Saruman forjou seu próprio Anel de Poder
E aí? Você sabia que Saruman forjou seu próprio Anel de Poder durante a trilogia O Senhor dos Anéis, do autor britânico JRR Tolkien? Toda a premissa de O Senhor dos Anéis era manter o Um Anel (que existiu por muito tempo) longe do Lorde das Trevas Sauron. Se ele conseguisse, ele teria se tornado uma força tremenda, praticamente imparável. Então, Frodo e o resto da Sociedade empreenderam uma longa e árdua busca para tentar destruir o Anel nas chamas da Montanha da Perdição. Ao longo do caminho, eles encontraram todos os tipos de monstros, guerreiros e obstáculos, mas a missão de Frodo foi um sucesso no final.
Embora o Um Anel de Sauron fosse facilmente o mais poderoso, havia vários anéis de poder. Além do anel Nazgûl, havia três anéis élficos bastante influentes que apareceram na obra: Vilya, pertencendo a Elrond, Nenya, pertencendo a Galadriel e Narya, pertencendo a Gandalf. No entanto, os fãs casuais do LOTR podem não saber que Saruman, o Branco, também tinha secretamente um anel de poder.
Quem era Saruman, o branco no LOTR?
Com Sauron em ascensão durante a Terceira Era, os Valar enviaram cinco Istari para a Terra-média. Sua missão era exortar os povos livres do mundo a se levantarem contra o mal. O principal deles era Saruman, o Branco, que originalmente era um vassalo dos Valar Aulë. Quando os Valar se preparavam para enviar os Istari para a Terra-média, Saruman foi o primeiro a se voluntariar. Quando chegou, era facilmente o mais poderoso.
Entretanto, Saruman não cumpriu sua missão. Em vez de combater sutilmente os males de Sauron, Saruman se juntou a eles. Ele jurou a lealdade de Isengard ao Lorde das Trevas e não olhou para trás. Além disso, ele ainda criou os Uruk-hai, que especularam-se ser o cruzamento de Orcs e Homens, e eles devastaram Rohan, quase destruindo todo o reino.
Saruman e seu anel secreto de poder
No entanto, o mal de Saruman era mais profundo do que se pensava. Antes da época de O Senhor dos Anéis, ele começou a desejar o Um Anel. Então, ele procurou por ele e encontrou os restos mortais de Isildur no processo. O irônico é que graças a Gollum, Saruman nunca encontrou o Um Anel. No entanto, o fracasso de Saruman apenas gerou um novo hobby: a fabricação de anéis. Já no período da trilogia, Saruman usou Radagast para levar Gandalf a Isengard. Quando Gandalf chegou, no romance O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, ele diz:
Foi quando Gandalf notou pela primeira vez o anel de Saruman. Certamente é possível que Saruman tenha encontrado um dos anéis menores que os Elfos de Eregion fizeram na Segunda Era. Também é possível que Sauron tenha presenteado o Mago Branco com um anel menor como uma demonstração de boa fé. No entanto, é mais provável que Saruman tenha feito o anel para si mesmo. Quando aprisionou Gandalf em Orthanc, ele disse o seguinte:
As habilidades de Saruman seriam severamente deficientes quando comparadas a Sauron, mas o fato de ele ter começado a investigar a fabricação de anéis poderia ter sido problemático. No prefácio de O Senhor dos Anéis, JRR Tolkien escreveu que se não fosse a derrota de Sauron, Saruman teria encontrado os segredos avançados da fabricação de anéis em Mordor. Com esse conhecimento, ele teria eventualmente “criado um Grande Anel próprio para desafiar o autointitulado Governante da Terra-média”. Então, seu anel pode não ter sido super poderoso, mas foi apenas o primeiro passo em seu próprio plano de dominação.
Atualmente, toda as adaptações cinematográficas dos livros de JRR Tolkien estão disponíveis pela Prime Video!