Todos os Easter Eggs e referências em Stranger Things 4ª temporada

Eddie Munson - Stranger Things

Todos os Easter Eggs e referências em Stranger Things 4ª temporada

Você é o tipo de espectador de Stranger Things que gosta de ver coisas no fundo de cada cena, como pôsteres de filmes ou brinquedos que evocam nostalgia dos anos 1980? O designer de produção e outros nos bastidores da amada série Netflix se esforçam muito para tornar cada adereço historicamente preciso, e os escritores garantem que qualquer referência proferida pelos personagens seja algo que alguém daquela década realmente diria. Dessa forma, há muitos easter eggs e referências em todas as temporadas de Stranger Things!

Como fizemos na 2ª e 3ª temporada, reunimos aqui todos os easter eggs que você pode ou não ter notado espalhados pela 4ª temporada de Stranger Things. Organizamos a lista por episódio para que você possa acompanhar conforme você visualiza cada parcela em particular. Sinta-se à vontade para apontar qualquer coisa que possamos ter perdido nos comentários abaixo e adicionaremos ao artigo. Cuidado, pois há spoiler de Stranger Things, famosa série da Netflix!


Episódio 1 da quarta temporada de Stranger Things: “The Hellfire Club”

“El sofre bullying na escola. Joyce abre um pacote misterioso. Um jogador desconexo agita a noite de D&D.”

Bola 8 Mágica

Em outra parte do flashback de 1979, o jovem sujeito de teste conhecido como Ten usa uma Bola 8 Mágica para responder a uma pergunta do Dr. Brenner. Este brinquedo estava amplamente disponível nos anos 70 e experimentaria um ressurgimento em popularidade nos anos 80, embora não até um ano após os eventos desta temporada, quando a Tyco Toys comprou os direitos em 1987.

Caça-fantasmas

O teste que o Dr. Brenner dá a Ten para testar suas habilidades de precog se parece um pouco com o teste de cartão de memória (manipulado) que Peter Venkman dá a um estudante universitário infeliz no início de Os Caça-Fantasmas. Mas menos cruel. Claro, então tudo sai dos trilhos.

Alan Turing

Embora só vejamos o diorama do herói de El sendo apresentado em sala de aula, Will é visto carregando para a escola um cartaz com o nome Alan Turing, o cientista britânico que, apesar de seu heroísmo na Segunda Guerra Mundial, foi processado por sua homossexualidade e castrado quimicamente.

Os mortos maus

Um pôster de The Evil Dead adorna o quarto de Jonathan. Lançado em 1981, este clássico de terror cult dirigido por Sam Raimi levaria a Evil Dead II em 1987, Army of Darkness em 1992 e uma vida inteira de participações especiais de Bruce Campbell em filmes de super-heróis de Raimi. Ele também se encaixa nas vibrações de Nightmare on Elm Street desta temporada. O primeiro filme de Evil Dead está passando em uma TV no primeiro filme Nightmare on Elm St., em si uma resposta a como Sam Raimi colocou um pôster rasgado de The Hills Have Eyes de Wes Craven no fundo do galpão de trabalho em Evil Dead!

Tempos rápidos em Ridgemont High

Steve garante a Robin que sua paixão gostaria de receber seus avanços, já que ela retornou Fast Times em Ridgemont High para a locadora pausada em 53 minutos e 9 segundos. Este, como você deve ter adivinhado, é o momento do filme de 1982 em que a personagem interpretada por Phoebe Cates tira o top do biquíni vermelho em uma memorável sequência de sonho.

Eddie Munson

Eddie Munson - Stranger Things

Quando conhecemos Eddie Munson pela primeira vez (acha que a semelhança do nome com Eddie Munster é uma coincidência?), ouvimos “I Was a Teenage Werewolf” do The Cramps tocando. Ouvimos a versão deles de “Fever” alguns minutos depois também. Sim, isso é de conhecimento comum na lista de trilhas sonoras, mas as pessoas deveriam estar ouvindo The Cramps o tempo todo (mas especialmente no Halloween), então decidimos gritar aqui.

A jaqueta de Eddie está representando bandas como Motorhead, WASP e com um backpatch de Dio realmente incrível. Os álbuns solo do ex-vocalista do Black Sabbath e Rainbow, Ronny James Dio, tinham algumas capas de álbuns do tipo Dungeons & Dragons verdadeiramente lendárias, então imagina-se que Eddie é um grande fã. Os malucos sempre têm o melhor gosto musical.

