Os 5 jogos eletrônicos mais violentos de todos

Embora a violência não seja um conceito novo em jogos, algumas franquias vão além dos limites mais do que outras com sua brutalidade.

Mortal Kombat

Os 5 jogos eletrônicos mais violentos de todos

A presença da violência nos jogos não é uma novidade. Desde os primeiros videogames e jogos eletrônicos da época dos fliperamas, os jogadores sempre estiveram envolvidos em cenários violentos, que variam desde o abate de naves alienígenas até desviar de barris lançados por gorilas furiosos em alta velocidade. No entanto, os níveis de violência e realismo atingiram proporções astronômicas desde os primeiros dias modestos desses jogos.

Apesar das preocupações manifestadas por pais e até mesmo por políticos ao longo dos anos, os videogames de hoje estão mais imersos em violência do que nunca. Alguns jogos levaram a representação da violência a extremos inexplorados, seguindo o caminho estabelecido por títulos como Space Invaders, Doom e Grand Theft Auto. Embora muitos jogos ainda se concentrem em ação e combate, alguns poucos foram responsáveis por redefinir a abordagem da violência no universo dos jogos.

Mortal Kombat

Mortal Kombat merece um lugar distinto na história devido à sua influência sobre os jogos eletrônicos violentos que vieram após, consolidando-se facilmente como um dos videogames mais brutais de todos os tempos. A notória controvérsia em torno das mortes gráficas no Mortal Kombat foi tão impactante que levou à criação do sistema de classificação ESRB.

Desde o seu lançamento inicial, Mortal Kombat ultrapassou os limites da violência nos jogos, e cada novo título da série continua essa tradição, elevando os níveis de sangue e brutalidade por meio de suas fatalidades infames. No entanto, a influência da franquia vai além da mera representação da violência; Mortal Kombat é também a franquia de jogos de luta mais bem-sucedida em termos de vendas de todos os tempos. Com o lançamento de Mortal Kombat 1 em 2023, a promessa é de que o reinado da franquia, marcado por sangue e violência, continuará a moldar o futuro dos jogos.

Manhunt

Manhunt é um jogo de ação furtiva em terceira pessoa com uma atmosfera sombria. Os jogadores assumem o controle de James Earl Cash, um prisioneiro no corredor da morte, obrigado a participar de filmes de snuff para garantir sua libertação. A jogabilidade da franquia se concentra em Cash se infiltrando e eliminando violentamente membros de gangues, utilizando diversos utensílios domésticos como armas, que vão desde tacos de beisebol até sacos plásticos.

A natureza extrema da violência apresentada em Manhunt foi tão impactante que vários países optaram por proibi-lo. Da mesma forma, sua sequência, Manhunt 2, inicialmente apresentava cenas tão brutais que o ESRB atribuiu ao jogo uma classificação apenas para adultos nos Estados Unidos. A desenvolvedora Rockstar Games teve que realizar censuras em certas partes particularmente sádicas do jogo para garantir uma classificação adequada para adultos.

Postal

Quando se trata de violência sem qualquer propósito nos jogos, Postal se destaca. Os jogadores assumem o controle de um personagem sem nome que se envolve em uma série de assassinatos motivados por teorias da conspiração governamental. A premissa simples de Postal não esconde sua mensagem subjacente, uma vez que o protagonista é consumido por teorias conspiratórias bizarras e incitado por vozes em sua mente.

No entanto, ao analisar mais a fundo, Postal explora a condição psicológica de um atirador ativo, proporcionando ao jogador uma experiência direta do que é estar nessa situação. Superficialmente, no entanto, Postal pode ser percebido apenas como um jogo de tiro isométrico, centrado na prática de atos de violência aleatórios e sem sentido.

Doom

O gênero de tiro em primeira pessoa já sugere violência em seu próprio nome, mas poucos conseguem atingir o nível de intensidade visto na franquia Doom. Além disso, raros são os jogos de tiro em primeira pessoa que deixaram uma marca tão duradoura no cenário dos jogos como Doom, sendo que sua violência é apenas uma parte desse legado.

O protagonista principal de Doom, conhecido como Doomguy, não se contenta em simplesmente disparar contra seus inimigos, como é comum em outros personagens de jogos de tiro mais convencionais. Pelo contrário, ele prefere desferir golpes com uma serra elétrica ou até mesmo derrotar seus oponentes com socos nus. No mais recente lançamento da série, Doom Eternal, a carnificina e o caos foram elevados a um novo patamar com a introdução da mecânica conhecida como “Glory Kill”.

Gears Of War

Desde o primeiro título da franquia, Gears of War se destacou entre outros jogos de tiro em terceira pessoa devido ao seu combate realista e às mortes brutais em combate corpo a corpo. Marcus Fenix está disposto a fazer o que for necessário para derrotar seus inimigos, inclusive usando sua confiável baioneta de serra elétrica para enfrentá-los de perto.

Apesar da intensidade de sua violência, ou talvez até por causa dela, o impacto de Gears of War transcendeu a comunidade de jogadores em um nível mais superficial. Celebridades como Terry Crews e Dave Batista expressaram interesse em interpretar alguns dos personagens icônicos do jogo em possíveis adaptações para o cinema ou a televisão.

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