Por que Sauron não recrutou o Balrog de Moria em O Senhor dos Anéis?
O final de O Senhor dos Anéis é absolutamente clássico. O bem triunfou sobre o mal quando Frodo e Sam cumpriram sua missão de destruir o Anel de Sauron. E com isso, a Terra-média foi libertada da ameaça e influência do Lorde das Trevas. Não perceber que Frodo estava levando o Anel para a Montanha da Perdição foi um erro da parte de Sauron, mas isso estava longe de ser seu único erro se ele realmente quisesse dominar a Terra-média. Por que Sauron não recrutou o Balrog de Moria em O Senhor dos Anéis? Cuidado, pois há spoilers da trilogia no texto! Atualmente, as adaptações cinematográficas e séries baseadas nas obras de JRR Tolkien estão disponíveis atualmente na plataforma de streaming Prime Video.
Afinal, por que Sauron não recrutou o Balrog de Moria? Cuidado, pois há spoilers!
Sauron não acreditava que alguém seria capaz de resistir ao poder do Anel, então ele nunca pensou que alguém tentaria destruí-lo. Assim, ele não colocou nenhum guarda no Cracks of Doom, o que foi um grande erro. Outro erro foi liberar Gollum. Sem ele, Frodo nunca teria chegado a Mordor. Além disso, Sauron não usou todas as suas forças e negligenciou recrutar o que poderia ter sido seu maior aliado – o Balrog de Moria.
O Balrog teve apenas uma breve aparição em A Sociedade do Anel, mas foi o suficiente para provar o quão formidável era. Enquanto Gandalf e companhia viajavam pelos túneis escuros de Moria, eles atraíram a ira do demônio de fogo. À medida que a Sociedade se aproximava do fim de sua jornada, o Balrog os confrontou com todas as suas forças. Ao gastar toda a sua força, Gandalf, o Cinzento, derrotou o Balrog, mas o esforço o matou – pelo menos por enquanto.
Se Gandalf teve que se sacrificar para derrotar o Balrog, fica claro o quão poderoso o monstro realmente era. Agora, imagine o que teria acontecido se Sauron e o Balrog tivessem combinado suas forças. Teria sido uma equipe mortal que provavelmente teria condenado a Terra-média de uma vez por todas. No entanto, houve uma série de razões pelas quais essa aliança nunca aconteceu.
Para começar, Sauron e o Balrog eram ambos Maia. Então, em termos de “ranking angelical”, eles estavam no mesmo nível, o que significava que Sauron não tinha autoridade para comandar o Balrog. Como um Valar, Morgoth liderou uma enorme quantidade de Balrogs na Primeira Era, mas como Sauron era apenas um Maia, o Balrog não teria lealdade a ele. Ele era seu próprio mestre em Moria, e nenhum Lorde das Trevas iria arruinar isso.
Assim, se ele realmente quisesse recrutar o Balrog, Sauron teria que dominá-lo primeiro. Dado o esforço necessário para Gandalf derrotar o Balrog, provavelmente teria sido uma luta difícil para um Sauron sem Anel. Claro, ele eventualmente teria conseguido dominar o demônio, mas Sauron não tinha o tempo extra ou a energia que isso levaria. Ele só estava preocupado em encontrar o Anel, e já tinha muitos servos para fazer isso por ele. Então, resumindo, o poder que Sauron teria ganho ao recrutar o Balrog não valia o seu tempo.