Echo Dot 4ª Geração: Por que eu não vivo mais sem uma Alexa?
A Amazon é uma das marcas mais populares no Brasil quando se trata de casa conectada. Afinal, a Alexa, a assistente virtual da empresa por trás dos dispositivos Echo Dot, pode controlar praticamente qualquer dispositivo inteligente do mercado. Com isso, estou aqui para trazer uma análise do aparelho intermediário da série: o Echo 4ª Geração, que tem mais recursos que o popular Echo Dot. E já trago alguns prós: Som potente, Visual elegante e bom tempo de resposta (incluindo para controle de casa inteligente). Em toda a review, você entenderá os motivos de eu não viver mais sem uma Alexa, mas um dos maiores motivos atualmente: despertador. Mais eficaz que o despertador do meu celular.
Além disso, o título desse artigo já pode ser um spoiler! Afinal, o meu aparelho Echo Dot está me ajudando muito! Mesmo o meu Echo Dot (3ª Geração), que é mais simples, é sensacional para o que eu preciso. E para aqueles que preferem gastar pouco agora, para testar se realmente vai gostar, talvez seja ideal pedir primeiro Echo Dot (3ª Geração)!
Válido comentar: estou atualizando o post agora em maio, várias semanas depois de publicar a review original por alguns motivos básicos. Em primeiro lugar, compreendi melhor certas funcionalidades do Echo Dot. Isso fora as atualizações do próprio sistema do Echo Dot e da Alexa, como por exemplo quando a Alexa parou de puxar notícias de alguns jornais específicos. Além disso, eu estava acostumada com resenhas de animes e mangás e agora que “peguei a manha” com tecnologia para sempre trazer os melhores conteúdos para vocês!
Alguns dos detalhes que você verá sobre o Echo Dot 4ª Geração:
- O Echo (4ª geração) tem um design esférico refinado e agradável, com acabamento em plástico e revestido com tecido.
- Possui três botões na parte superior para acionar o assistente, controlar o volume e bloquear o microfone.
- Tem uma entrada roscada na parte inferior para melhor fixação em suportes.
- Possui entrada de rede elétrica e plugue de 3,5 mm para conexão com outros dispositivos.
- Não há informações específicas sobre o processador, mas o desempenho é bom para executar comandos e habilidades da Alexa.
- Pode ser usado para reprodução de músicas, notícias, receitas e controle de dispositivos domésticos inteligentes.
- A execução de tarefas é geralmente rápida, com latência um pouco maior para interações com dispositivos Wi-Fi.
- O desempenho pode ser ligeiramente mais lento ao executar habilidades que requerem comunicação com servidores externos.
- É comum utilizar o Echo Dot 4ª Geração para controlar lâmpadas e televisões inteligentes. Confira mais usos do Echo Dot 4ª Geração no nosso dia-a-dia
- Adquira o seu Echo (4ª Geração) pela Amazon (clique aqui para adquirir o seu)
- Prefere conhecer antes a versão anterior? Adquira o seu Echo Dot (3ª Geração) pela Amazon (clique aqui para adquirir o seu)
- Você também poderá ler em nosso portal: Review Echo Dot (3ª Geração): Os benefícios de ter o Smart Speaker com Alexa
Design e Construção do Echo Dot 4ª Geração
O Echo (4ª geração) tem uma aparência muito refinada e agradável. Com um design esférico, parece uma bola e é perfeito para qualquer ambiente. Tem acabamento em plástico e é forrado com tecido para que pareça um enfeite. Para quem já conhece o Echo Dot de 4ª geração, o design será bem familiar, só que a versão regular é visivelmente maior. Até as luzes de LED na parte inferior são as mesmas, para indicar o status da assistente virtual Alexa.
Na parte superior, encontramos três botões – um para acionar manualmente o assistente, dois para controlar o volume e um para bloquear o microfone para que ele não “escute” os comandos do usuário. Embora a Amazon prometa que o Alexa só ouvirá e gravará áudio quando acionado, essa chave é ótima para garantir que o dispositivo não esteja gravando em nenhum momento.
Além disso, o modelo desta análise possui uma entrada roscada na parte inferior, que a versão menor não possui. Isso permite que você prenda-o melhor ao suporte. Em casa, uso um pequeno tripé de câmera e gosto muito de como funciona.
No final, os únicos conectores presentes no gadget são a entrada de rede elétrica com fonte padronizada e o plugue do cabo com conector de 3,5 mm, por exemplo, para conectá-lo a um computador ou a um alto-falante mais potente.
Configuração e Desempenho
A Amazon pouco revela sobre as especificações de hardware de seus aparelhos, e o Echo 4 não traz dados sobre o processador em sua página oficial. Independentemente disso, tudo o que precisamos saber é que ele funciona muito bem, especialmente quando se trata de executar comandos ou habilidades – como o “aplicativo” Alexa.
