Análise Mobile Free: Pokémon Café Mix

223

Sou uma pessoa que raramente joga no smartphone atualmente, pois fiquei meio cansado com os problemas de micro-transações que estragam o jogo completamente. Quando me deparei com Pokémon Café Mix, pensei a mesma coisa. Só quis mesmo dar uma testada para ver como era.

título
Tela de título. O jogo não está em Pt-Br

Eu havia me interessado neste game de puzzle pois ele usava física nas pedras(que no caso são o rosto dos pokemons), bem parecido com o excluído Yo-kai Watch: Wibble Wobble. Que foi um dos últimos jogos móvel que joguei com mais intensidade(Mas nunca comprei nada).

(Nota: O game foi jogado no Android e o término da análise, feita a partir do nível 268, pois ainda estão sendo adicionados novos níveis e eventos. O jogo não tem um “zeramento”)

Introdução

Pokémon Café Mix é um jogo de quebra-cabeça lançado em 24 de junho para Android, Apple Store e Nintendo Switch. Neste Spin-off, nós abrimos uma cafeteria exclusiva para pokémons, devendo solucionar puzzles para terminar os pedidos dos “pokeclientes”.

Gameplay

Ao surgir o cliente no balcão, podemos tocar nele e iniciar o nível(Que são chamadas de Orders). Podemos escolher o pokemon que irá fazer aquele pedido, porém vou falar disso mais tarde. O pokémon que começamos por padrão é o Eevee.

gameplay
Gameplay com Dragonite encarregado, um pokemon de evento temporário.

No meio da tela, temos a área onde os pokemons se “esforçam” para fazer o pedido. Basicamente, devemos seguir o que está se pedindo no caderno acima do monstrinho responsável. Variam de fazer certa pontuação, estourar componentes específicos(ingredientes, para fazer a refeição) e estourar certo número de pokemons específicos.

Basicamente, nós fazemos correntes de pokemons iguais para fazer combos, puxando com o dedo e cumprindo todas as tarefas da refeição.

Fazendo combos, nós iremos encher a barra de especial(Skill) de nosso monstro encarregado da tarefa, que pode variar de estourar pokemons ou ingredientes em uma linha reta para esquerda, direita, baixo, cima, ao redor, Etc… Varia de cada pokemon. No caso de Eevee, ele estoura ao redor.

Lembrando que fazer combos usando as pedras pokemon do encarregado enche mais rápido a barra, então pense bem na hora de combar!

A jogabilidade é boa, fazer correntes de pokemons funciona bem para a fazer os objetivos do pedido. Só é meio complicado de se colocar a física à seu favor. Deve assim o jogador se acostumar com ela, para tirar proveito do game(O que não é fácil, mas divertido).

Porém não é só isso: No canto superior esquerdo da tela, temos um contador de movimentos, que devemos usar o mínimo possível para não falhar no pedido e ganhar gorjetas do cliente. Temos ainda poderes gerais, localizados no canto direito da tela, que são:

Patinha do Eevee: Retira uma pedra pokemon ou componente da tela.

Apito horizontal: Retira componentes/pokemons em usa área horizontalmente.

Apito Vertical: Idem do de cima, só que vertical.

Sino: Transforma as pedras pokemons escolhidas no pokemon encarregado.Exemplo, você toca em um pokemon verde, todos esses verdinhos serão transformados no Eevee, se ele estiver encarregado. Isso facilita para fazer combos e tarefas específicas.

Todas essas habilidades podem ser usadas com qualquer pokemon, porém são limitadas e precisam ser usadas com esmero(Muito mesmo! Pois só consegue-se ganhando em eventos, desafios ou com pokemons com afinidade máxima, ou comprando com dinheiro de verdade).

Com desafios, podemos conseguir sinos e apitos por exemplo.

Pokemon! Temos que… contratá-los!(?)

gameplay explicação
Para eu ganhar o exeggutor, preciso de mais 8 estrelas, nas quais consigo fazendo pedidos dele.

Ao invés de batalhar para conseguir o pokemon, nós enchemos sua barra de afinidade. Quando ela estiver cheia, o pokemon irá se voluntariar e trabalhará(de graça :)) para você, podendo você usá-lo quando quiser nos puzzles.

E essa barra tem o nível 2, que ao atingirmos, ele vai “upar”, melhorando uns estados(Não vi muita diferença, mas ok). E a partir daí, toda vez que a barra for preenchida, ganharemos um item aleatório, podendo ser um apito ou patinha do Eevee.

competiçao online
Temos uma competição online para quem consegue mais estrelas(que são obtidas
ao completar níveis) dentro de um tempo x

Gráficos

cafeteria
Ao progredirmos, a cafeteria também se expande, ganhando espaços e novas decorações para novos pokemons e receitas

É 2D muito bem acabado e colorido, porém as animações são feitas movimentando partes como braços e pernas separadamente, como animação de flash. Eu particularmente não achei isso ruim, pois a nintendo fez muito bem feito. É que tem muitas pessoas que ligam para isso, e eu entendo.

