Semelhanças entre Denji e Makima com Guts e Griffth

Denji acha que Makima é sua salvadora e chefe, mas o relacionamento deles é profundamente antagônico, assim como Guts e Griffith em Berserk.

Semelhanças entre Denji e Makima com Guts e Griffth

Semelhanças entre Denji e Makima com Guts e Griffth

Cuidado, pois o texto a seguir sobre as semelhanças entre Denji e Makima com Guts e Griffth contém spoilers do mangá Chainsaw Man e de Berserk. Atualmente, as adaptações em anime das obras de Tatsuki Fujimoto e de Kentaro Miura estão disponíveis via Crunchyroll. Confira também em nosso portal: Guia Chainsaw Man: tudo sobre o anime e o mangá, teorias, resenhas e muito mais!

Chainsaw Man é um novo anime sangrento da temporada de Outono/Outubro de 2022 que quebra as regras com seu humilde anti-herói Denji e seus personagens abrasivos, como a demônio de sangue Power e o tsundere Aki Hayakawa. Chainsaw Man é realmente sobre seus relacionamentos, muito parecido com a saga Berserk.

Essas séries são mais profundas do que suas famosas cenas de ação gráfica podem sugerir. Guts e Griffith são amigos, inimigos, aliados temporários e quase como amantes. É interessante quando notamos que o mesmo vale para o par Denji e Makima na história de Chainsaw Man. Talvez, já podemos dizer que Makima se tornou o novo Griffith.

O anseio secreto de Makima & Griffith

‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha, MAPPA
‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha, MAPPA

Makima e Griffith compartilham muitas características, incluindo seus objetivos pessoais surpreendentemente simpáticos. Só não podemos esquecer que ambos cometeram atos imperdoáveis, como Griffith traindo o Bando do Falcão e Makima matando Power a sangue frio. Dito isto, esses vilões brutais têm um coração distorcido e são solitários. Makima e Griffith anseiam por um parceiro que possa completá-los, e ambos escolheram almas perdidas para adotar em suas famílias enganosas. Guts era um andarilho solitário quando Griffith o pressionou a se juntar a ele, assim como Makima encontrou Denji em seu estado mais vulnerável e deu a ele uma segunda chance. Makima e Griffith se apresentaram como salvadores dando aos heróis perdidos outra chance de felicidade e um novo propósito, mas exigiram muito mais em troca.

Makima e Griffith ajudaram Guts e Denji, respectivamente, para que eles pudessem se ajudar. Griffith não recrutou Casca e Guts para serem santos – ele o fez para ter peões mais úteis e também queria a satisfação de ter um verdadeiro igual. É por isso que Griffith amava tanto Guts, vendo-o como a única pessoa que poderia rivalizar com ele e levar Griffith a novos patamares. Griffith precisava de um rival para motivá-lo a realizar seus sonhos e, por meio dessa rivalidade, ele passou a apreciar quem era Guts. Guts o tornou mais forte e feliz, sendo uma ferramenta involuntária na busca de Griffith para refazer o mundo com seu próprio reino.

Makima tem um plano semelhante com Denji. Ela ansiava por um parceiro que pudesse ajudá-la a refazer o mundo, moldando-o em um lugar maravilhoso sem medo e morte. Denji e seu poder são a chave e, para isso, Makima o valoriza. Ela realmente gosta de ter Denji como seu parceiro e amigo, mas é melhor ele fazer sua parte para apoiar seu plano. Resumindo, esses são relacionamentos altamente condicionais, com Griffith e Makima amando seus parceiros não apenas como pessoas, mas como ferramentas vitais para o sucesso. Guts e Denji estavam sendo usados o tempo todo, só percebendo tarde demais.

Quando Denji e Guts contra-atacam

Berserk | Kentaro Miura | OLM TEAM IGUCHI
Berserk | Kentaro Miura | OLM TEAM IGUCHI

Guts e Denji dependiam fortemente de Griffith e Makima no início como líderes e amigos, mas isso não durou. Eles descobriram a verdadeira natureza de seus chefes tarde demais e, como consequência, sofreram a perda de muitos amigos e aliados. Denji perdeu o poder, enquanto Guts assistia a banda inteira ser sacrificada pela Mão de Deus. Esses heróis oprimidos mudaram suas prioridades e atitudes, vendo-se não mais como aliados de Makima ou Griffith, mas sim como vítimas em busca de retribuição, pelo menos até certo ponto. Guts e Denji anseiam pelos bons velhos tempos com suas falsas famílias, mas infelizmente eles devem derrubar Griffith e Makima. Sim, devemos colocar um “infelizmente”, pois justamente Griffith e Makima são os que deram comida, segurança, companheirismo e propósito a Guts e Denji.

Denji tinha sentimentos completamente confusos quando lutou contra Makima e finalmente a destruiu. Ele estava livre, mas isso também significava começar do zero, com Makima e Power ausentes de sua vida. Agora, no atual arco do mangá, Denji compensa sua solidão tentando espalhar seu nome por toda parte e ser idolatrado. Se Makima não pode mais amar o garoto chamado Denji, então talvez o público o faça – um novo Griffith com menos amarras.

Enquanto isso, Guts está ferozmente determinado a matar Griffith sem nenhum arrependimento, mas também é nostálgico. Griffith deu a ele uma família maravilhosa, e Guts nunca esquecerá isso. Ele, portanto, tem sentimentos confusos, estando pronto para matar Griffith enquanto também valoriza e honra o que Griffith lhe forneceu. Isso significa que esses vilões vivem nos corações dos heróis. Foi assim que Griffith e Makima penetraram profundamente nas mentes de Guts e Denji, e eles nunca vão desistir, mesmo após a morte.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here