Análise de Steel Assault, um incrível jogo de ação com estilo retrô 16 bits

Venha conferir a nossa análise de Steel Assault, um dos recentes jogos de ação com estilo retrô 16 bits! Compensa adquirir o jogo?

Análise de Steel Assault

Análise de Steel Assault, um incrível jogo de ação com estilo retrô 16 bits

Disponível para a Steam e Nintendo Switch, o jogo eletrônico de ação e plataforma 2D Steel Assault possui um estilo bem retrô e nostálgico. Foi inspirado nos antigos jogos de plataforma, como os Metroid para Super Nintendo. O jogo possui uma proposta interessante: muita ação num mundo pós-apocalíptico. Steel Assault foi desenvolvido pela Zenovia Interactive e publicado pela Tribute Games. A Tribute Games anunciou o lançamento do jogo indie para o Brasil em meados de 2021, e logo após o lançamento, o jogo rapidamente conquistou fãs de jogos retrô. Então agora trouxemos a análise de Steel Assault! Steel Assault oferece legendas, mas que não podem ser alteradas ou redimensionadas. Além disso, toda a história do jogo é contada por meio de texto.

Sendo mais específico, o indie game Steel Assault foi lançado inicialmente em 3 de fevereiro de 2021, mas veio para o Brasil em 28 de setembro. Além disso, foi o primeiro jogo desenvolvido por Zenovia Interactive.

Aviso: este jogo é classificado como 10+ e contém violência, referência a álcool e uso de tabaco. Nenhuma descrição oficial está disponível, mas este jogo é relativamente seguro para a maioria dos jogadores. Os inimigos explodem quando derrotados e o personagem principal simplesmente cai quando a barra de vida chega a zero.

O objetivo de Steel Assault: salve o mundo da catástrofe!

Captura de Tela Steel Assault
Captura de tela | Análise de Steel Assault

O ano é 2030. Um tirano assumiu o controle dos Estados Unidos pós-apocalíptico. Pequenos grupos de resistentes estão lutando, e Taro Takahashi respondeu ao chamado para acabar com a tirania do ditador Magnus Pierce. Entretanto, o soldado de resistência também anseia por vingança pela morte de sua família!

Seu objetivo: vingar-se da tirania do poderoso ditador Magnus Pierce (que pode nos parecer um terrorista insano)! A narrativa é mostrada de forma mais sutil, não tendo grandes diálogos e muitas explicações, mas mesmo assim você não fica perdido. Assim como nos jogos do estilo da década de 1990, você não precisa de um enredo aprofundado, e sim o necessário para dar sentido à sua batalha.

E mesmo sendo uma premissa um pouco mais simples, a gente ainda fica preso na narrativa: a gente quer chegar no final e ver a vingança de Taro, assim como sabermos até onde vai a insanidade de Magnus. A gente também quer saber se vai mostrar algo sobre o passado de Magnus ou não! Será? Não podemos dar spoilers sobre o final do jogo, mas podemos te convidar a jogar também!

Gráficos

Steel Assault ostenta gráficos de 16 bits, o que torna tudo bastante nostálgico. A gente até lembra mesmo dos incríveis jogos da Super Nintendo! Mesmo os gráficos sendo mais “simples”, o jogo ainda é bastante bonito e divertido.

O único problema é que os gráficos realmente brilham durante as enormes batalhas contra chefes – o que pode ser desconfortável para muitos jogadores, principalmente que as lutas contra chefes são um ponto alto do Steel Assault. O desconforto não deveria existir na hora de batalhar contra esses chefes que são duros como pregos – mas os padrões tornam-se fáceis de reconhecer. Então os jogadores que persistem nunca devem se sentir completamente desesperados.

Além disso, sprites são coloridos e bem animados, com cenários cheios de detalhes que enfatizam os distópicos Estados Unidos – janelas quebradas, prédios dilapidados, vegetação alta e paisagens urbanas inundadas, todos contribuem para a sensação de uma nação em ruínas.

Steel Assault

Sinceramente, os planos de fundo do jogo são ótimos, pois cada detalhe enfatiza a distopia e dá maior sensação de muita ação! Fases de carros e fases de florestas, todas são incríveis!

Jogabilidade e mecânicas

O jogo segue o estilo Metroidvania, assim como os antigos Metroid e Castlevania. Em Steel Assault, comumente você vai caminhar em linha reta para passar as fases e para encontrar e enfrentar seus inimigos! Por sinal, talvez seja mais linear do que Metroid e Castlevania.

