Jack Ryan (Amazon Prime Original) – Resenha

992

Jack Ryan – Resenha da série original Amazon Prime Video baseada na obra de Tom Clancy

jack-ryan-resenha-poster.jpg

Título Original: Tom Clancy’s Jack Ryan
Ano: 2018
Criação: Carlton Cuse/Graham Roland | Nº de Episódios: 08
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Jack Ryan foi a principal aposta da Amazon para seu serviço de streaming em 2018, que vem, aos poucos, ganhando popularidade também no Brasil. Com uma produção de primeira classe e forte investimento em divulgação, pode-se dizer que as fichas foram muito bem gastas.

A série é baseada na obra do escritor e historiador Tom Clancy, considerado o inventor do techno-thriller, gênero que mescla ação, espionagem, ficção científica e militarismo. Além de ter inspirado diversos filmes e derivados sobre seus escritos e personagens, Tom também influenciou as já consagradas séries de videogames Rainbow Six e Splinter Cell, que levam seu nome no título.

jack-ryan-resenha-01.jpg

Jack Ryan traz toda a essência da obra de Clancy para uma série carregada de adrenalina. A trama apresenta o personagem homônimo – e o mais conhecido entre os criados pelo escritor, aqui interpretado por John Krasinski (The Office) – como protagonista, um agente da CIA responsável pela análise de movimentações financeiras suspeitas.

A rotina de Ryan passa por uma mudança brusca quando James Greer (Wendell Pierce), um ex-comandante de operações de guerra in loco, é rebaixado de seu posto e passa a assumir a chefia do departamento em que trabalha. Greer logo descobre que Ryan não é apenas um simples analista, e ambos se envolvem em uma caçada insana a uma possível célula de terrorismo no Oriente Médio.

jack-ryan-resenha-02.jpg

A sinopse pode parecer clichê, e de fato parte de um ponto comum para um tema que já foi explorado dezenas de vezes. É fato, também, que há um inevitável quê heroico próprio de qualquer obra do tipo criada sob a ótica americana. Entretanto, o primeiro episódio já é suficiente para tirar o fôlego e deixar para trás algum preconceito.

Jack Ryan possui um roteiro muito inteligente e perfeitamente estruturado, mantendo o espectador atento o tempo inteiro e, deste modo, trazendo momentos de sufoco, surpresa e apreensão nas horas e medidas certas. A mistura entre suspense, drama e ação é incrível – e esta ação, por sinal, é fantástica e visualmente impactante.

_DSC2956.ARW

Isto se aplica aos oito episódios da série, que possuem igual intensidade e relevância, contando a estória sem deixar gargalos ou queimar etapas. Destaca-se o desenvolvimento dos personagens, todos bem construídos, cujo background explica perfeitamente as motivações tanto de Jack e Greer quanto de seus antagonistas e também personagens secundários.

Este é um dos maiores aspectos positivos de Jack Ryan: a importância de seus personagens e, acima de tudo, suas motivações. O enredo dá igual profundidade tanto ao protagonista quanto a Suleiman (Ali Suliman), o antagonista, desenvolvido desde o princípio da trama, e cujo histórico e ações afetam diretamente sua família e todos que estão envolvidos com ele. Ryan se mostra um soldado imperfeito, cheio de questionamentos constantes e fantasmas do passado; Suleiman, por sua vez, é um homem impetuoso forjado pelos terrores da guerra e uma ascensão fundamentalista

JRYN_S1-ep101-JM_1838.tif

Dois pontos principais moldam não somente toda a estória, mas essencialmente estes dois personagens que especialmente a conduzem: os reflexos dos ataques incutidos pelos Estados Unidos ao Oriente Médio, a islamofobia e o terrorismo baseado no fundamentalismo. Tais temas são bem explorados e dão um aspecto muito mais interessante à obra.

jack-ryan-resenha-05.jpg

Com todos esses elementos, Jack Ryan vai muito além de uma série de ação e espionagem como muitas outras, tornando-se, de fato, uma produção de primeira linha quanto a séries de ficção, recheada de boas atuações e uma trama cativante. Esqueça os termos técnicos massantes e soluções óbvias: esta série tem muito mais a oferecer. Sem dúvidas, um dos carros-chefe do Amazon Prime Video.

Confira outras resenhas de séries aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

 

Análise Crítica
Data
Título Original
Jack Ryan (Amazon Prime Original)
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here