Denji, Power e os relacionamentos platônicos em Chainsaw Man

Denji e Power em ‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha, MAPPA
Denji e Power em ‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha, MAPPA

Denji, Power e os relacionamentos platônicos em Chainsaw Man

Aviso de conteúdo: O presente texto sobre Denji, Power e os relacionamentos platônicos possui spoilers de Chainsaw Man. O texto também possui discussões sobre sexo e violência. Se você ainda não conhece bem a obra criada por Tatsuki Fujimoto, experimente ler primeiro o nosso Guia Chainsaw Man: tudo sobre o anime e o mangá, teorias, resenhas e muito mais!! Além disso, a série em anime está disponível via Crunchyroll.

Inúmeros animes e mangás, principalmente séries das demografias shoujo e shounen, têm a amizade como tema central e valorizam muito essas relações. Naruto centra-se em como os laços podem ajudar as pessoas a superar suas lutas e a amizade em Shugo Chara mantém os personagens realizados mesmo em circunstâncias terríveis. No entanto, nem sempre retratam relacionamentos entre homens e mulheres como puramente amizade.

Chainsaw Man é uma famosa série de Fujimoto Tatsuki com publicação na Shonen Jump. O seu personagem principal, Denji, é visto como o grande pervertido da narrativa, mas aprendeu a ver o valor de ter um relacionamento exclusivamente platônico com a protagonista feminina, Power. Como Denji chega a essa conclusão é confuso, mas é emocionante ver um personagem vivenciar essa parte da vida em um mangá shounen. Isso é exatamente o que torna o arco do personagem de Denji e o Chainsaw Man como um todo tão incríveis.

Pochita

Você sabia que tem uma pelúcia do Pochita está disponível na Amazon e na Shopee? Uma fofura, não é mesmo? Você pode adquirir sua pelúcia clicando aqui para acessar a Amazon ou então clicando aqui para acessar a Shopee!

Entenda a questão entre Denji e Power

Em primeiro lugar, não é difícil notar a obsessão de Denji por sexo e seu desejo irresistível de ter um relacionamento físico com alguém desde o início da obra. Inclusive, já debati o tema anteriormente em uma publicação e vou enfatizar um pouco aqui: Chainsaw Man: Por que Denji é movido pela perversão?

Dentro da narrativa da obra, as motivações de Denji vêm principalmente de ele ser um adolescente excitado. Só que isso combina com a crença de que ele nunca poderia ter, ou mesmo merecer, um relacionamento romântico ou sexual por ter crescido em uma pobreza extrema. Enquanto estava sob essa mentalidade, ele conheceu Power, um demônio bombástico ainda mais desvinculado da sociedade do que ele.

A princípio, Denji só consegue ver Power como um meio de satisfação sexual. Ele chega ao ponto de eviscerar um enorme demônio morcego com a frágil promessa de que ele será capaz de tocar Power depois. Ele o faz e, imediatamente, tem uma crise existencial em que questiona o valor da intimidade que tem em tão alta consideração. Sem qualquer tipo de conexão emocional com Power, apalpá-la era uma experiência bastante vazia para ele. Sua depressão perdura até seu principal interesse amoroso, e o principal antagonista, Makima, explica como conhecer profundamente um parceiro afeta e melhora os relacionamentos sexuais.

Bizarro isso tudo, não é? Contudo, precisamos lembrar que necessariamente o protagonista Denji precisou da antagonista ensinar alguma coisa para ele, já que ele é um adolescente cujo único aprendizado anterior foi matar demônios. E isso graças à Yakuza e a dívida deixada por seu pai, que morreu enquanto ele ainda era criança.

E Denji realmente forma uma amizade sincera com Power

Enquanto ele processa tudo o que ele vivenciou, ele começa a formar uma conexão genuína com Power. Os dois se unem por terem perdido seus animais de estimação (e melhores e únicos amigos que conheciam) por um breve período. Além disso, eles começam a viver e trabalhar juntos. No caso, eles realmente se veem como parceiros, já que se conheceram como Caçadores de Demônios da Segurança Pública. No estilo shounen clássico, eles formam estratégias para superar seu treinamento cansativo juntos e mais tarde percebem que seu status compartilhado como Demônios humanoides os torna mais próximos. Eles ainda se irritam sem fim, mas seu status compartilhado de párias dá a eles uma espécie de solidariedade.

‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha
‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha

O estilo de arte de Chainsaw Man é fundamental para enfatizar a dinâmica da amizade de Denji e Power. Ou seja, os personagens aqui são mais proporcionais e sua comercialização sexual é apenas uma pequena parte de seus designs. Isso faz com que cada interação na amizade crescente de Power e Denji pareça mais genuína. Afinal, eles não se prejudicam por um elemento sexual que existe apenas para atrair os desejos mais básicos do leitor. Na mesma linha, quando Chainsaw Man apresenta conteúdo sexualmente explícito, é mais impactante porque se relaciona com suas identidades e arcos emocionais.

Narrativamente, a natureza platônica do relacionamento de Power e Denji se fortalece quando Denji começa a ajudar uma Power traumatizada a se recuperar de uma situação de quase morte. Os dois ficam ainda mais próximos no processo e Denji percebe que não tem nenhum sentimento romântico ou sexual por Power. Denji aprendeu o suficiente sobre ela e sobre si mesmo agora que sabe que se importa muito com ela e não quer mudar a dinâmica de um relacionamento platônico que ele valoriza profundamente.

Não é porque tem um rapaz e uma moça que os dois precisem ficar juntos de forma romântica

‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha
‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha

Muitos dos meus filmes têm fortes leads femininos – garotas corajosas, auto-suficientes que não pensam duas vezes em lutar pelo que acreditam todo o coração deles. Eles precisarão de um amigo, ou um defensor, mas nunca um salvador. Qualquer mulher é tão capaz de ser um herói como qualquer homem.

Hayao Miyazaki

Obras que abordem o crescimento adolescente estão sendo mais comuns nos últimos anos, mas nem sempre foi assim. Isso é um tanto compreensível, pois esse processo é desconfortável e a maioria das pessoas tem um pouco de vergonha desse período de suas vidas. Só não podemos mais achar que todo crescimento é perfeito.

Enquanto inúmeros relacionamentos no mangá se tornam tensos devido à insegurança ou ao desejo conflitante de um personagem, poucos são tão diretos sobre porque os adolescentes podem ter problemas para fazer amizades com pessoas pelas quais são atraídos. Ainda menos dessas séries têm a coragem de respeitar personagens que só querem ser amigos.

Muitos adolescentes desajeitados e solitários passam por um período em suas vidas em que se sentem atraídos por pessoas que estão apenas sendo gentis ou que colocariam em risco uma amizade ao menor sinal de intimidade física. As pessoas passam por essa fase por vários motivos. Geralmente é porque não gostam de si mesmas o suficiente para ver seu valor inerente e precisam de um relacionamento para sentir seu próprio valor. Outras vezes, eles simplesmente não sabem o suficiente sobre si mesmos para perceber que não precisam de um relacionamento para serem felizes. E tem também o fator: a sociedade espera que eles estejam em um relacionamento monogâmico.

Chainsaw Man captura esse headspace com uma página brilhante onde Denji tem a terrível percepção de que, apesar de estar apaixonado por outra pessoa, ele também está perdidamente apaixonado por uma garota que acabou de conhecer.

Tudo isso não quer dizer que o Chainsaw Man navegue perfeitamente neste espaço desconfortável e pessoal. A série em mangá tem suas falhas como qualquer média. Especificamente, é especialmente problemático que seja necessária a infantilização de Power para que Denji perceba que não quer fazer sexo com ela. Processo semelhante que apareceu no trabalho anterior de Tatsuki Fujimoto, Fire Punch. Ele cria uma tendência de protagonistas masculinos crescendo a partir do enfraquecimento e sofrimento das mulheres próximas a eles.

Mesmo com esses erros na série, ainda é um começo no universo dos mangás. E sinceramente? Denji e Power se metendo em bagunças é algo engraçado! Eles estão completamente à vontade um com o outro. Eu só discordo dos comentários que dizem que “Power e Denji são como irmãos”, pois não chega a esse ponto. Afinal, irmãos que já se tocaram de maneira sexual já entra em uma questão incestuosa. Então, não é uma comparação boa. Você concorda com tudo que foi exposto aqui, em relação aos relacionamentos platônicos em Chainsaw Man?

Trailer oficial de Chainsaw Man

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here