Horimiya 09 (e 08) – É difícil, mas não impossível! – Análise

149

Horimiya 09 lançado e com ele mais desenvolvimento de novos personagens. Seguindo uma tendência das últimas semanas, deixei acumular dois episódios antes de tecer comentários. Temos dois episódios bem distintos para falar, cada um deles com seus defeitos e qualidades, mas bastante conectados.

A Verdade que a Decepção Revela

Para começar, é quase possível resumir a crítica do oitavo episódio usando tudo que disse em Horimiya 07. Assim como na semana anterior, o anime comete o erro de dividir o episódio em dois, numa montagem que torna a mudança de plot bastante abrupta. Mais uma vez sendo repetitivo, seria facilmente resolvido mesclando com o plot dado aos protagonistas, numa mistura harmônica das duas abordagens. Mais ainda do que o anterior, aqui funcionaria perfeitamente, já que os dois plots são mais bem relacionados, ainda que tenham abordagens diferentes do mesmo assunto.

Enquanto a parte dada a Sengoku e Yasaki é mais contida e ‘bonitinha’, a de Horimiya é bastante voltada para o humor e, sem duvidas, foi o episódio que mais acertou neste quesito até agora. Ambos os núcleos são leves da sua maneira, o que geraria, numa montagem bem feita, um episódio incrível. Mas, temos, ao fim das contas, dois episódios bem diferentes em um só, num recorte que mais parece colado com Durex.

Horimiya 09

Já Horimiya 09, segue o padrão visto no episódio 06, desenvolvendo Miyamura e seu cada vez maior ciclo de amizades. Hori, cada vez mais, é deixada de lado no quesito desenvolvimento pessoal. Nestes dois episódios, por exemplo, a personagem se resumiu a algum fetiche estranho em ser humilhada em público. É até bizarro ver isso neste tipo de anime, em uma produção japonesa ainda. O que posso dizer, no entanto, é que gerou cenas hilárias.

Claro que o desenvolvimento de Miyamura é importante, mas sinto que a história está simplesmente adicionando mais e mais personagens e os escanteando na sequência. Notem a total ausência de Sawada, que apareceu em um único episódio e nem mencionada foi mais. Talvez você nem saiba de quem eu estou falando. Horimiya 09 introduz mais dois personagens, repetindo o clássico ciumento e um ex-problemático-colega de Miyamura. Sobre o ciumento, ele deve retornar no futuro, já que pouco apareceu neste, enquanto o ex-colega talvez seja mais um da lista de desaparecidos a partir da semana que vem.

Em conclusão

Sabemos que o foco é nos dois protagonistas, mas é estranho apresentar, desenvolver um pouco e simplesmente desparecer com vários personagens na sequência. Talvez tudo seja uma questão de ordem que o anime escolheu para desenvolver o mangá, mas sem duvidas há maneiras melhores e mais sutis de manter todos em cena e não traze-los conforme a conveniência. Horimiya continua um ótimo anime, acerta em vários aspectos, mas insiste em certos erros, principalmente no que tange seus coadjuvantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here