Resenha de O Departamento da Verdade volume 01, de James Tynion IV e Martin Simmonds

O Departamento da Verdade
Reprodução: O Departamento da Verdade 01 de James Tynion IV e Martin Simmonds

Resenha de O Departamento da Verdade volume 01, de James Tynion IV e Martin Simmonds

Um dos grandes Lançamentos da Editora Devir, está o volume 01 da fantástica obra de O Departamento da Verdade, de James Tynion IV e Martin Simmonds, que agora trago a resenha! Sobre o que se trata especificamente? Além disso, compensa ler e onde comprar? Saiba tudo aqui em nossa resenha!

Em primeiro lugar, é válido comentarmos sobre quem está por trás da obra! James Tynion IV é um dos roteiristas de quadrinhos mais importantes da nova geração, que venceu quatro prêmios Eisner entre 2021 e 2022, entre os quais está o prêmio como “Melhor Roteirista” por O Departamento da Verdade. Além disso, fez muito sucesso quando trabalhou em obras da DC!

Já Martin Simmonds é um talentoso ilustrador Martin Simmonds é um artista de quadrinhos e co-criador de Dying is Easy (com Joe Hill) para IDW, assim como Punks Not Dead (com David Barnett) para Black Crown e Friendo (com Alex Paknadel) para Vault Comics. O artistaambém fez sucesso enquanto trabalhava nos estúdios da Marvel!

O Departamento da Verdade vol 01

Ficha técnica de O Departamento da Verdade volume 01

Título Original: The Department of Truth vols. 1 e 2
Editora original: Image Comics
Editora no Brasil: Devir
Roteiro: James Tynion IV
Desenhos: Martin Simmonds
Tradução: Marquito Maia
Formato: 17 x 26 cm
Estrutura: 324 páginas, miolo colorido
Acabamento: brochura
Peso: 670 g (estimado)
Lombada: 2,2 cm (estimada)
Área de interesse: teoria da conspiração
Público: adulto
Preço: R$ 145,00
Adquira o seu exemplar via Amazon (clique aqui para comprar)
Palavras-chave: Mistério, conspiração, investigação
O Departamento da Verdade foi indicado duas vezes ao Prêmio Eisner: Melhor Nova Série (2021) e Melhor Série Contínua (2022)

Sinopse oficial:

Cole Turner estudou teorias da conspiração durante toda a sua vida, mas ele não está preparado para o que pode acontecer quando descobre que todas elas são verdadeiras, desde o assassinato de JFK até metamorfos reptilianos. Nada disso chegou ao conhecimento da população porque uma organização vem encobrindo esses segredos há muito tempo. Turner pensou que tinha se juntado ao lado certo na guerra pela Verdade. Mas quanto mais ele aprende sobre o período em que Lee Harvey Oswald comandou o Departamento, menos certeza ele tem.
Qual é o segredo profundo e obscuro por trás do Departamento da Verdade?

Enredo de O Departamento da Verdade volume 01

O Departamento da Verdade volume 01

Como se pode imaginar pela sinopse, nosso protagonista é Cole Turner. Ele estudou teorias da conspiração durante toda a sua vida, mas a melhor parte da obra é que todas elas são verdadeiras, incluindo problemas com demônios, terra plana e reptilianos. O protagonista descobre isso após ser levado por dois agentes relacionados ao FBI, Lee Harley Oswald e Ruby, que exigiram ao nosso protagonista relatar tudo o que ele descobriu nos últimos dias.

Literalmente, Cole Turner acreditava que morreria assim que relatasse tudo, já que estava ali com os dois sujeitos extremamente assustadores. Desanimado e sabendo que nunca mais veria o seu marido, ele começa a narrar que estava fazendo investigações e participando de eventos mais na base da curiosidade mesmo, mas foi chamado por uns caras ricos para conversar. Esses ricos o convidaram humildemente (por livre e espontânea pressão) para fazer uma viagem de jato particular para que o protagonista olhasse com os próprios olhos: algumas das teorias são reais.

Ainda por cima, havia uma misteriosa mulher com roupas vermelhas e óculos escuros com eles. Sim, nos eventos e na viagem com os poderosos. Para ser um tanto medonha, ela tira os óculos em um momento, onde vemos que na real ela nem olhos tem e sabe-se lá como ela enxerga. Se eu explicar certas coisas, é um spoiler gigantesco aqui.

Mais segredos e problemas por vir

Após narrar tudo isso, Cole descobre que nada disso chegou ao conhecimento da população porque uma organização vem encobrindo esses segredos. Diferente do que ele imaginou, contudo, ele não foi morto e sim convidado a se juntar ao Departamento da Verdade. Sim, o mesmo departamento em que os assustadores Lee Harley Oswald e Ruby trabalham. E obviamente, sempre parece estar tudo ok no início. Ainda mais que um dos seus primeiros casos ali ajudará ao protagonista a lidar com seus pesadelos e traumas do passado. Quem é o demônio que o atormentava? Realmente existe?

Contudo, como lidar olhar para o próprio marido diariamente e não poder falar abertamente sobre seu trabalho? Além disso, com o tempo, ele percebe que até o Departamento da Verdade possui segredos! Será que ainda há grandes perigos por vir? Infelizmente, não posso falar muito mais que isso, ou seria um spoiler grande a obra. Contudo, acredito que posso falar um pouco sobre o estilo de arte da HQ.

Eu já conhecia os escritos de James Tynion IV, mas pouco conhecia sobre Martin Simmonds e seu estilo artístico. Inicialmente, podemos estranhar os traços (talvez seja só comigo, já que acostumei com a arte de mangás), entretanto é uma obra de investigação e teorias da conspiração. Tudo é para dar um maior aspecto de suspense, ou então até mesmo de agonia, e esse estilo do artista ficou sensacional e combinou perfeitamente!

Espero que você tenha gostado da resenha de O Departamento da Verdade Volume 01 e, caso tenha se interessado nessa HQ sensacional, lembre-se que está disponível à venda via Amazon (clique aqui para comprar).

Nossos agradecimentos para a Editora Devir, que frequentemente nos encaminham conteúdo para publicarmos novas notícias e novas resenhas! Estamos amando essa parceria! Para conhecer melhor a Editora e saber mais informações, então acompanhe o site oficial: Devir!

Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também gostará de conferir nossas resenhas: Resenha de Sin City: O Assassino Amarelo, de Frank MillerResenha de Vênus Invisível: Coleção de Histórias Curtas, com o Melhor de Junji Ito e Resenha de Hitler, mangá de Shigeru Mizuki publicado pela Editora Devir!! Você também pode conferir: Resenha crítica de Érica, a Magnífica, HQ da franquia Stranger Things e Resenha da HQ Vote Loki, por Christopher Hastings, Stan Lee e Larry Lieber. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
O Departamento da Verdade volume 01
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕
resenha-de-o-departamento-da-verdade-volume-01 "O Departamento da Verdade", de James Tynion IV e Martin Simmonds, é uma obra verdadeiramente cativante que mergulha os leitores em um intrigante universo de conspirações e realidades distorcidas. A narrativa habilmente tecida por Tynion IV, aliada à arte vibrante e expressiva de Simmonds, cria uma atmosfera envolvente que mantém o leitor ávido por cada reviravolta. A abordagem única da trama, explorando temas relevantes da sociedade contemporânea, adiciona camadas de complexidade à história. A fusão de elementos visuais impactantes e um enredo envolvente solidifica "O Departamento da Verdade" como uma obra-prima que transcende as expectativas, oferecendo uma experiência enriquecedora e emocionante aos fãs de quadrinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here