E não faltam chefes poderosos em Steel Assault!

E como dito anteriormente, algumas das batalhas são bastante difíceis! Para lutar com muitos chefes teremos mais de uma tentativa, pois Steel Assault pode ser difícil, mesmo no modo mais fácil de jogo. A gente sempre morre várias vezes e precisamos reiniciar os níveis com bastante frequência. No entanto, além de várias opções de dificuldade, oferece muitos pontos de verificação. Isso significa que o progresso é administrável, mesmo com essas altas contagens de mortes.

Falando-se dos monstros mais comuns: quanto mais fácil o modo de jogo, então menos monstros diversos vamos encontrar. Ou seja, se você escolher o modo mais difícil, realmente poderá ter uma senhora dor de cabeça com a quantidade e a diversidade de monstros.

Controles fáceis!

Ótimos controles também ajudam a aliviar a dificuldade. Tanto o salto quanto o ataque são precisos, e nunca achei que nenhuma derrota se devesse a uma entrada ruim. Steel Assault também possui um mecanismo de gancho – atire o gancho em duas direções opostas para alcançar plataformas mais altas ou evitar armadilhas no chão. Uma vez implantado, os jogadores podem se mover para frente e para trás ao longo da linha.

Além disso, o protagonista tem como arma um chicote elétrico que tem alcance considerável. Durante as fases, também é possível conseguir um item que energiza a arma para ela disparar três balas contra os inimigos. Outro item importante que você poderá encontrar durante as fases é o escudo energético que fica em volta de você, dando mais resistência contra tiros, mas cuidado! O escudo tem tempo limitado!

Captura de tela de Steel Assault. Algo interessante no jogo: você pode escolher se quer as artes na borda ou não.

Embora seja ótimo para movimentos verticais, o gancho é subutilizado. E sinceramente eu esperava que o item pudesse ser usado para os ataques. Infelizmente, o gancho é usado apenas para movimento – uma omissão frustrante. Outra coisa: falta de upgrades ou armas alternativas para diversificar o gameplay. Se você não se entender tão bem com a arma, então sentirá maior dificuldade.

Diversão garantida, assim como um bom desafio!

Steel Assault

Steel Assault pode ser zerado em poucas horas, então pode ser um ótimo jogo para quem procura jogos rápidos. Steel Assault pode não ser um dos melhores lançamentos do ano, mas ainda assim é muito bom para quem procura por ação e diversão! Ainda mais que um jogo retrô pode ser bem nostálgico também. E considerando que é o primeiro lançamento da Zenovia Interactive, não podemos negar que já cumpriram um bom trabalho!

Steel Assault é verdadeiramente impressionante, proporcionando uma experiência de jogo envolvente e nostálgica com seu estilo retrô de 16 bits. A jogabilidade fluida, combinada com os gráficos vibrantes e a trilha sonora cativante, cria uma atmosfera que remete aos clássicos da era 16 bits. Os controles responsivos e a variedade de inimigos e desafios mantêm o jogador constantemente envolvido, enquanto a narrativa intrigante adiciona uma camada adicional de profundidade ao jogo. É evidente que a equipe de desenvolvimento dedicou cuidado e atenção aos detalhes, resultando em uma experiência que tanto os fãs nostálgicos quanto os jogadores mais jovens podem apreciar e desfrutar.

Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Review Resident Evil 4 Remake e Review Diablo IV: O que achamos do novo lançamento da Blizzard?? Também não poderia faltar Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativoReview de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games e Análise de Rogue Lords, o roguelike sombrio que nos convida a jogar com vilões! Os fãs de fantasia precisam conferir a análise de Wo Long: Fallen Dynasty: Vale a Pena?? Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Gráficos
Áudio e Trilha
Diversão
Jogabilidade
História
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕
analise-de-steel-assault-um-dos-recentes-jogos-de-acaoSteel Assault é verdadeiramente impressionante, proporcionando uma experiência de jogo envolvente e nostálgica com seu estilo retrô de 16 bits. A jogabilidade fluida, combinada com os gráficos vibrantes e a trilha sonora cativante, cria uma atmosfera que remete aos clássicos da era 16 bits. Os controles responsivos e a variedade de inimigos e desafios mantêm o jogador constantemente envolvido, enquanto a narrativa intrigante adiciona uma camada adicional de profundidade ao jogo. É evidente que a equipe de desenvolvimento dedicou cuidado e atenção aos detalhes, resultando em uma experiência que tanto os fãs nostálgicos quanto os jogadores mais jovens podem apreciar e desfrutar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here