O Clube do Inferno

Eddie Munson - Todos os Easter Eggs e referências em Stranger Things 4ª temporada

O Hellfire Club é um nome com bastante significado histórico, mas no contexto de Stranger Things, provavelmente significa mais como uma referência aos quadrinhos dos X-Men. Tanto os quadrinhos quanto o histórico Hellfire Club envolveram as elites da sociedade, então Eddie tem um senso de humor divertido nomeando seu clube de párias que, mesmo jogando com o “pânico satânico” em torno de D&D. Mas o Hellfire Club dos X-Men foi um fator chave na história da Fênix Negra de Jean Grey, e considerando a frequência com que Stranger Things flertou com esses elementos na história de Eleven, eles provavelmente estão se divertindo conosco também.

Eddie lê para o The Hellfire Club um artigo da Newsweek sobre os perigos de adolescentes ficarem obcecados por Dungeons & Dragons. A capa parece ser da edição de 3 de março de 1986, retratando o ditador filipino Ferdinand Marcos e incluindo uma referência ao desastre do ônibus espacial Challenger apenas três meses antes: “Erro Fatal da NASA”. O artigo em questão, no entanto, provavelmente foi adaptado de um artigo da Newsweek de setembro de 85 intitulado “Kids: The Deadliest Game” sobre os perigos do D&D.

Vídeo da família

Steve e Robin ainda trabalham na Family Video, uma locadora de vídeo popular que acabou de fechar suas portas (e sua loja online) para sempre em março deste ano.

E.T.

Na cabine telefônica da Hawkins High, alguém rabiscou o grafite: “E.T., telefone para casa!” Essa piada referente ao clássico filme de Spielberg de 1982 provavelmente já estava ficando velha em 1986.

Guerra das Estrelas

Dustin dominou a arte de fazer referência a Star Wars quando, ao tentar derrotar Vecna ​​em sua campanha de D&D com um resultado perfeito de 20, ele cita Han Solo em Empire Strikes Back para seus colegas membros do Hellfire Club: “Nunca me diga as probabilidades!”

Chrissy Cunningham

O capitão do time de basquete Jason Carver chama a líder de torcida, namorada e trágica vítima de Vecna, Chrissy Cunningham. Cunningham era o sobrenome da família central em Happy Days, igualmente obcecado pela nostalgia, cujo retrato idílico da vida dos anos 1950 ainda estava em constantes reprises quando Stranger Things acontece. Espere, Stranger Things é nosso Happy Days? Estamos em apuros. E, talvez por coincidência, Jason tem pelo menos uma semelhança passageira com o Richie Cunningham de Ron Howard de Happy Days.

Pesadelo em Elm St.

Para nossos leitores mais jovens, crianças sendo atormentadas em seus sonhos e subconscientes por um inimigo horrivelmente desfigurado e sombrio, cujo dano que é feito a elas em suas mentes também se manifesta no plano físico, é direto do manual de Freddy Krueger do Pesadelo. nos filmes de Elm Street.

Episódio 2 da 4ª Temporada de Stranger Things: “Vecna’s Curse”

“Um avião traz Mike para a Califórnia – e um cadáver faz Hawkins parar. Nancy vai à procura de pistas. Um Eddie abalado conta à gangue o que viu.”

O oceano Pacífico

Ao conhecer Mike Wheeler, Argyle pergunta se sua camisa colorida é “Ocean Pacific”. O maconheiro provavelmente deveria ter chamado de “O.P.”, como a marca era frequentemente chamada na época, mas, independentemente disso, a linha de roupas inspiradas na praia era muito popular nos anos 80.

Hulk Hogan

O motorista de táxi do LAX parece ter um cartão comercial de Hulk Hogan pendurado em seu espelho retrovisor. Hulkster está usando calção azul lá, que não era seu visual amarelo e vermelho mais famoso que ele adotou em 1986.

O Último Dragão

Todos os Easter Eggs e referências em Stranger Things 4ª temporada

Trabalhando em uma locadora de vídeo, Robin e Steve são obrigados a fazer referência a muitos filmes dos anos 80, mas um pôster criou um fundo particularmente chamativo neste episódio: O Último Dragão, de 1985, um clássico cult de comédia de artes marciais.

Rink-O-Mania

Mike, Will e Eleven visitam uma pista de patinação chamada Rink-O-Mania em Lenora Hills. Embora ainda decentemente populares hoje, os locais de patinação musical eram um negócio muito maior nos anos 80.

Carrie

Claro, um monte de garotas malvadas mexendo com um telecinético estranho não vai acabar bem para elas, mesmo que seus poderes estejam atualmente adormecidos. As vibrações de Carrie, personagem de Stephen King, são fortes nesta cena, desde a crescente humilhação pública até algo sendo despejado na pobre Eleven, neste caso um milkshake de chocolate. Pelo menos não é sangue animal.

Clássicos de VHS

Robin quer que Steve assista o Doutor Jivago com ela, mas Steve evita filmes em “VHS duplo”. Como a maioria das fitas VHS de reprodução padrão duravam de 120 a 160 minutos, o tempo de execução de 3 horas do filme de 1966 exigiria a troca de fitas em algum momento, um procedimento ingrato na era pré-DVD dos anos 80.

O Family Video está bem abastecido com os clássicos de sua época, no entanto, desde o primeiro filme de Tom Hanks, The Man With One Red Shoe, até Basket Case, e com exibições proeminentes para pilares de aluguel como Gremlins, Raiders of the Lost Ark, e Férias Europeias do National Lampoon.

Thundercats

Após a vitória no basquete e as festividades posteriores, a equipe acorda com a notícia do assassinato, mas Jason prefere assistir Thundercats, um clássico desenho animado de sábado de manhã que havia começado em setembro de 1985. Jason estava à frente da curva. !

Desajustados da ciência

Um dos flashbacks de Max neste episódio mostra ela assistindo televisão quando uma jovem pré-Friends Courtney Cox aparece na tela. Max provavelmente estava assistindo Misfits of Science, uma maravilha de uma temporada em 1985-86 em que Cox interpretou uma garota telecinética chamada Gloria. Muito Onze-like!

Cheech e Chong

Robin consegue rastrear Reefer Rick através de seu histórico de aluguel na locadora. A lista não inclui apenas os mencionados Fast Times em Ridgemont High, mas também vários filmes de Cheech e Chong, a maioria dos quais eram conhecidos por suas histórias centradas em ervas daninhas. A dupla tinha acabado de lançar seu último filme juntos em 1985, Get Out of My Room, mas eles ainda seriam populares entre os maconheiros dos anos 80.

Michael Myers

O pai de Eddie Munsen compara Victor Creel a Michael Myers de Halloween, o filme de 1979 que já teve duas sequências em 1986. Sua comparação é irônica, já que Victor Creel é interpretado pelo ator Robert Englund, famoso por interpretar Freddy Krueger em A Nightmare on Elm Street, um diferentes franquias de terror dos anos 80.

Hellraiser

Vibrações de horror corporal de Hellraiser muito fortes quando vemos Vecna ​​em seu reino no Mundo Invertido, certo? Escrevemos muito mais sobre a Vecna ​​aqui.

Episódio 3 da 4ª Temporada de Stranger Things: “O Monstro e o Super-Herói”

“Murray e Joyce voam para o Alasca, e El enfrenta sérias consequências. Robin e Nancy desenterram a sujeira dos demônios de Hawkins. Dr. Owens oferece notícias preocupantes.

Cérebro

Dustin afirma que invadiu o banco de dados online primitivo da polícia com a ajuda do Cerebro. O Cérebro é, claro, o dispositivo fictício que o professor Charles Xavier, fundador dos X-Men, usa para aprimorar seus poderes psíquicos e detectar mutantes à distância.

Ewoks

Will e Mike são vistos assistindo a série animada de Star Wars Ewoks na TV. O programa foi exibido de 1985 a 1987, então esse desenho animado em particular estava apenas começando. Estamos supondo que não conta como cânone SWEU, no entanto. Embora… essa música tema é ótima e foi executada pela lenda do blues Taj Mahal!

Academia de Polícia 3

De acordo com Jonathan, Academia de Polícia 3 já está nos cinemas. Na verdade, a data de lançamento do filme foi 21 de março de 1986, o mesmo dia que marca o início desta temporada no episódio 1. Mike e companhia não querem ir vê-lo, o que provavelmente é o movimento certo, já que o terceiro a entrada na franquia da Academia de Polícia não foi particularmente bem recebida (para constar, não concordamos).

Watergate

Este episódio marca a primeira referência a Watergate (embora se torne uma referência mais literal mais tarde). Talvez o escândalo seja um ponto de foco na aula de história da Hawkins High School. 1986 foi um ano de eleições, mas não um ano de eleições presidenciais.

Stranger Things Temporada 4 Episódio 4: “Dear Billy”

“Max está em grave perigo… e ficando sem tempo. Um paciente do asilo de Pennhurst recebe visitas. Em outros lugares da Rússia, Hopper está trabalhando duro.”

Caça ao Pato

Erica observa que, se Lucas espera que ele o substitua por mais uma semana, ele terá que comprar um Nintendo… COM Duck Hunt. O clássico jogo de tiro com pistola leve foi lançado em abril de 1984.

Tom Cruise

Nancy tem um pôster de Tom Cruise em seu quarto. O ator, agora com 60 anos, estaria a apenas algumas semanas de aparecer em Top Gun de 1986, mas já era um galã devido à sua agora icônica cena de dança de roupas íntimas em Risky Business de 1983.

Steve McQueen

Yuri compara Hopper a Steve McQueen “The Cooler King”. Isso está se referindo ao personagem clássico de McQueen, Virgil Hilts, de The Great Escape, sobre um americano que nunca parou de tentar escapar de um campo de prisioneiros alemão.

Túmulo de Billy Hargrove

Curiosamente, o túmulo de Billy lê como seu nome completo “William Hargrove” e não “Billy Hargrove”. Isso é significativo porque no primeiro trailer completo da quarta temporada, havia cenas com as grafias de William e Billy, sugerindo que uma delas poderia ter sido parte de uma sequência de sonhos.

Ponch e John

Charlie chama os guardas do governo que se estabeleceram na casa dos Wheeler de “Ponch and John”, referindo-se aos dois personagens principais do drama policial de ação, CHiPs, estrelado por Erik Estrada e Larry Wilcox. Apelidos irônicos no início, os dois agentes de aparência preguiçosa ganham suas listras mais tarde.

Little Shop of Horrors

Na parede do quarto, Will exibe um pequeno pôster da Pequena Loja dos Horrores. Embora a adaptação cinematográfica com Rick Moranis não chegasse até dezembro daquele ano, a peça da Broadway de 1982 já era muito popular naquela época.

Elvira

O esconderijo do contrabandista na igreja abandonada onde Hopper encontra refúgio apresenta um pôster pinup muito profano de Elvira, Mistress of the Dark. Embora o filme com esse nome não chegasse até 1988, Elvira’s Movie Macabre, uma mostra de filmes B que decorreu de 1981 a 1986, já havia feito de Elvira uma figura cult entre os fãs de terror.

Stranger Things Temporada 4 Episódio 5: “O Projeto Nina”

“Owens leva El para Nevada, onde ela é forçada a confrontar seu passado, enquanto as crianças de Hawkins vasculham uma casa em ruínas em busca de pistas. Vecna ​​reivindica outra vítima.”

Madonna

“Você é maior que Madonna para eles,” Dr. Owens diz a Eleven. Essa é uma grande afirmação em 1986, já que a artista já havia lançado “Like a Virgin” e estava prestes a lançar seu terceiro álbum, True Blue.

Caça-fantasmas (de novo)

Quando Dustin deixa cair sua mochila, é fácil identificar seu broche dos Caça-Fantasmas dizendo “Eu fui Slimed”. Isso não apenas remete aos trajes de Halloween da segunda temporada da gangue em homenagem ao filme de 1984, mas também reconhece a experiência de Dustin com eventos sobrenaturais confusos.

Jogos de guerra

Mike e Will são imediatamente capazes de descobrir que estão ligando para um computador quando chamam “NINA” porque faz o som de WarGames, o technothriller de 1983 estrelado por Matthew Broderick. Mike até se pergunta em voz alta se NINA é como Joshua, o computador em Jogos de Guerra.

Sherlock Holmes

Dustin cita Sherlock Holmes para Steve: “O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém, por acaso, observa”. Jeremy Brett trouxe nova popularidade ao papel do famoso detetive da ITV e da PBS a partir de 1984, então é possível que Dustin fosse um fã… ou talvez ele seja apenas um ávido leitor de Sir Arthur Conan Doyle.

“Vejo você em meus sonhos”

Na lousa do hospital psiquiátrico podemos ver os nomes de várias músicas, já que a musicoterapia está na ordem do dia aqui. O tema parece ser principalmente “sonhos” (por razões óbvias com Vecna ​​e os tributos em andamento a Nightmare on Elm Street). Temos padrões antigos como “Vejo você em meus sonhos” e “Envolva seus problemas em sonhos”

Mas uma é “Moonlight Serenade”, de Glenn Miller, que também não parece se encaixar imediatamente no tema “sonho” até você perceber que era originalmente conhecido como “Now I Lay Me Down to Weep”, que de repente soa … muito mais sinistro. “Red Sails in the Sunset” parece ser a exceção aqui, pois não conseguimos descobrir como isso pode se encaixar no tema.

Stranger Things Temporada 4 Episódio 6: “The Dive”

“Atrás da Cortina de Ferro, uma arriscada missão de resgate começa. A tripulação da Califórnia procura a ajuda de um hacker. Steve leva um para a equipe.”

Manteiga de Amendoim Jif

Outra coisa que faz Stranger Things parecer tão incrivelmente autêntico para sua época é como ele trabalha o posicionamento do produto na história real (veja, por exemplo, E.T. The Extra-Terrestrial e Reese’s Pieces). Aqui, é a manteiga de amendoim Jif, que era quase onipresente nos anos 80 por sua campanha publicitária que prometia que “mães exigentes escolhem Jif”, implicando que, se você estivesse comprando Skippy para seus filhos, talvez devêssemos dar um centavo em você para as redes sociais. serviços ou algo assim. E se alguém é uma “mãe exigente” é Joyce!

Pulp Fiction

Eddie diz que está “muito longe de estar bem”. Essa poderia ser a rara referência a Stranger Things não dos anos 80? “Estou muito longe de estar bem.” é uma linha notável de Marsellus Wallace de Ving Rhames em Pulp Fiction (1994).

Mynocks?

Mynocks - Todos os Easter Eggs e referências em Stranger Things 4ª temporada

Alguém mais pensa nos mynocks de O Império Contra-Ataca quando os morcegos Demogorgon (ou o que quer que sejam) estão na tela?

Episódio 7 da 4ª Temporada de Stranger Things: “O Massacre no Laboratório Hawkins”

“Enquanto Hopper se prepara para lutar contra um monstro, Dustin disseca os motivos de Vecna ​​– e decodifica uma mensagem do além. El encontra força em uma memória distante.”

Ozzy Osbourne

Depois que Steve luta contra alguns morcegos no estilo Demogorgon no Upside Down, Eddie o compara favoravelmente a Ozzy Osbourne. Steve não entendeu a referência, mas nós entendemos: durante um show em 1982, o então baterista do Black Sabbath mordeu a cabeça de um morcego no palco em Des Moines, Iowa. O morcego é frequentemente lembrado como vivo, mas na verdade estava morto e jogado no palco pelo fã de 17 anos, Mark Neal. Ozzy foi levado às pressas para o hospital para receber injeções de raiva após o show.

Clássico da Coca-Cola

Enquanto El tenta recuperar seus poderes, ela se concentra em esmagar uma lata de “Coca-Cola Classic”. A New Coke, com sua fórmula modificada e sabor menos desejável, tinha acabado de ser lançada em 1985, mas a essa altura, em 1986, a empresa percebeu seu erro de marketing e reintroduziu a receita original com a marca “clássica”.

Sê simpático, rebobina

Erica Sinclair precisa ser atualizada na história sobrenatural de Hawkins, então ela pede aos veteranos que expliquem usando a frase: “Seja gentil, retroceda”. Como funcionários da videolocadora, Robin e Steve ficariam orgulhosos; os clientes eram sempre encorajados a rebobinar suas fitas de aluguel de filmes antes de devolvê-las para a próxima pessoa emprestar. Talvez a paixão de Robin na banda da escola também devesse ter seguido esse conselho!

Skittles

Holly recebe um saco de Skittles em troca de seu Lite Brite (um brinquedo dos anos 80 que já foi apresentado em Stranger Things antes). Embora este doce britânico tenha sido importado para os EUA já em 1979, ele aumentou em popularidade e disponibilidade quando a divisão Wrigley da empresa Mars assumiu a produção doméstica em 1982.

Doutor Manhattan de Watchmen

Doutor Manhattan de Watchmen

A cena de desintegração do 001, feita pela 011, é inspirada em Doutor Manhattan de Watchmen. Ele foi desintegrado em um acelerador de partículas, mas se reconstruido e voltou como um dos personagens mais poderosos da DC Comics

A quarta temporada de Stranger Things se passa no ano de 1986. Foi o mesmo ano de lançamento da história em quadrinhos Watchmen, escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons.

Pruit Igoe and Prophecies

A mesma música na DC Comics e em Stranger Things: Pruit Igoe and Prophecies, de The Philip Glass Ensemble

Em conclusão, essas são todas as Easter Eggs e referências em Stranger Things 4ª temporada! Ao menos, todas as referências até o episódio 7! Você acredita que esquecemos de alguma? Pode nos avisar pelos comentários! Leia também em nosso portal: Stranger Things: quem é Vecna, o vilão da 4ª temporada.

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here