10 melhores jogos roguelike que reinventaram o gênero

Roguelikes percorreram um longo caminho desde o aparecimento de Rogue em 1980, com muitos lançamentos posteriores adicionando à fórmula testada e comprovada.

Enter The Gungeon - melhores jogos roguelike

10 melhores jogos roguelike que reinventaram o gênero

Lançado em 1980, Rogue era um jogo que apresentava jogabilidade baseada em turnos, níveis gerados aleatoriamente e um sistema de morte permanente para o personagem do jogador. Sua popularidade inspiraria todo um dos melhores gêneros de jogos, conhecido como roguelike, que permanecem populares até hoje, principalmente entre os desenvolvedores independentes.

Nas últimas duas décadas, em particular, o gênero roguelike tem visto uma quantidade significativa de inovação! Afinal, os desenvolvedores pegaram os principais recursos do gênero e os combinaram com várias outras mecânicas para criar jogos verdadeiramente únicos. Dessa forma, alguns estão entre os mais reconhecidos títulos nos últimos anos. Sem mais delongas, então confira os melhores jogos roguelike!


Não sabe o que é rogelike? Confira nosso texto: O que é Roguelike e Roguelite?

Moria foi um dos primeiros sucessores de Rogue

melhores jogos roguelike

Seguindo a popularidade de Rogue, estudantes e programadores iriam criar muitas iterações do jogo, incluindo Moria, que foi desenvolvido por Robert Koeneke e lançado em 1983.

Moria manteve muitos dos principais elementos de seu antecessor, mas foi baseado no Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien. Situado dentro das Minas de Moria, mas seguindo praticamente a mesma jogabilidade de rastreamento de masmorras gerada processualmente que tornou o original popular, o jogo apresenta inovações nos sistemas de design de níveis, bestiário e desenvolvimento de personagens.

Diablo pegou emprestado do gênero roguelike

Diablo

Embora não seja tecnicamente um roguelike, Diablo, da Blizzard Entertainment, emprestou bastante do gênero, com níveis gerados proceduralmente e jogabilidade punitiva combinada com elementos de RPG de ação que tornaram o jogo mais acessível para jogadores casuais.

A influência de Diablo nos jogos modernos também foi significativa, estabelecendo o padrão para os RPGs de ação que estão por vir. Com base em roguelikes do passado, então Diablo traçou um novo curso para jogos semelhantes enquanto prestava homenagem aos seus antepassados.

Atualmente, Diablo III está disponível pela PlayStation™Store.

Spelunky ajudou a impulsionar a ascensão dos Roguelikes modernos

Spelunky

Com o desenvolvimento de jogos modernos vieram novas influências para o gênero roguelike, uma das mais notáveis foi a inclusão de elementos de plataforma 2D que se tornaram populares com o desenvolvedor independente Derek Yu’s Spelunky.

Spelunky era um jogo notoriamente difícil! O jogo desafia os jogadores a pensar com cuidado para evitar as muitas armadilhas e perigos que os acometeriam enquanto exploravam as cavernas geradas aleatoriamente do jogo enquanto coletavam vários itens e tesouros.

Dwarf Fortress era uma mistura de roguelike e construção

melhores jogos roguelike

Considerado um videogame clássico cult por muitos, Dwarf Fortress é uma combinação única de simulador de construção e gerenciamento com muitos elementos do gênero roguelike. O modo Aventureiro do jogo se inclina fortemente para o último.

De muitas maneiras, Dwarf Fortress lembra muitas das estéticas originais do gênero, com seu sistema gráfico baseado em texto, diferenciando-o de outras iterações mais modernas. Infelizmente, o jogo está em desenvolvimento contínuo e nunca alcançou uma versão oficial 1.0, com mais atualizações planejadas para o futuro.

FTL levou Roguelikes ao espaço

melhores jogos roguelike

Outro jogo que ajudou a lançar o sucesso dos roguelikes modernos foi o FTL da Subset Games: Faster Than Light. Colocando o jogador no comando da tripulação de uma nave espacial com informações críticas enquanto é caçado por uma frota rebelde, o jogo teve grande popularidade. Foi um dos maiores sucessos para um videogame Kickstarter no momento de seu financiamento.