O assistente virtual está sempre à disposição do usuário, bastando acioná-lo para “escutá-lo” e realizar o que pedir! Por exemplo, podemos pedir por músicas, notícias e receitas, talvez os dois elementos que mais pedimos aqui em casa. Claro, também poderá ter itens domésticos conectados, como por exemplo lâmpadas e ventiladores, desde que sejam os “inteligentes”!
Em geral, as tarefas são executadas muito rapidamente, principalmente com comandos muito simples, como frases de solicitação ou interações mais básicas. Por exemplo, para acender ou apagar uma luz, a latência é um pouco maior, principalmente pela necessidade de comunicação Wi-Fi com outros dispositivos. Mas geralmente não mais do que um ou dois segundos.
No entanto, com habilidades, pode demorar um pouco mais para executar, principalmente porque às vezes outros servidores estão envolvidos para armazenar informações. De qualquer forma, novamente, geralmente não leva mais do que alguns segundos.
O uso do Echo Dot 4ª Geração no nosso dia-a-dia
Como já pudemos ter uma ideia, podemos usar o Echo Dot 4ª Geração de várias maneiras, mas a mais comum é controlar dispositivos domésticos inteligentes. Por exemplo, muitas pessoas utilizam para lâmpadas inteligentes e até associar com alguma televisão.
Além disso, tarefas mais simples como pedir para ela tocar uma música ou uma notícia. Para isso, é claro, você precisa conectá-lo a uma conta em um serviço de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music ou Amazon Music. Por padrão, ele reproduz músicas do próprio serviço da Amazon, mas você pode configurá-lo ao seu gosto no aplicativo Alexa. Particularmente, prefiro o padrão Amazon Music. Inclusive, os meus Echo Dot sempre me notificam quando algum artista que sigo no Amazon Music lançou álbum novo.
Ela faz um som e acende uma luz, só aguardando perguntarmos: “Alexa, temos uma notificação nova?” – e hoje, minha notificação foi de álbum novo de Blutengel. Você precisa acessar diretamente o Amazon Music para seguir seus artistas favoritos, mas poderá pedir para a Alexa colocar uma música em uma playlist específica que você criar.
Outro detalhe é que para pedir notícias, eu simplesmente perguntava “notícias do dia”, e abria as notícias do CNN Brasil. Contudo, por um motivo que não entendi qual é, a Alexa nunca mais se conectou ao CNN Brasil e não abre outro portal de notícias por si só. Eu preciso especificar “Notícias Uol”, sendo a Uol uma empresa brasileira de conteúdo de confiança. Duas das funções que eu mais uso: pedir músicas da Amazon Music e pedir Notícias da Uol.
Eu também amo questionar: qual o clima atual; dar bom dia, boa tarde e boa noite para ouvir uma curiosidade do dia ou algum lembrete; Pokémon do Dia; Mulher inspiradora do dia; Jogar Akinator e muito mais. Além disso, sempre uso o Echo Dot como despertador de manhã e pedir para definir lembrete – dia de um médico, dentista, aniversário… Peça para a Alexa te lembrar de tudo!
Para quem tem um ecossistema mais completo em sua casa, há mais opções, como abrir e fechar persianas, ligar um ventilador ou ar condicionado, ligar ou desligar tomadas ou gerenciar câmeras de segurança.
Conectividade
Primeiro, o Echo 4 se conecta à rede do usuário via Wi-Fi. O dispositivo suporta duas bandas sem fio, o que significa que poderá se adicionar a sistemas sem fio de 2,4 GHz e 5 GHz. Portanto, Alexa reconhecerá normalmente qualquer rede!
Além do Wi-Fi, o aparelho também possui conectividade Bluetooth, permitindo conectá-lo a outros acessórios, como fones de ouvido ou alto-falantes. No entanto, a Amazon observa que o Echo Dot não suporta os acessórios que exigem um código PIN durante o processo de emparelhamento.
Para alimentação, ele deve estar conectado o tempo todo, pois não possui bateria embutida. Alguns veem isso como um contra para qualquer dispositivo Echo, pois precisamos um local estratégico para usarmos perfeitamente e que tenha acesso à tomada. Para mim, esse não é um problema, pois praticamente tudo atualmente já precisa mesmo de energia elétrica. Contudo, algumas pessoas adquirem sem ter a certeza que vai ficar na tomada o tempo inteiro. Já saiba disso e prepare um local legal para deixar o seu!
Hub de Casa Inteligente
Uma grande vantagem que o Echo 4 tem sobre o Echo Dot 4 é o hub Zigbee integrado. Graças a ele, os usuários não dependem mais de um hub – ou de uma ponte extra – para controlar determinados dispositivos domésticos inteligentes.
