5 quadrinhos sobre o Dia das Mães

Imagem de Moondance por Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay

5 quadrinhos sobre o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data especial e muito aguardada por muitas pessoas no Brasil. É uma oportunidade única para homenagear e agradecer às mães por todo amor, cuidado e dedicação que elas oferecem aos filhos. Em comemoração a essa data tão importante, nós criamos a lista de 5 quadrinhos que retratam a relação entre mães e filhos de forma divertida e emocionante. Cada narrativa mostra a importância da figura materna e o quanto ela é essencial na vida de cada um. Com ilustrações incríveis e uma narrativa envolvente, essa coleção é uma forma especial de celebrar o amor e a conexão entre mães e filhos.

Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de nossas listas: 5 quadrinhos argentinos imperdíveis além de O Eternauta e Mafalda5 HQs imperdíveis de Marcello Quintanilha, vencedor do Prêmio Jabuti 2022 e Quadrinhos sobre a História do Brasil. Além disso, também temos 5 quadrinhos franceses para conhecer5 quadrinhos de Neil Gaiman além de Sandman e 6 HQs imperdíveis da dupla Ed Brubaker e Sean Philips!

Você é minha mãe

Você é minha mãe?

Autor: Alison Bechdel
Tradutor: Érico Assis
Editora Quadrinhos e Cia
Data da publicação no Brasil: 6 de agosto de 2013

Disponível à venda via Amazon (clique aqui para garantir o seu)

Sinopse:

Em Fun Home, a graphic-novel que alçou Alison Bechdel ao estrelato nos quadrinhos, a autora falava da relação conturbada com o pai, um professor de literatura e gay enrustido que cuidava ainda de uma agência funerária situada na casa da família. A essa história, Bechdel intercalava a narrativa de suas descobertas intelectuais e sexuais – aos dezenove anos, a autora contou à família que era gay -, numa reflexão sobre gênero, família e morte. Fun Home acabou por se tornar um dos quadrinhos mais premiados da última década, tendo sido eleito livro do ano pela revista Time, a única HQ a receber a distinção. Nesta continuação de Fun Home, Bechdel segue na trilha de seu passado, investigando agora a relação com a mãe, uma atriz amante de música e literatura presa a um casamento infeliz. Num relato emocionante e divertido, a autora se debruça sobre o abismo que a separa de sua mãe – que parou de tocar ou beijar a filha antes de dormir, “para sempre”, quando ela tinha sete anos – em busca de respostas e de novas perspectivas para o futuro de ambas. Combinando elementos tão díspares quanto a vida e obra do psicanalista Donald Winnicott, uma ilustração do Dr. Seuss e a própria (e monogâmica em série) vida amorosa, Bechdel persegue uma frágil e surpreendente trégua entre ela e a família.

Sinopse via Amazon
Horácio Mãe

Horácio: Mãe

Autor: Fábio Coala
Editora Panini
Data da publicação: 13 de julho de 2018

Disponível à venda via Amazon (clique aqui para garantir o seu)

Sinopse de Horácio: Mãe:

Sozinho no mundo, Horácio nunca se conformou por não conhecer a sua mãe. Então, decidiu procurá-la, numa aventura cheia de percalços e descobertas. Do jeito que a vida é. Fabio Coala reinterpreta o clássico tiranossauro rex comedor de alface de Mauricio de Sousa de uma forma respeitosa e, ao mesmo tempo, ousada e emocionante.

Sinopse via Amazon
A Arte Conversas imaginárias com minha mãe

A Arte: Conversas imaginárias com minha mãe

Autor:Juanjo Saez
Tradução: Monica Stahel
Editora WMF Martins Fontes
Data da publicação no Brasil: 16 de agosto de 2013
Idade de leitura: 16 anos e acima

Disponível à venda via Amazon (clique aqui para garantir o seu)

Sinopse:

À maneira de jogo entre vários gêneros narrativos – ensaio, autobiografia e novela -, Juanjo Sáez reconstrói, em seu novo livro, alguns dos capítulos mais interessantes da História da Arte. E o faz por meio de uma conversa com sua mãe, criando assim um vínculo estreito com o leitor, convidando-o a refletir sobre algumas obras de arte e sobre a própria figura do artista. No entanto, não se trata de um livro acadêmico que pretenda falar de cátedra, muito ao contrário. Com humor e sem dissimulações, com um estilo cúmplice e popular, Juanjo Sáez pensa em voz alta sua visão de Arte, e para exemplificá-la detém-se no trabalho de alguns dos criadores mais representativos dos últimos tempos: Calder, Picasso, Warhol, Dalí e , entre outros. Em outro plano igualmente fascinante, Sáez cumpre uma missão de natureza mais sentimental: percorre salas de museus junto com sua mãe, relembra cenas familiares cotidianas, revisitando sua própria memória. ‘A Arte. Conversas imaginárias com minha mãe’ é um livro que não se parece com nenhum outro. Original, divertido e inovador, é um maravilhoso híbrido entre um ensaio ousado e uma novela gráfica informativa.

Sinopse via Amazon
Mamãe Está com Câncer

Mamãe Está com Câncer

Autor: Brian Fies
Tradução: Laura Zuñiga
Editora Darkside
Data da publicação no Brasil: 18 de novembro de 2020

Disponível à venda via Amazon (clique aqui para garantir o seu)

Sinopse:

Estamos todos expostos à mesma realidade. Muitos já vivenciaram ou tiveram contato direto com o câncer. Essa doença nos assombra, nos corrói, nos arranca quem amamos, mas, mesmo com toda essa dor, o primeiro passo para conviver melhor com o câncer é olhar ao seu redor e não sofrer em silêncio. Situações de perda sempre nos colocam numa posição em que parece que as palavras não funcionam nem confortam. Em casos de doenças graves, como acontece com a personagem Mamãe de ,Mamãe Está com Câncer, a dificuldade é outra, pois, além do confronto com a realidade, existe também a incerteza de quão grave é essa doença. E há ainda a esperança, sempre presente, de que esse momento vai ser superado. Para enfrentar a batalha do câncer de sua mãe, Brian Fies resolveu compartilhar todos os seus questionamentos e emoções em uma história em quadrinhos. Mamãe Está com Câncer surgiu, inicialmente, no formato digital, maneira que Fies encontrou para lidar com a situação aflitiva da mãe e toda a angústia da descoberta em família. O resultado alcançado pelo desenhista, no entanto, foi mais que um desabafo pessoal. A partir de sua proposta corajosa de colocar no quadrinho as dúvidas, os sentimentos e a verdade de um momento tão difícil, Fies conseguiu criar um ambiente que abre espaço para a empatia. É a história da Mamãe, do narrador e de suas irmãs, mas, ao mesmo tempo, a história de todos que se preocupam com alguém que amam. Pessoas e famílias inteiras precisam lidar com essa descoberta todos os dias, em todos os cantos do mundo. Ao tocar em um ponto universal, sobre um tema de interesse tão humano, o quadrinista entrega uma obra de emoções reais. Com um desenho muito dinâmico e versátil, Brian Fies traz a dura realidade, o pesadelo imaginado, a ternura das lembranças e a leveza que a esperança suscita por meio de seu traço. Passeando por estilos, brincando com gêneros e produzindo acertadas metáforas visuais, o artista consegue envolver o leitor com um tema que assusta tanto.

Sinopse via Amazon
Asa quebrada

Asa quebrada

Autores: Antonio Altarriba e Kim
Editora Veneta
Data da publicação no Brasil: 1 de junho de 2018

  • Prêmio Zona Cómic Cegal – Melhor história em quadrinhos da Espanha
  • Prêmio do Salón del Cómic de Zaragoza – Melhor roteiro
  • Prêmio Expocómic – Melhor roteirista
  • Prêmio Expocómic – Melhor história em quadrinhos da Espanha.

Disponível à venda via Amazon (clique aqui para garantir o seu)

Sinopse:

A Arte de Voar, de Antonio Altarriba e Kim, tornou-se um best seller internacional e também um grande sucesso de crítica, recebendo alguns dos principais prêmios dos quadrinhos europeus. Nesse livro, o escritor Altarriba conta a história de seu pai, um anarquista que lutou na Guerra Civil Espanhola, participou da Resistência Francesa, chegou a ser preso em um campo de concentração e envolveu-se com a máfia de Marselha.

Em Asa Quebrada, Altarriba conta a história de uma personagem muito diferente de seu pai: Petra, sua mãe. Uma mulher religiosa, modesta, discreta, que evitou como pode ser centro das atenções. Mas, à medida que se aprofundou na história dessa personagem tão silenciosa, Altarriba descobre uma outra história de seu país. Uma história secreta de pessoas que mantiveram o silencio para sobreviver e proteger aqueles que amavam.

A recepção a Asa Quebrada foi tão entusiástica quanto aquela que teve o Arte de Voar. O livro já recebeu os principais prêmios da HQ espanhola. Para comemorar o lançamento de Asa Quebrada no Brasil, a editora Veneta está lançando uma nova edição de A Arte de Voar, com novo projeto gráfico.

Sinopse via Amazon

Nota: O Meta Galáxia é afiliado da Amazon. Ao clicar no link da loja, o nosso portal poderá ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Ou seja, você poderá colaborar com o nosso trabalho ao adquirir os produtos afiliados. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here