Com seus sistemas gerados aleatoriamente e mecânica de morte permanente para a tripulação do navio, FTL usa suas influências roguelike em sua manga, com o elemento adicional de estratégia em tempo real e narrativa que o tornou um dos mais populares do gênero na época.

Slay The Spire Adicionado na Construção do Deck

Slay The Spire

À medida que o gênero roguelike começou a se ramificar em várias direções, Slay The Spire de MegaCrit foi uma das iterações mais interessantes, com base em um jogo de aventura de construção de deck misturado com os níveis gerados aleatoriamente e a progressão de um roguelike.

O lançamento original do jogo foi em 2017, mas com as vendas do jogo foram lentas nas primeiras semanas. Contudo, rapidamente começou a ganhar impulso depois de ser apresentado em um popular canal de streaming. Eventualmente, o título se tornou o segundo jogo mais vendido no Steam, com cerca de 500.000 jogadores em seu pico.

Enter The Gungeon É um Shoot ‘Em Up Roguelike

Enter The Gungeon - melhores jogos roguelike

Um dos roguelikes modernos mais populares é Enter The Gungeon, da Dodge Roll, um dos vários jogos do gênero publicados pela Devolver Digital. Com sua jogabilidade de bullet hell em ritmo acelerado, o jogo foi um sucesso imediato com fortes vendas e críticas positivas dos críticos.

No jogo, os jogadores assumem o papel de um protagonista sozinho ou com um amigo através do modo cooperativo, enfrentando o Gungeon titular em busca de uma arma lendária que diz ser capaz de matar seu passado. O jogador deve se aventurar por níveis gerados processualmente carregados de inimigos enquanto encontra novas armas para lutar até o chefe final.

The Binding Of Isaac Teve Influências Profundas

The Binding Of Isaac

Originalmente desenvolvido como parte de um game jam de uma semana, The Binding of Isaac é uma entrada clássica no gênero que incorpora todos os principais elementos de um roguelike, desde seus níveis gerados aleatoriamente até seu sistema de morte permanente e alto nível de dificuldade.

O que diferencia este jogo dos outros, no entanto, é sua estética, pois os desenvolvedores basearam o enredo do jogo no conto bíblico da Ligação de Isaac. Isso, combinado com sua grande replayability, o estabeleceu como um dos títulos mais proeminentes do gênero roguelike moderno.

Crypt Of The NecroDancer mixou e Roguelike

Crypt Of The NecroDancer

Uma das interpretações únicas do roguelike moderno é Crypt of the NecroDancer da Brace Yourself Games, que combina elementos roguelike clássicos com jogabilidade baseada em ritmo.

Acompanhado por uma trilha sonora original, a mecânica baseada no ritmo do jogo permite uma experiência de jogo intrigante, incluindo a possibilidade de usar um tapete de dança em vez de um teclado ou controle.

Hades foi uma entrada universalmente aclamada no gênero e logo tornou-se um dos melhores jogos roguelike

Hades

Talvez o mais universalmente aclamado de todos os roguelikes dos últimos anos seja o Hades da Supergiant Games. Com jogabilidade viciante, estilo de arte impressionante e narrativa profunda, ele rapidamente se consolidou como um dos melhores jogos de 2020! Dessa forma, rapidamente o jogo conquistou o primeiro lugar em muitas cerimônias de premiação diferentes naquele ano.

Hades segue a história de Zagreus, o príncipe do submundo e filho do personagem-título do jogo. Tentando escapar para o mundo mortal para alcançar sua mãe Perséfone, o jogador deve lutar pelas quatro masmorras principais do jogo enquanto é auxiliado por muitos deuses gregos e figuras lendárias.

Em conclusão, esses são os melhores jogos roguelike que reinventaram o gênero. Conte para a gente: quais desses você já jogou? Além disso, há outros que você gosta mais?

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here