Radioativos: Marie & Pierre Curie – Resenha

A biografia incrivelmente ilustrada da magnífica história dos Curie

120

radioativos: marie & pierre curie

Olá, galaxianos! Cá estamos para falar sobre mais uma incrível obra da Quadrinhos na Cia. Em 2021, o selo da Companhia das Letras tem trazido obras fantásticas e imprescindíveis a qualquer leitor. E cabe destaque a um de seus lançamentos mais recentes, Radioativos: Marie & Pierre Curie, Uma História De Amor e Contaminação.

Trata-se da biografia ilustrada – e esta é a melhor definição para este livro – da física e química Marie Curie, uma das mulheres mais notáveis que já passaram por nosso planeta, e de seu marido Pierre, que, ao lado dela, mudaram para sempre a ciência como a conhecemos. Quem assina a obra é a ilustradora e pesquisadora Lauren Redniss. Falaremos dela mais abaixo.

SINOPSE

Radioativos: Marie & Pierre Curie, Uma História De Amor e Contaminação nos transporta ao final do século XIX e início do século XX para contar a singular história de Marie Curie, nascida Maria Sklodowska (Varsóvia, Polônia, 7 de novembro de 1967), primeira mulher vencedora do Prêmio Nobel, primeira pessoa a faze-lo também em duas diferentes categorias – Física e Química – e descobridora da radioatividade – termo que ela mesma cunhou para denominar a ciência a cerca do elemento rádio.

A graphic possui grande foco na relação de Marie com seu marido Pierre Curie, brilhante físico que assina conjuntamente suas principais descobertas até sua prematura morte, em 1906. Com origens totalmente distintas, Pierre e Marie partilhavam o fascínio pela descoberta científica e, inegavelmente, estavam destinados a se encontrar – embora soe impertinente atribuir um fato ao acaso quando falamos de dois dos maiores cientistas da história.

radioativos: marie & pierre curie

Redniss se aprofunda nas histórias – individuais e conjuntas – dos dois personagens, suas motivações e pensamentos e desdobramentos, com uma riqueza de detalhes fruto de enorme e apurada pesquisa. O livro, entretanto, vai além da relação de Marie com Pierre e se estende até o fim da vida da renomada cientista, passando por sua relação com o também físico Paul Langevin, a participação na Primeira Guerra Mundial e o legado para seus descendentes, a ciência como um todo e os desdobramentos da descoberta da radioatividade para o mundo.

UM LIVRO COMO NUNCA SE VIU

Radioativos: Marie & Pierre Curie, Uma História De Amor e Contaminação é um trabalho primoroso de Lauren Redniss e merece as bibliotecas do mundo todo como um material biográfico e artístico de primeira qualidade. E vamos aqui falar dos dois aspectos: o histórico e o criativo, começando pelo destaque ao primeiro.

A biografia organizada por Redniss é não somente apurada como muito bem construída e dinâmica, não soando enfadonha nem pretensiosa em nenhum momento. A autora trabalha duas linhas simultâneas que são fundamentais para dar um caráter incrivelmente profundo à graphic novel: a história de Marie, Pierre e os fatos atrelados a eles em si; e o impacto da radioatividade ao longo do século XX e mesmo nos dias atuais.

radioativos: marie & pierre curie

Redniss traz uma série de depoimentos provindo de registros históricos, cartas e mesmo outras biografias de Marie, Pierre, Langevin e mesmo de outros nomes que permearam a trajetória única dos Curie, como Albert Einstein, aliando as aspas e citações a uma narrativa objetiva, porém envolvente e muito bem contada. A história de Curie é quase como um romance que a vida real escreveu por si só, mas coube a esta caprichosa autora faze-la com um texto fabuloso e uma excelente divisão entre capítulos e recortes testemunhais.

Em meio à passagem do tempo e da história dos personagens, somos transportados aos milagres do tratamento de doenças cancerígenas por meio da radioterapia, mas também a incidentes como as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e a tragédia de Tchernobil, mostrando, a duras penas, as duas facetas da descoberta sem precedentes feita por Marie e Pierre.

radioativos: marie & pierre curie

Quanto ao que podemos categorizar da construção visual da obra, Lauren foi além. O livro é composto por um misto de ilustrações muito únicas – o traço da autora possui características que remetem ao cubismo – e fotocolagens, e foi aplicado sobre muitas das imagens e ilustrações o processo conhecido como cianotipia (fotocopia em azul ciano por meio de compostos químicos). Ou seja, a autora aplicou um processo químico para ilustrar de modo distinto sua obra sobre um dos maiores nomes da Química e Física, indo a fundo na essência de se explorar um conceito.

Há um destaque também para o letramento da obra, muitas vezes remetendo a figuras que estão ali sendo mencionadas na respectiva página – ou seja, as letras também formam ilustrações. A própria fonte utilizada para a obra em si, a Eusapia LR, foi criada também por Redniss, em homenagem à medium Eusapia Palladino, que possui um papel distinto em um momento chave das vidas de Marie e Pierre. Sem exageros, Lauren Redniss é uma autora genial.

POR QUE VOCÊ PRECISA LER RADIOATIVOS

A biografia de Marie e Pierre Curie e seus feitos por si só já seriam suficientes para despertar qualquer curiosidade. Radioativos: Marie & Pierre Curie, Uma História De Amor e Contaminação é um livro ilustrado completo, que ressalta como Marie se tornou um dos maiores ícones femininos e científicos da história, e como o legado dela e seu marido perdura até hoje (e perdurará, para os bens e males da humanidade, até o fim dos tempos). É impossível não sair fascinado por estes personagens e tudo o que os envolve após esta leitura.

Lauren, em uma das notas da HQ, relata sobre encontro com a neta de Marie Curie, Helene: “Ela me disse. ‘Há duas armadilhas para se cuidar ao escrever a biografia dos Curie. Primeira: transformar a história deles em um conto de fadas. Segunda: esquecer Pierre’. Após o nosso encontro, refleti sobre o alerta que ela me deu. Caí na primeira armadilha de propósito, mas fiz um grande esforço para evitar a segunda”. Ainda bem que assim o fez!

radioativos: marie & pierre curie

Radioativos: Marie & Pierre Curie, Uma História De Amor e Contaminação inspirou o filme Radioactive, da Netflix. A HQ, recheada de extras e com lindo acabamento, pode ser adquirida no site da Companhia das Letras e nas principais livrarias.

Confira outras resenhas de HQs. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here