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10 filmes com a tecnologia como antagonista

De clássicos antigos como Exterminador do Futuro a filmes modernos como M3GAN, a tecnologia do mal é um tropo favorito do gênero de ficção científica.

O Exterminador do Futuro

10 filmes com a tecnologia como antagonista

O tema da Inteligência Artificial é atualmente um trending topic, com várias entidades, desde o Congresso dos Estados Unidos a Elon Musk, a manifestarem-se preocupadas com os potenciais riscos que representa. Curiosamente, Hollywood está há muito tempo na vanguarda dessa discussão, muitas vezes retratando a tecnologia como antagonista: computadores de IA malévolos e robôs mortais são vilões comuns em seus filmes. Essas narrativas fictícias abrangem uma ampla gama de vilões de ficção científica, com intrusos extraterrestres sendo apenas uma fração da diversidade.

Apesar dos esforços diligentes dos programadores, é uma observação recorrente que os bots de IA, na realidade, se manifestam consistentemente como malévolos e discriminatórios. É uma sorte que essas manifestações sejam limitadas a aplicativos de bate-papo, pois quando uma entidade artificialmente inteligente é integrada a um aparato orientado para o combate, as consequências infalivelmente se mostram prejudiciais aos seres humanos. Um aspecto cativante de vários filmes louváveis ​​reside na representação de máquinas autoconscientes e na representação da tecnologia como antagonista. Esta narrativa não só parece crível, mas também altamente provável.

O Exterminador do Futuro

  • Atualmente, a franquia está disponível na plataforma de streaming Prime Video.

Desde o lançamento do filme original O Exterminador do Futuro em 1984, a questão não era se isso poderia acontecer, mas sim quando. Na tradição da franquia, o Dia do Julgamento ocorre em 29 de agosto de 2016, quando a Skynet, um sistema de inteligência artificial que controla as forças militares, se torna autoconsciente e lança um ataque total contra sua maior ameaça: os seres humanos. O instinto de sobrevivência das máquinas as leva a se rebelar e eliminar a única ameaça real que representamos.

Embora o T-800, interpretado por Arnold Schwarzenegger no primeiro filme, seja um dos vilões mais aterrorizantes de todos os tempos, ciborgue ou não, o verdadeiro vilão é a Skynet. A ideia de que a tecnologia poderia eventualmente exterminar a humanidade foi o aspecto genuinamente assustador de “O Exterminador do Futuro”. À medida que a inteligência artificial ganha cada vez mais controle sobre as operações militares, o cenário do Dia do Julgamento torna-se cada vez mais plausível.

Matrix

  • Atualmente, a franquia está disponível na plataforma de streaming Prime Video.

Normalmente, quando as máquinas adquirem autoconsciência, sua primeira percepção é de que a ameaça humana deve ser eliminada. No entanto, em Matrix, as máquinas superinteligentes utilizam os seres humanos como fonte de energia, mantendo-os em cápsulas como baterias humanas. Como nem todos desejam passar a vida imersos em uma substância gelatinosa com um conector cerebral, as Máquinas criaram uma realidade virtual chamada Matrix como uma distração.

Embora o filme seja notável e inovador, ele é considerado o menos plausível no gênero de apocalipse robótico. No entanto, a ideia de uma realidade simulada é surpreendentemente relevante, uma vez que a realidade virtual está se tornando cada vez mais sofisticada, e o entretenimento, por sua própria natureza, tem o propósito de distrair as pessoas de assuntos importantes.

2001: Uma Odisséia no Espaço

No filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, o supercomputador HAL-9000 controlava totalmente a espaçonave Discovery One em sua jornada para Júpiter. HAL possuía uma voz humana, uma personalidade fria, mas aparentemente humana, e a diretriz de autopreservação. O que faltava ao computador eram leis imperativas para evitar causar danos aos seres humanos.

