nos esquecer: Meta-review Sea of Stars (PS4) – Onde o clássico e o moderno se complementam com maestria! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile