Stranger Things: quem é Vecna, o vilão da 4ª temporada

Stranger Things: quem é Vecna, o vilão da 4ª temporada
Vecna em cena de Stranger Things (Divulgação/Netflix)

Stranger Things: quem é Vecna, o vilão da 4ª temporada

Afinal de contas, quem é Vecna, o vilão da 4ª temporada de Stranger Things? Esse é o questionamento dos fãs desde que saíram os trailers da temporada da famosa série da Netflix. Agora, todos nós pudemos compreender esse vilão insano, inspirado em uma divindade do jogo de RPG Dungeons & Dragons. Cuidado, pois há spoilers no texto!

Vecna, o novo monstro em Hawkins!

O grande vilão Vecna foi assim apelidado por Dustin (Gaten Matarazzo), e já está causando maior terror na série! Afinal, é o responsável por mais adolescentes mortos em Hawkins. Desde o primeiro ano, os protagonistas de Stranger Things escolhiam os nomes dos monstros com base em referências de jogos de RPG. Anteriormente, foi essa mesma “homenagem” para o bizarro Demogorgon e com o Devorador de Mentes.


Contudo, Vecna é o primeiro vilão com aparência humanoide da série – para alguns, isso pode ser muito mais bizarro. De qualquer forma, o vilão se conecta com suas vítimas por meio de poderes psíquicos. Ele está preso no Mundo Invertido, então ele procura por qualquer um que esteja atormentado por um trauma ou que carregam fortes culpas. Ao conseguir essa vítima que já estava atormentada, então ele faz com que a vítima tenha severas alucinações até que esteja fraca o suficiente. Aí, o monstro domina seus corpos e sugue suas vidas.

O incrível em Vecna é isso: ele causou o maior caos sem nem ao menos precisar dar as caras no mundo real. Todo mundo está horrorizado, mas cadê esse monstrão? Além disso, a série mostra que ele seria superior aos monstros anteriores.

Eddie comanda partida de Dungeons and Dragons em Stranger Things. Divulgação/Netflix
Eddie comanda partida de Dungeons and Dragons em Stranger Things. Divulgação/Netflix

A origem de Vecna em Dungeons & Dragons

Dungeons & Dragons vecna

Agora, específicamente dentro do universo de Dungeons & Dragons, Vecna é uma entidade tão poderosa quanto o personagem de Stranger Things. Vecna, o deus dos segredos, é Neutro e Mau. Muitos acreditam que o deus dos segredos seja só um monstrinho aléatorio dentro do RPG, mas é uma divindade mesmo. Ele também é conhecido como O Lorde Aleijado, O Nome Sussurrado e O Mestre de Todos os Segredos e Mistérios. Do próprio Dungeons & Dragons – Livro do Jogador:

Vecna governa tudo o que não deve ser conhecido e aquilo que as pessoas desejam manter em segredo. Os domínios associados a ele são Mal, Conhecimento e Magia. Ele normalmente é retratado como um lich (um morto-vivo), que perdeu a mão e o olho esquerdos numa luta contra seu tenente traidor, Kas. Sua arma predileta é a adaga.

Dungeons & Dragons – Livro do Jogador

Outro detalhe interessante: dificilmente algum personagem possui Vecna como divindade favorita. Falando-se das classes disponíveis no RPG, todas as classes vão cultuar divindades diversas; por exemplo, Paladinos costumam ser devotos a Heironeous (deus do heroísmo) ou a Pelor (deus do sol). Entretanto, não tem uma classe que tenha o costume de ser devoto a Vecna. Ao conferir a religião de cada raça disponível, é a mesma coisa. Por exemplo, a divindade suprema dos halflings é Yondalla, a Abençoada, protetora da raça. Outro exemplo: A divindade suprema dos anões é Moradin, o Forjador da Alma. E mais um entretanto: não tem uma raça que tenha o costume de ser devoto a Vecna.

Leia também em nosso portal: Conheça o elenco e os personagens de Stranger Things

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here