Spoiler: Série Loki matou seu novo personagem mais interessante
O seguinte texto contém spoiler de Loki, temporada 2, episódio 4, agora transmitido pela Disney +.
Diferentemente da primeira saída com a Autoridade de Variância Temporal, o conflito na segunda temporada de Loki não é tão direto. Na primeira temporada, Loki, Sylvie e, eventualmente, Mobius, trabalharam juntos para desvendar os segredos dos Guardiões do Tempo e libertar a TVA de Ravonna Renslayer, Miss Minutes e He Who Remains. No entanto, Renslayer e a simpática personagem animada não terminaram sua trama com a TVA. Como parte de seu plano, eles recentemente eliminaram o personagem mais intrigante da segunda temporada de Loki: o General Dox. Sylvie poupou a vida de Ravonna Renslayer (novamente) depois que Loki e Mobius resgataram Victor Timely.
A partir desse ponto, Ravonna e Miss Minutes conseguiram retornar à TVA, abrindo uma porta do tempo na cela de detenção onde o General Dox, Hunter X-5 (também conhecido como “Brad”) e outros agentes sobreviventes que se opuseram às ramificações do juiz Gamble estavam detidos. No entanto, embora o General Dox e os outros agentes tenham permanecido leais à missão original da TVA, eles não demonstraram lealdade a Renslayer. Quando Ravonna ofereceu a oportunidade de escapar e se juntar a ela, o grupo recusou.
A escolha que fizeram, preferindo a morte a lutar ao lado de Ravonna por uma visão aparentemente semelhante da missão da TVA, é dramaticamente interessante. No entanto, uma vez que o público teve pouco tempo para conhecer o General Dox, suas motivações para esse ato desafiador permanecerão em grande parte inexplicadas. No entanto, em uma narrativa de viagem no tempo baseada em histórias em quadrinhos, a morte raramente é permanente.
Você é fã do personagem Loki, icônico vilão da Marvel? Se sim, então aproveite para conferir em nosso portal:
- Resenha da HQ Vote Loki, por Christopher Hastings, Stan Lee e Larry Lieber
- Como Vote Loki se tornou o melhor quadrinho do Deus da Trapaça
- Você precisa ler Loki: Onde mora a trapaça, por Mackenzie Lee
- A série Loki não é a primeira experiência de Ke Huy Quan com uma produção da Marvel
- HQs, livros e itens colecionáveis do personagem estão disponíveis à venda via Amazon! Clique aqui para acessar a loja e garantir os seus!
O que a segunda temporada de Loki disse aos espectadores sobre o General Dox?
Assim como Brad Wolfe e o Juiz Gamble, General Dox é um novo personagem introduzido na segunda temporada de Loki, embora Loki e Mobius já pareçam familiarizados com eles. Isso sugere que estiveram “fora de cena” durante os eventos da primeira temporada. Hunter B-15 era o rosto reconhecido pelos Minutemen da TVA, e parece que o General Dox era sua superiora. Mesmo diante da revelação da verdade sobre a TVA, ela mantém firme seu compromisso com a Linha do Tempo Sagrada. Ela reconhece que, embora os Guardiões do Tempo fossem uma elaborada farsa, “seus alertas eram genuínos”. Na estreia da segunda temporada de Loki, ela deixa a sala de guerra pronta para desobedecer às ordens.
General Dox claramente inspira lealdade em suas tropas. Eles a seguiram quando ela desobedeceu às ordens do Juiz Gamble. Nenhum deles se opôs quando o General Dox optou pela execução em vez de se juntar a Renslayer. Este detalhe por si só sugere que ela inspirou o tipo de lealdade normalmente reservada aos capitães da Frota Estelar em Star Trek. Seus Minutemen não apenas estavam dispostos a desafiar as ordens da TVA por ela, mas também estavam dispostos a aceitar a morte em vez de desobedecê-la. Uma pessoa que pode incitar esse tipo de devoção é um personagem que merece uma exploração mais aprofundada.
A cena da estreia da segunda temporada em que o General Dox e o Hunter X-5 tocam as testas sugere que os dois têm um relacionamento próximo. Os espectadores podem interpretar isso como romântico, e talvez seja. No entanto, parece mais comovente, como se ela estivesse assumindo o papel de mãe, confortando e preparando-o para uma missão árdua. Na verdade, ela não parece zangada quando descobre que Brad traiu seus planos. Conhecendo seus sentimentos, ela pode tê-lo deixado ir voluntariamente, em vez de ele abandonar a missão.
