The Legend of Zelda: Por que Link nunca fala nos jogos?

The Legend of Zelda: Por que Link nunca fala nos jogos?
The Legend of Zelda: Por que Link nunca fala nos jogos?

The Legend of Zelda: Por que Link nunca fala nos jogos?

Os jogadores podem se perguntar por que Link nunca fala na série de jogos eletrônicos The Legend of Zelda, e há algumas explicações para isso. Uma dessas explicações foi fornecida em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, embora muitos jogadores achem que não é satisfatória. Afinal, Breath of the Wild é um jogo mais recente, e qualquer justificativa apresentada pode ser mais uma reinterpretação do que uma razão concreta para Link ser um protagonista silencioso. Além disso, há muitos Links ao longo da série, e o que vale para um não necessariamente se aplica a outro.

Talvez a melhor razão para explicar por que Link é silencioso seja de natureza prática do ponto de vista da jogabilidade. Isso permite que os jogadores se projetem no personagem, aumentando a imersão na história e no mundo do jogo. Alternativamente, a Nintendo pode querer evitar os problemas que poderiam surgir ao dar falas de voz a Link, como a dificuldade em agradar a todos os fãs com a escolha de um dublador. Dessa forma, parece que Link continuará a ser um protagonista essencialmente silencioso, mantendo seu papel como um avatar mudo que permite aos jogadores se sentirem como o verdadeiro herói de Hyrule.

Link fala, mas não na tela

Link e Zelda

A razão mais simples para explicar por que Link não fala alto nos jogos da série Zelda se resume à forma como a fala é tratada principalmente na série. A maioria dos personagens não tem falas totalmente dubladas, com suas falas sendo apresentadas em balões de texto. Link é mostrado da mesma forma, com suas respostas sendo indicadas por opções de sim ou não em certas situações ou ao pedir itens específicos em lojas. Embora Link não tenha falas extensas, fica claro que ele se comunica de alguma forma com os outros personagens ao seu redor.

Apesar de Link falar, é inegável que ele é muito mais quieto do que os personagens ao seu redor, geralmente dizendo apenas algumas palavras em resposta. Do ponto de vista da jogabilidade, isso ocorre porque The Legend of Zelda não é um RPG focado em diálogo; a narrativa é conduzida principalmente pela exploração e resolução de puzzles. Dentro do universo do jogo, isso é explicado como uma característica de Link ser um pouco tímido, pelo menos em alguns jogos.

Em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, a quinta página do Diário de Zelda revela que Link se sente pressionado a ficar em silêncio para parecer forte. O texto completo, disponível na Zelda Wiki, também indica claramente que Zelda e Link estão tendo uma conversa, confirmando novamente que Link fala, só que não na tela.

Esses aspectos destacam que, embora Link seja um protagonista silencioso, sua falta de falas não impede a comunicação e interação com outros personagens. Isso permite que os jogadores se projetem no personagem, mantendo a imersão na aventura e na exploração do vasto mundo de Hyrule. Parece que, por razões tanto práticas quanto narrativas, Link continuará a ser um herói quieto, permitindo que sua lenda seja moldada pela experiência e imaginação dos jogadores.

Linhas de voz correm o risco de tornar o link desagradável

 1989 Legend Of Zelda TV Serie

Uma das razões pelas quais a Nintendo pode evitar dar falas de voz a Link é para não correr o risco de torná-lo um protagonista desagradável. Um exemplo notório disso aconteceu na série de TV The Legend of Zelda de 1989, onde Link foi retratado como um personagem irritante e chorão. Seu bordão, “bem, desculpe-me, princesa”, virou motivo de piada online.

Com The Legend of Zelda sendo uma franquia tão importante para a Nintendo, manter Link em silêncio parece uma boa decisão para preservar a integridade da marca. Dar a Link muita personalidade poderia torná-lo desagradável para alguns jogadores. Ao mantê-lo em silêncio, a Nintendo permite que os jogadores se projetem em suas botas e infundam o personagem com seus próprios pensamentos e sentimentos. Isso facilita muito mais a conexão dos jogadores com Link do que seria se ele fosse totalmente dublado em cutscenes.

Essa escolha de design permite que a experiência de jogar The Legend of Zelda seja mais imersiva, pois os jogadores podem se sentir como o verdadeiro herói de Hyrule. Além disso, evita a possibilidade de alienar uma parte da base de fãs com uma interpretação específica da personalidade de Link. Manter Link como um herói silencioso é uma forma de garantir que ele continue sendo um avatar através do qual os jogadores experimentam suas próprias aventuras épicas no vasto e mágico mundo de Hyrule.

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Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

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