As principais diferenças entre fantasia e os animes Isekai explicadas

Muitos animes isekai estão no gênero de fantasia, mas isso não torna automaticamente um anime de fantasia um isekai.

As principais diferenças entre fantasia e anime Isekai explicadas

As principais diferenças entre fantasia e os animes Isekai explicadas

Você já sabe as principais diferenças entre os animes de fantasia e os animes Isekai?

Como um dos maiores gêneros de anime e mangá, isekai tem vários tropos, arquétipos e subgêneros. Na maioria das vezes, as histórias de isekai são agrupadas com animes de fantasia. Entretanto, essa não é uma classificação totalmente precisa. Muitos animes isekai estão firmemente no gênero de fantasia, mas isso não significa que eles são a mesma coisa.


Isekai tem certos requisitos narrativos para se qualificar como tal. Isso não significa apenas ser uma série de fantasia. Esse equívoco tem visto muitos animes modernos erroneamente caracterizados como isekai, mesmo quando não são. Aqui está o que separa os dois gêneros!

Relacionado: 10 animes isekai pouco conhecidos pelo público!

Por que Isekai é confundido com fantasia?

Como mencionado, muitas das histórias de isekai populares têm um cenário de fantasia. Isso se deve ao fato de que a mania moderna de isekai foi, pelo menos até certo ponto, iniciada por Sword Art Online. Esta série, juntamente com obras como Overlord, apresentou pessoas normais renascendo no mundo dos RPGs de fantasia. Sword Art Online foi reconhecidamente mais sci-fi e menos tradicionalmente baseado em fantasia em termos de premissa de jogo, mas Overlord está na mesma linha de RPGs de fantasia clássicos e MMOs modernos.

Embora não necessariamente inspirados em videogames de fantasia, há títulos que ainda são baseados em tropos, configurações e sociedades de fantasia genéricas. Por exemplo, That Time I Got Reincarnated as a Slime parece que está no mesmo reino de animes de fantasia como Fairy Tail. O mesmo vale para isekai muito mais clássicos, como a série mecha Escaflowne e o favorito do Adult Swim, Inuyasha. Magia, monstros, magos e cavaleiros valentes são elementos bastante comuns dessas obras, tornando-os quase indistinguíveis das verdadeiras histórias de fantasia. A única coisa que os separa, no entanto, é a mesma coisa que define isekai.

Por que alguns animes de fantasia não são Isekai?

Rising of the shield hero - 10 animes com o mesmo estilo de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)

Isekai significa literalmente “outro mundo”; as suas histórias envolvem alguém do “mundo normal” sendo subitamente transportado para outro. Isso pode ser através de algum tipo de acidente mágico, salto intencional para outra dimensão ou o indivíduo em questão realmente morrendo. A partir daí, os personagens geralmente ficam chocados com o novo ambiente, especialmente se realmente se assemelham a um videogame com o qual estão familiarizados. Assim, sem essa reencarnação ou transporte, uma série não é um verdadeiro isekai.

Portanto, animes como DanMachi não são isekai. DanMachi já se passa em um mundo de fantasia, com todos os seus protagonistas sendo nativos desse mundo. Não há reencarnações ou qualquer coisa do tipo. Então, falar que DanMachi é isekai está incorreto. Muitos animes de fantasia também começam como light novels antes de fazer a transição para mangá e, finalmente, séries de anime. Como as franquias isekai também fazem isso, isso só aumenta a confusão.

Provavelmente, a maior razão para essa confusão é o fato de que isekai não-fantasia são muito raros. Isso possivelmente se deve mais uma vez ao gênero que joga tanto na fantasia e especialmente nos tropos dos videogames de fantasia. Mesmo os raros mecha isekai têm armaduras parecidas com cavaleiros ou trajes de fantasia. Assim, aqueles espectadores que não estão familiarizados com a coisa exata que faz um isekai podem se confundir!

Em conclusão, são essas as diferenças! Você conseguiu compreender as principais diferenças entre os animes de fantasia e os animes Isekai? Conte para a gente!

Há muitas obras de fantasia e de isekai disponíveis nos serviços de streamings. Nisso, se inclui os famosos Crunchyroll e Netflix.

Leia também em nosso portal: Lista | 10 animes com o mesmo estilo de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here