Game Boy Mod: Conheça a nova onda de modificação de portáteis

Já ouviu falar de Game Boy Mod? A nova onda dos games retrôs, modificar consoles portáteis e deixá-los ainda mais incríveis.

Game Boy Mod

Game Boy Mod é a nova onda entre os Retro Gamers.

Você já ouviu falar em Game Boy Mod? Pois bem, essa é a nova “moda” entre os colecionadores de games retrô, ou simplesmente aqueles que amam games antigos e portáteis. Vamos contar um pouco sobre o que é Game Boy Modding.

Antes de escrever sobre Game Boy Mod, eu gostaria de trazer para os leitores algumas matérias relacionadas a games retrô, como o jogo brasileiro para Game Boy, criado pelo meu amigo Iuri Guiao, confira matéria aqui. Além disso, também fiz algumas matérias ao longo dos anos aqui no Meta Galáxia, confira nossas matérias de Games Retro.


Vou deixar aqui um link com os produtos que vamos falar aqui nessa matéria: Game Boy Mod

Gaame Boy Clássico DMG com carcaça que brilha no escuro

Um hobbie divertido, esse tal de Game Boy Modding

Eu sou muito fã de retro games, tanto que tenho uma pequena coleção. Aliás, essa coleção envolve principalmente games da Nintendo, passando por Zelda e Pokémon, games de SNES, além claro dos consoles.

O colecionismo de jogos antigos, ou games retrô, não é novidade. Essa prática vem tomando força nos últimos anos, desde os anos 200, até hoje, as comunidades, eventos, e colecionadores tem crescido muito. Além disso, isso fez com que os preços dos games antigos subissem vertiginosamente ao longo dos anos, respeitando muito bem a lei de oferta e demanda, mas extrapolando em algumas várias situações.

Quero falar nesse post exclusivamente sobre Game Boy Mod, mas gostaria de deixar claro que podemos fazer modding, ou modificar, qualquer tipo de console. Ademais, já vi vários tipos de modding em consoles. Eles são mais comuns em portáteis como o Game Boy (DMG clássico tijolão, o Pocket, Color, Advanced e Advanced SP.

Além dos GameBoys, outros portáteis também aparecem na lista de mais modificados, como Game Gear, Nintendo DS, Neo Geo Pocket e até PC Engine GT. Contudo, você consegue modificar consoles maiores também, como Super Nintendo, Game Cube, Nintendo Wii, Playstation 1, Nintendo 64 e Mega Drive.

game boy mod

Os tipos de modding para Game Boy

Existem várias formas de se modificar um Nintendo Game Boy, seja ele o clássico, o Pocket, o Color ou os Advances. Dá uma olhada abaixo nas opções de modificação:

  • Modificar a tela do Game Boy, instalando telas mais avançadas e modernas;
  • Trocar ou personalizar a carcaça, ou o “corpo” do Game Boy;
  • Substituir o falante do aparelho, por um mais potente, ou adicionar um módulo amplificador;
  • Combinar as cores dos botões, carcaça e também a lente que protege a tela;
  • Adicionar uma bateria mais potente e durável;
  • Substituir o Led “Power”;
  • Placas que permitem ligar o Game Boy na televisão;
  • Modificar as etiquetas e até as caixas do console.

A modificação de Game Boys não se limita a essa lista, você pode usar sua criatividade para fazer praticamente o que quiser. Abaixo, vou falar especificamente sobre alguns tipos de modding.

Tela IPS VS Tela original

Game Boy Mod e as telas IPS

Uma das partes mais legais de modificar nos portáteis são as telas. As telas antigas eram incrivelmente precárias, e inclusive não acompanhavam o próprio hardware da época. Isso significa que os gráficos, cores, nitidez, poderiam ser melhores mesmo naquela época, se as telas fossem mais avançadas.

As telas IPS são as preferidas dos modders e a diferença entre a original e as novas telas são gigantescas. Veja as fotos comparativas entre a tela original do Game Boy vs a tela IPS Laminated V3.

Existem vários tipos de telas, as IPS normalmente são para portáteis que possuem cores, como Game Boy Color e os Advances. Já o Pocket e DMG (1° Game Boy) recebem telas que não propagam cores, mas possuem iluminação colorida da tela, o que dá um charme muito legal para o console.

Além da qualidade da imagem ser incrível, algumas telas também tem o tamanho até 15% maiores.

Falantes mini para o seu Game Boy, dá para chegar até 5w.

Depois da tela, vem o Áudio

Para modificar o áudio do Game Boy, você pode optar por duas coisas: instalar um falante mais potente e instalar uma placa amplificadora de som no portátil. Aliás, essa modificação é bastante interessante, pois o falante original dos primeiros Game Boys possuem 1W de potência, e você consegue adicionar falantes novos com até 5w.

Além dos falantes, adicionar uma placa amplificadora também ajuda na qualidade e volume do som emitido pelo seu portátil. Existem várias placas, e o som fica realmente alto! Contudo, essa modificação irá consumir um pouco mais de bateria.

Botões para todos os modelos: DMG, Pocket, Color, Advance e Advance SP

Carcaça, borrachas, lente e botões do seu Game Boy

Depois da tela e do áudio, essa é a parte mais legal de modificar. Aqui que você vai dar cor para o seu Game Boy, combinar as cores entre a carcaça (shell), os botões, as borrachinhas dos botões, e também a lente protetora da tela do seu console.

Vou trazer alguns modelos aqui para vocês verem como é legal trabalhar com as cores no seu Game Boy Mod. Existem até carcaças feitas de alumínio, veja fotos.

Alguns modders também imprimem nos plásticos da carcaça ou da lente, para personalizar ainda mais o console.

Game Boy Mod

Conclusão – Game Boy Mod vale a pena?

Eu entrei nesse mundo e estou com dificuldade em parar de modificar meus Game Boys! É viciante fazer as combinações, personalizar, criar botões novos em resina, e ver como os jogos ficam muito mais bonitos e divertidos com as telas novas.

Game Boy Mod tornou-se um hobbie muito legal e que devo levar um tempo para enjoar, tenho muitos projetos pela frente! Se você quer acompanhar os projetos, me siga no Instagram, posto tudo lá. Valeu.

Game Boy Mod
Publicitário e "marketeiro digital" de profissão, desenhista e ilustrador totalmente amador. Palmeirense, amante de basquete, admirador da cultura japonesa, viagens e Coca-Cola. Vale dizer que considero videogames a arte mais completa que existe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here