Trilha Sonora

É muito relaxante e gostosa de se ouvir, incluindo a trilha da cafeteria e do menu de início. O legal que dependendo do tipo de pedido, a musica será diferente. Por exemplo, se for um prato meio chique, ouvirá uma melodia bem nesse estilo.

Os problemas

É com um pouco de pesar que tenho que escrever este subtópico, mas é só um pouco mesmo, por quê estive prevendo algo parecido.

Em jogos free-to-play, você deve ser muito cauteloso para não lascar com tudo em sua conta/gameplay. E Pokemon Cafe Mix tem disso.

sanduicheiche
Vai um sanduíche de dugtrio?

O jogo tem o sacana sistema de regeneração de vidas, que se por acaso você falhar na comanda, terá que pagar 900 golds para mais 3 movimentos(Lembrando que cada nível concluído nós ganhamos no mínino 50 golds, e podemos ganhar uns trocos se sobrar movimento). Se você quiser fazer a comanda novamente, perderá uma vida, que se regenera a cada 30 minutos(Podemos ter no mínimo 5, é… triste).

Um outro problema é quando você precisa de um pokémon que não tem ainda, pois terá que se virar com o que tiver para completar o nível(Ao menos você pode saber o que aquele pokémon faz, para tentar usar um pokémon com poder igual ou parecido). Lembrando que conseguir afinidade do Pokémon que você quer quase sempre é demorado.

Dificuldade bizarra

É assim que a descrevo. Pois no início de minha jogatina o jogo estava bem suave, dando leves aumentos na dificuldade. Mas lá pelo level 130 a parada ficou muito louca, apareceram níveis meio anormais e bem difíceis, dificultando meu progresso por conta do sistema de vidas.

Lulu
Lucario faz café com a Aura! S2

A partir daí eu realmente iria pistolar a respeito do game, falando que poderia até ser um possível pay-to-win, mas quando cheguei lá pelo 180, o jogo ficou realmente fácil! Eu conseguia fazer sequências de vitórias direto, chegando à 250 níveis mel na chupeta(Porém ainda era divertido)

Claro que também me facilitou eu já ter uma grande leva de pokémons ao meu dispor. Não passarei pano só por quê eu tô forte agora, pois foi meio complicado no meio do caminho. Por enquanto, o jogo está de boas. O que digo sobre a dificuldade é: Pode ser inconstante. E acho que pode ficar difícil novamente com futuras atualizações.

Algumas dicas

Apesar dos problemas que aqui apresentei, acredito que vale a pena sim jogar este game, porém levando em conta algumas dicas:

-Não gaste suas nozes douradas(o dinheiro) à toa. Você ganha bem pouco fazendo os pedidos dos pokemons(em média 60), e lembrando: Comprar movimentos caso você falhe no pedido é bem caro(900). O mesmo vale para as habilidades gerais(localizadas no canto direito da tela)

cliente de bom humor
Exemplo de cliente de bom humor(Jogo em espanhol)

-À Momentos em que virá um pokemon com bom humor(Ou friendship bonus), que ele multiplica o número de estrelas recebidas caso você complete de primeira seu pedido. É nesse caso em que você deve ter atenção e cogitar se vale a pena gastar 900 para mais 3 movimentos. Principalmente se não tiver aquele pokemon.

-Pegue o mais rápido possível todos os pokemons que conseguir, você necessitará fazer pedidos que um só específico é recomendado. Se você não o tiver, terá que se virar com os que tem. Por isso falei dos pokemons que multiplicam o número de estrelas de afinidade.

-Também temos como fazer pedidos para 2 pokemos ao mesmo tempo, porém só por um dia. São as festas, que você recebe 2 convites aleatórios, que podem ser trocados de graça um vez e para trocar de novo, se paga em nozes douradas. É uma boa forma de conseguir mais rapidamente aquele pokemon necessário, mas acho que não vale a pega gastar nisso.

Conclusão de Pokémon Café Mix

Pokémon Café Mix é um puzzle muito divertido que vale a pena sim ser jogado, apesar de ter problemas como a dificuldade bizarra e o sistema de vidas. Eu sei que eles fazem isso pois precisam ganhar dinheiro com o game, mas mesmo assim, acredito que isso deve ser comentado. É um jogo que vejo que deve ser jogado acompanhado de outra coisa(Por conta do sistema de vidas), pois talvez você se canse dele.

Eu acho que eles deveriam fazer venda de skins para os pokemons, por que ai conseguiriam arrecadar. Quem liga pra isso irá se divertir e quem não liga irá se divertir sem micro-transações abusivas, na minha opinião

Me preocupa o fato de eu ter conseguido ir do nível 180 para 250 sem gigantescos esforços, pois se não estiverem ganhando com isso, as próximas fases tem o risco de serem mais difíceis para forçar o jogador à usar dinheiro de verdade. O que digo é que tenho medo com o que falei no início do post: Microtransações

Mas é apenas a minha opinião, o que acha de Pokémon Café Mix? Já jogou? Está jogando(Que nem eu 🙂 )? Conte pra gente do Meta Galáxia a sua experiência do game aqui nos comentários!

eu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here