O novo presidente da gigante de mídia ‘Sony’, Hiroki Totoki, está pronto para transformar a empresa — de acordo com declarações

Hiroki Totoki promote mudanças na Sony para os próximos anos

logo da sony, cujo novo presidente será hiroki totoki

A Sony, a icônica gigante da mídia, recentemente nomeou Hiroki Totoki como seu novo presidente. Ele deverá assumir em 1º de abril deste ano. E de acordo com suas próprias declarações, a empresa deve esperar uma grande transformação sob o comando do experiente executivo. Com mais de 30 anos de experiência na indústria, Totoki deve trazer uma nova onda de inovação para a Sony. A empresa busca expandir ainda mais sua presença na indústria global de tecnologia, especialmente após relatar uma queda de 6% no lucro líquido no trimestre de outubro a dezembro. Segundo o relatório, foram “apenas” 326,8 bilhões de ienes (US$ 2,5 bilhões), com a venda de jogos como The Last of Us, Horizon Forbidden West e God of War: Ragnarok.

Quem é Hiroki Totoki?

Totoki está na Sony desde abril de 1987 e, nos últimos 10 anos, ocupou várias posições influentes. Em cargos anteriores na Sony Corporation, ele contribuiu para o lançamento do Sony Bank, Inc. Além disso, liderou os departamentos de estratégia de negócios, desenvolvimento corporativo, finanças e desenvolvimento de novos negócios da Sony.

Em 2013, tornou-se Diretor Representante e CFO da Sony Network Communications Inc. (anteriormente So-net Entertainment Corporation). No ano seguinte, entretanto, fez uma reforma estrutural do negócio de smartphones como presidente e CEO da Sony Mobile Communications Inc.

Totoki substituirá o atual presidente Kenichiro Yoshida, marcando a primeira mudança no cargo principal do grupo dos últimos cinco anos. Yoshida, entretanto, permanecerá como presidente e CEO com o direito de representar a empresa.

A Sony Corporation conta com um portfólio variado sob o comando de Hiroki Tototki

Agora, em sua nova função como presidente, Totoki tem a tarefa de liderar a transformação geral da Sony. O seu foco estará na criação de novos produtos e serviços que possam ajudar a empresa a permanecer competitiva no cenário tecnológico, que está em constante mudança.

Este gigante da eletrônica vem diversificando seu portfólio nos últimos anos. Atualmente, vai muito além dos seus icônicos tocadores de música portáteis Walkman e consoles de jogos PlayStation. O desempenho financeiro da Sony tem sido forte, principalmente no setor de entretenimento, que inclui videogames, música e filmes.

Além do entretenimento, a corporação opera três outros negócios: eletrodomésticos, semicondutores e finanças. Assim, a sua receita anual é de aproximadamente 10 trilhões de ienes (US$ 77,77 bilhões). Os negócios de entretenimento e sensores de imagem da Sony estão indo bem, e a empresa espera que os ganhos operacionais cheguem a 1 trilhão de ienes pelo segundo ano consecutivo.

Totoki, por outro lado, encontrará dificuldades em combinar a Sony com uma nova tecnologia de desenvolvimento. Atualmente, a empresa está aumentando seus investimentos em novas áreas. Por exemplo, ela formou uma joint venture com a Honda Motor Co. para desenvolver veículos elétricos. Também trabalha com empresas internacionais de jogos no “metaverso“, um local virtual na Internet.

Portanto, podemos assumir que o futuro da Sony é brilhante. Afinal, Toshida é reconhecido por sua habilidade em desenvolver estratégias e identificar novas perspectivas de negócios.

O que esperar da Sony Corporation para o futuro?

Como parte de sua nova estratégia, espera-se que Totoki mude o foco da Sony do hardware para o software. A Sony deve alavancar seus recursos de hardware existentes. O intuito será de desenvolver serviços de software inovadores que possam ser usados para criar novos fluxos de receita.

Outra forma de sucesso é priorizar o fortalecimento da presença global da empresa, expandindo sua presença em mercados emergentes como Índia, China e América Latina.

É possível ainda que a empresa se comprometa a explorar novas tecnologias como a inteligência artificial (IA). Em alguns meses, poderemos até ver uma plataforma orientada por IA que pode ser usada para analisar dados de produtos e serviços da Sony, além de oferecer novos insights sobre o comportamento do cliente.

A patente de apostas em eSports da Sony permanece sem uso até o momento

A Sony Interactive Entertainment patenteou sua própria plataforma de apostas em eSports em 2019. Ela ainda não foi usada pela empresa, mas isso pode mudar em um futuro próximo.

De acordo com a patente, o sistema da Sony usaria o histórico de jogadores ou equipes de eSports para determinar as probabilidades de apostas oferecidas aos espectadores que assistem ao jogo.  É bem semelhante ao que as casas de apostas fazem, com um bônus grátis no registro sem depósito, quando permitem o live casino.

Esses dados podem ser determinados a partir do jogo atual que está sendo jogado ou de todo o histórico de jogos de um jogador, incluindo proporções de vitórias e derrotas e muito mais.

Assim, com sua vasta experiência e visão de futuro, Hiroki Totoki está pronto para transformar a Sony em uma empresa mais moderna e competitiva. Resta saber se sua estratégia será bem-sucedida, mas não há dúvida de que as expectativas são de que ele causará um impacto positivo significativo no futuro da Sony.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here