Jogos de tabuleiro sempre estiveram entre as opçÔes mais buscadas pelos jogadores. Com o passar dos anos, a tecnologia fez com que algumas outras opçÔes surgissem para as pessoas se divertirem.
Mesmo com os avanços tecnológicos, os jogos de mesa se adaptaram às plataformas digitais e hoje podem ser jogados até mesmo pela tela do celular. Canastra, ludo e até mesmo cobras e escadas são alguns dos jogos que os jogadores podem jogar em aplicativos e sites voltados para esse tipo de entretenimento.
Mas como que toda essa adaptação ocorreu? Uma visão geral do mercado de jogos online ajuda a entender como as operadoras aproveitaram o cenårio de jogos de tabuleiro clåssicos para adaptå-los ao mundo digital.
Adaptabilidade mĂłvel foi essencial
O primeiro ponto que ajudou os jogos de tabuleiro a se destacarem como opção para os jogadores que jogam em dispositivos móveis foi a adaptabilidade móvel. Atualmente, basta o jogador ter um dispositivo conectado à internet para encontrar muitas opçÔes para jogar.
AtĂ© mesmo baixando um Ășnico aplicativo, como Ă© o caso do MPL jogos, os jogadores brasileiros jĂĄ encontram um universo de jogos que podem ser jogados, atĂ© mesmo, com dinheiro de verdade.
Essa possibilidade de jogar jogos com dinheiro de verdade se desenhou como uma alternativa muito interessante para quem busca sair do tradicional jogo de tabuleiro em que nada Ă© apostado.
Antigamente, os jogos de tabuleiros poderiam ser jogados apenas por brincadeira e em locais fĂsicos. Com essa adaptabilidade ao mundo digital, o jogador tem o tabuleiro a mĂŁo aonde quer que esteja.
Alguns entusiastas do mundo dos jogos chegaram a cogitar que esse pode ser o fim dos consoles para jogos. PorĂ©m, o console segue sendo a alternativa mais procurada pelos jogadores brasileiros, mesmo que o celular esteja em uma crescente vertiginosa ao longo dos Ășltimos anos.
Jogos tradicionais e com novos recursos
Outra mudança que foi observada no modo tradicional de jogar jogos de tabuleiro foi a possibilidade de utilizar novos recursos. No caso do mundo digital, os jogadores conseguem utilizar dinheiro de verdade, conversar com outras pessoas e até mesmo marcar jogos na vida real.
Tudo isso Ă© possĂvel graças Ă conectividade que plataformas de jogos oferece aos seus jogadores. Antigamente, os recursos que os jogos online oferecem hoje em dia nĂŁo eram possĂveis de serem utilizados por quem joga.
A inserção das novas tecnologias fez com que cada vez mais jogadores se sentissem motivados a continuar jogando para conhecer os novos recursos. A ideia é simular a dos releases de games.
Um release de determinado jogo conta com mudanças que os jogadores podem usufruir em uma versão que eles jå conhecem. No caso dos jogos de tabuleiro, a proposta não é diferente. A ideia é que os recursos apenas aumentem o interesse e engajamento dos jogadores.
Foco em uma geração que gosta de tabuleiros
A Pesquisa Games Brasil de 2024 revelou que mais de 30% dos jogadores brasileiros tĂȘm entre 30 e 40 anos. Essa geração de jogadores Ă© justamente a que jogava jogos de tabuleiro no passado.
Antes dos jogos digitais serem liberados para os jogadores, quem jogava tinha que experimentar opçÔes fora da internet. Era nesse momento que o tabuleiro se mostrava como uma alternativa relevante para o jogador.
Muitos dos jogadores que hoje tĂȘm entre 30 e 40 anos jogaram muitos jogos de tabuleiro. AlĂ©m do tabuleiro, jogos de cartas tambĂ©m foram muito explorados por essa mesma geração. Isso ajuda a explicar o sucesso dos jogos da Devir brilhassem no Board Game Geek. PorĂ©m, todo esse sucesso foi conquistado sem internet ou computador.
O advento da internet, computadores e dispositivos móveis fez com que as desenvolvedoras de jogos vissem a oportunidade de alcançar novamente essa faixa etåria. Só que, dessa vez, no ambiente digital.
A possibilidade de atrair para o jogo uma geração altamente engajada com jogos de tabuleiro e com a jogabilidade em geral fez com que a indĂșstria de games adaptasse jogos clĂĄssicos para que as pessoas entre 30 e 40 anos pudessem passar por uma nostalgia sem necessariamente precisar sair de casa.
Ainda mais desenvolvimentos estĂŁo por vir
Existem prognĂłsticos que apontam para ainda mais desenvolvimentos no segmento de jogos de tabuleiro clĂĄssicos. As empresas seguem de olho em opçÔes que mantĂȘm os jogadores engajados e, ao mesmo tempo, explorem opçÔes clĂĄssicas que quem joga jĂĄ tem costume de jogar.
A fĂłrmula tem dado certo para algumas empresas de desenvolvimento de jogos e tende a continuar sendo um sucesso se a faixa etĂĄria de jogadores continuar engajada como jĂĄ tem apresentado em seus nĂșmeros mais recentes.