Por que o General Dox rejeitou Ravonna Renslayer como líder da TVA?
Além de tomar o controle da TVA na ausência de Aquele que Permanece, os planos de Ravonna Renslayer permaneciam, em grande parte, envoltos em mistério. No entanto, é provável que ela tenha almejado restaurar a TVA ao seu estado anterior, embora possivelmente tenha feito algumas modificações na Linha do Tempo Sagrada. Ravonna Renslayer se revelou como a verdadeira antagonista da segunda temporada de Loki, e o General Dox percebeu isso assim que a viu. Do ponto de vista de Dox, Renslayer era apenas uma juíza de alto escalão até alguns dias, no máximo uma semana atrás. Talvez Dox sempre tenha sentido algo errado em relação a Renslayer, mas confiou nos Guardiões do Tempo.
Mesmo sem eles ou Aquele que Permanece, Dox de alguma forma percebe que Renslayer não é adequada para liderar. Não há dúvidas de que Aquele que Permanece, em última análise, foi um vilão. Seu desejo de evitar parcerias, ecoando em qualquer variante de Kang que Victor Timely possa se tornar, é um aspecto de sua natureza autoritária. No entanto, pelo menos no que diz respeito a Renslayer, talvez mantê-la à distância não seja apenas um medo de compromisso. Ela era a líder de seu exército na guerra multiversal, não o General Dox. Embora Dox possa não se lembrar especificamente desse tempo, talvez, em algum lugar de sua mente, ela perceba que Renslayer representa um perigo significativo.
Dox está lutando por aquilo em que acredita, em particular a integridade da Linha do Tempo Sagrada. Ela ouviu Loki falar de alguém “vindo” que ameaça a TVA e toda a realidade. Seu ato de insurreição, ao podar os cronogramas, foi um ato de sacrifício. Ela e seus Minutemen provavelmente esperavam ser executados por seus crimes. No entanto, essa versão mais gentil e compassiva da TVA teria encontrado uma alternativa, sem dúvida. Renslayer, por outro lado, não está fazendo um sacrifício; ela está tentando consolidar seu poder. O General Dox e suas tropas não desejam fazer parte disso.
General Dox poderia retornar nos últimos episódios da 2ª temporada de Loki?
É verdadeiramente lamentável que os espectadores tenham visto tão pouco de General Dox. Um personagem que não era um vilão, mas acreditava na versão da Linha do Tempo Sagrada da TVA, infelizmente ficou em segundo plano na série. Mobius brincou com Hunter B-15, dizendo que seria difícil contar aos agentes da TVA que seus “deuses estão mortos e que tudo em que acreditavam era mentira”. No entanto, as coisas não foram bem assim. Hunter B-15 conseguiu convencer a Juíza Gamble e, com ela, o restante da TVA rapidamente. Até Ouroboros, que sabe que o Temporal Loom não foi construído para um multiverso, está ponderando como adaptá-lo.
O plano da General Dox de reduzir os cronogramas fazia sentido, especialmente porque ela não o anunciou como os vilões da Marvel às vezes fazem. No entanto, uma exploração mais profunda sobre como as instituições podem ser tanto prejudiciais quanto benéficas teria sido enriquecedora, se o ponto de vista de Dox fosse mais claro. Ela acreditava que a instituição não estava quebrada e que seus métodos violentos visavam um bem maior. Ver Loki, Mobius e Hunter B-15 mudarem de ideia teria proporcionado uma narrativa fascinante. Felizmente, existe a possibilidade de que ela possa fazer uma aparição futura na série.
O trailer da segunda temporada de Loki incluiu cenas do Deus da Travessura navegando no tempo fora da TVA. A menos que essas cenas tenham sido excluídas da série, elas ocorrem após o cataclismo que marcou o final do último episódio. Loki pode estar à procura e recrutando seus amigos da TVA em diferentes lugares do multiverso. Isso significa que, em algum lugar, a mulher que se tornará General Dox está apenas aguardando ser chamada para o serviço por um líder em quem ela esteja disposta a seguir.