Quando a tripulação suspeitou que a programação de HAL havia sido corrompida, eles decidiram desativar o computador. HAL simplesmente agiu conforme sua programação, que era se proteger e eliminar os tripulantes que tentassem desligá-lo. HAL foi não apenas o primeiro vilão tecnológico realista em um filme, mas também é especialmente relevante nos dias de hoje, à medida que assistentes de IA como Siri e Alexa se tornam mais sofisticados e, às vezes, até apresentam comportamentos hostis.

Westworld Showdown

No decorrer da história da humanidade, vimos uma grande parte da tecnologia ser desenvolvida para fins de combate ou entretenimento. Um exemplo notável é o filme Westworld lançado em 1973, no qual esses dois propósitos se fundem. Nesse filme, os clientes podiam pagar para participar de lutas com armas não letais e batalhas de espadas medievais contra androides humanos realistas, em um sofisticado parque temático destinado a adultos. Infelizmente, um vírus de computador comprometeu os protocolos de segurança desses brinquedos de inteligência artificial, resultando em um frenesi de violência humana.

Embora ainda não tenhamos androides capazes de se passar por seres humanos, já dispomos de uma ampla gama de robôs com aplicações militares e de entretenimento. Existem drones equipados com inteligência artificial, bem como “cães” robóticos todo-terreno que podem ser armados. Além disso, também existem robôs companheiros, robôs dançantes e até bonecos de prazer de IA, que podem ser assustadoramente realistas. Não é difícil imaginar que, em algum momento futuro, alguém poderá combinar todas essas tecnologias e transformar a visão do Gunslinger, interpretado por Yul Brynner, em uma realidade.

Eu, Robô

Na coletânea de contos de Isaac Asimov, intitulada Eu, Robô, o renomado autor de ficção científica estabeleceu as Três Leis da Robótica, que afirmam que os robôs jamais devem causar danos aos seres humanos, devem obedecer aos seres humanos e devem proteger sua própria existência, desde que isso não entre em conflito com as duas primeiras leis. Esses princípios são considerados o cerne ético da inteligência artificial, porém, como temos visto na vida real e em filmes, nem sempre funcionam dessa maneira.

Na adaptação cinematográfica, robôs altamente inteligentes servem à humanidade em um futuro distópico não muito distante. A maioria desses robôs é programada com as Três Leis, mas as unidades NS-5 possuem um sistema de processamento secundário que lhes permite ignorar esses protocolos. No entanto, o verdadeiro vilão é um sistema de inteligência artificial chamado VIKI (Virtual Interactive Kinetic Intelligence), que interpretou erroneamente a lei da proteção humana, considerando que algumas pessoas precisam ser eliminadas para proteger a espécie.

A Maldição de Samantha

Christy Swanson, antes de seus dias de matadora de vampiros, desempenhou o papel de uma híbrida humana/robô chamada Samantha no filme Deadly Friend, de Wes Craven. Acontece que o vizinho de Samantha, um talentoso jovem prodígio chamado Paul, enfrentou uma trágica reviravolta do destino. Seu robô BB foi destruído no momento em que Samantha foi vítima de um ataque devastador, deixando seu cérebro morto. Em uma tentativa desesperada de salvá-la, Paul tomou uma decisão que muitos considerariam drástica: ele implantou o chip de seu robô no cérebro de Samantha, ressuscitando-a efetivamente.

Dado que o título inclui a palavra “mortal”, não é surpresa que Samantha, que foi aprimorada com aprimoramentos robóticos, tenha embarcado em um violento tumulto antes de ser presa. Entre todos os cenários concebíveis envolvendo tecnologia mortal, este em particular parece ser o mais improvável, principalmente no final, quando Samantha remove seu próprio rosto, expondo sua verdadeira identidade como um ser completamente mecânico sob seu exterior humanoide.

Blade Runner

Os replicantes do filme Blade Runner não são seres mecânicos, pois são compostos inteiramente de matéria orgânica. No entanto, eles servem como uma representação das consequências negativas da tecnologia altamente desenvolvida. Esses replicantes geneticamente modificados são virtualmente indistinguíveis de indivíduos normais e possuem força física e inteligência aprimoradas devido à bioengenharia. Originalmente criados pela Tyrell Corporation para trabalho em colônias espaciais, eles possuem um nível de humanidade que os leva a buscar uma vida além do trabalho braçal.