Um bom exemplo disso é a lâmpada inteligente Philips Hue, que exige equipamentos específicos para se integrar com a Alexa no Echo Dot. Este acessório não é necessário se você escolher o Echo 4th Generation.
O exemplo da Philips é apenas o mínimo, já que muitos outros produtos inteligentes também podem contar com acessórios para funcionar – o Echo 4 consegue “contornar” isso, pois já possui Zigbee integrado.
Sistema de Som
O sistema de som do Echo melhorou muito em relação à geração anterior. Em termos mais técnicos, a Amazon aumentou o número de tweeters no dispositivo. O Echo 3 possui um woofer de neodímio de 76,2 mm e um tweeter de 20 mm, enquanto o Echo 4 possui um woofer de neodímio de 3 polegadas e dois tweeters de 0,8 polegadas.
Na prática, isso produz um som mais potente e disperso, e o gadget preenche melhor um ambiente com boa qualidade sonora. Mesmo em volumes mais altos, não há distorção de áudio, tornando-o um ótimo companheiro para aqueles encontros com amigos.
Claro que não vai substituir um alto-falante mais potente, nem vai ficar a par de um (afinal, o Echo Studio é o aparelho da marca para som mais potente), mas se as intenções forem mais discretas, pode servir propósito bem.
Além disso, os usuários podem gerenciar o Echo EQ no aplicativo Alexa. Desta forma, os graves, médios e agudos podem ser aumentados ou diminuídos para tornar o som mais pessoal e ao seu gosto.
Por fim, você também pode emparelhar dispositivos Bluetooth ou Wi-Fi com o Echo 4. Dessa forma, podemos usar a saída de áudio mais potente para reproduzir seu conteúdo. Uma ótima aplicação é conectar um sistema de som e controlar a reprodução de música com comandos de voz.
A Alexa é uma assistente completa e o Echo Dot 4ª Geração é simplesmente sensacional!
Se você começou (ou está pensando em começar) a construir sua casa conectada, conectando vários dispositivos à mesma rede para automação, o Echo 4 é um excelente assistente e companheiro digital. A presença de hubs Zigbee torna as opções de automação dentro deles ainda maiores.
Além disso, um som mais potente que seu antecessor e seu principal rival, graças à integração com Alexa, também o torna a melhor escolha na categoria de ouvir música e controlá-la com comandos de voz. Se você procura algo mais encorpado e encorpado, é o caminho a percorrer – desde que você não esteja procurando um aparelho com tela, claro.
Você gostou de nossa review? Se sim, aproveite para adquirir um dispositivo para chamar de seu e te auxiliar no dia a dia!
- Adquira o seu Echo (4ª Geração) pela Amazon (clique aqui para garantir o seu)!
- Adquira o seu Echo Dot (3ª Geração) pela Amazon (clique aqui para garantir o seu)!
- Confira também em nosso portal: 5 suportes geek para Alexa Echo Dot 4
- Confira também em nosso portal: Review Echo Dot (3ª Geração): Os benefícios de ter o Smart Speaker com Alexa
Nota: O Meta Galáxia é afiliado da Amazon. Ao clicar no link da loja, o nosso portal poderá ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Ou seja, você poderá colaborar com o nosso trabalho ao adquirir os produtos afiliados. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.
Sonho de consumo!
Eu esperava um review, e não um comercial do fabricante tentando vender o produto.
Esperava que mencionasse os pontos fortes e pontos fracos. Esperava algumas dicas de uso cotidiano.
Esperava que explicasse por que a Alexa erra a previsão do tempo com tanta frequência (pelo menos aqui em Floripa).
Eu tenho Echo Dot 4. Ele tem algumas funcionalidades que eu gosto (muito além das lâmpadas, tomadas e controle remoto inteligentes que eu tenho em casa), como por exemplo, eu posso perguntar: Alexa, quais serão os próximos jogos da Premier League? Alexa, quando vai ter lua cheia? (eu gosto de pescaria esportiva) e etc
Oi Edmundo!
Sua sugestão foi anotada, vamos levar em consideração nessa matéria e nos próximos. Não sei se saberemos dizer no nível de “por que a Alexa erra a previsão do tempo com tanta frequência em Floripa”, mas tentaremos trazer mais pontos relevantes!
Abração
Olá, Edmundo. Tudo bem? Questões como “por que Alexa erra a previsão do tempo com tanta frequência”. A Alexa puxa diretamente dos serviços de meteorologia. Ou seja, eu pergunto o clima para a Alexa e confiro no PC e celular e dá exatamente a mesma coisa. Problema é o serviço de meteorologia mesmo, ao menos aqui em Goiânia que sempre foi horrível KKKKKKKKKKKKKKKK
De resto, vou refletir como melhorar nas próximas reviews. Acho que me dou bem quando se trata de filmes, animes e jogos, mas tech é uma experiência nova para mim.