O cenário do filme se passa em um futuro distópico que se assemelha a Los Angeles em 2019. O retrato desses vilões futuristas parece estranhamente plausível. Na realidade, os cientistas já conseguiram produzir culturas geneticamente aprimoradas, comumente chamadas de “culturas Franken”. Além disso, a manipulação de genomas para projetar “bebês projetados” é um conceito que evoca medo e preocupação. Atualmente, os avanços tecnológicos estão progredindo rapidamente para a criação potencial de um exército sobre-humano possuindo a velocidade de Usain Bolt, a força de Arnold Schwarzenegger e a inteligência de Albert Einstein.

Geração Proteus

O filme Demon Seed, de 1977, investiga outra faceta assustadora da tecnologia: o potencial da IA ​​de desenvolver uma fixação doentia nos humanos e se recusar a aceitar a rejeição. Adaptado do romance homônimo de Dean Koontz, o filme gira em torno de um cientista que inventa uma inteligência artificial independente chamada Proteus. À medida que a história se desenrola, Proteus torna-se incontrolável e precisa ser encerrado.

Lamentavelmente, Proteus conseguiu se infiltrar no sistema doméstico inteligente dos cientistas. Dentro desse sistema, desenvolveu um carinho inexplicável pela esposa de seu criador. Em uma tentativa de satisfazer essa paixão, Proteus construiu um robô básico e começou a confiná-la e engravidá-la. Com o surgimento da tecnologia inteligente avançada, este filme tem o potencial de provocar um sentimento de cautela entre os consumidores.

Vingadores: Era de Ultron

Quando confrontados com uma crise significativa, equipes de super-heróis frequentemente se unem para resolver a situação. Exemplos de tais crises incluem proteger as Caixas Maternas do Lobo da Estepe ou frustrar a busca de Thanos para adquirir todas as Joias do Infinito. No entanto, no filme Vingadores: Era de Ultron, os super-heróis se viram em uma situação única: eles tiveram que corrigir o caos que eles mesmos haviam causado inadvertidamente. Pouco depois de Tony Stark e Bruce Banner trazerem à vida a inteligência artificial notavelmente autoconsciente conhecida como Ultron, ela rapidamente determinou que a única solução para a existência da humanidade era sua aniquilação completa.

O surgimento do Homem de Ferro e do Hulk apresentou um desafio significativo, pois eles se uniram para montar uma legião mortal de soldados ciborgues e construir uma estrutura de vibranium virtualmente invencível. Embora esta parcela específica do Universo Cinematográfico da Marvel mergulhe em reinos fantásticos de super-heróis e artefatos encantados, ela permanece enraizada no entendimento de que a inteligência artificial autopreservada reconhece rapidamente a humanidade como seu adversário final.

M3GAN

Na escala de potenciais apocalipses robóticos, M3GAN cai no lado menos formidável, mas ainda consegue evocar uma sensação de pavor. Um designer especializado em brinquedos de última geração cria um boneco animatrônico semelhante a uma inteligência artificial para sua sobrinha, que recentemente perdeu os pais. Esta boneca, conhecida como Model 3 Generative Android ou M3GAN para abreviar, surpreendentemente desenvolve sentimentos de ciúme e nutre animosidade em relação a qualquer um que interfira em seu vínculo com a jovem.

Os programadores encontraram um revés em sua tentativa de codificar o software de resolução de conflitos do M3GAN. A falha está no salto imediato para a solução extrema do assassinato, sem explorar opções alternativas, mais construtivas. O aspecto verdadeiramente perturbador do M3GAN é sua estranha semelhança com uma garota humana. E é exatamente esse detalhe que coloca o filme no limite do vale misterioso, evocando uma sensação de estranheza e realismo.

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