5 HQs sobre feminismo
O feminismo é um grupo de políticas, movimentos sociais, ideologias e filosofias que compartilham um objetivo comum: direitos iguais e a libertação da experiência humana dos padrões patriarcais por meio do empoderamento feminino, direitos das mulheres e normas baseadas em gênero. Certamente, não há uma maneira mais divertida de conhecer melhor a temática do que lendo HQs sobre o feminismo. Dessa forma, hoje aqui estamos com mais uma lista de sugestões!
Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de nossas listas: 5 quadrinhos argentinos imperdíveis além de O Eternauta e Mafalda , 5 HQs imperdíveis de Marcello Quintanilha, vencedor do Prêmio Jabuti 2022 e Quadrinhos sobre a História do Brasil . Além disso, também temos 5 quadrinhos franceses para conhecer e 6 HQs imperdíveis da dupla Ed Brubaker e Sean Philips !
Persépolis
Autora: Marjane Satrapi Editora Quadrinhos na Cia Data de publicação: 10 de dezembro de 2007
Adquira o seu exemplar na Amazon (clique aqui para adquirir o seu)
Sinopse de Persépolis :
Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita – apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama – e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.
Sinopse via Amazon
Uma Breve História do Feminismo no Contexto Euro-americano
Autoria: Patu e Antje Schrupp Editora Blucher Data de publicação: 11 de março de 2019
Adquira o seu exemplar na Amazon (clique aqui para adquirir o seu)
Sinopse de Uma Breve História do Feminismo no Contexto Euro-americano :
Filósofas, rebeldes, ativistas: conheça a evolução do feminismo no contexto europeu e americano desde a Antiguidade nesta história em quadrinhos que aborda o direito das mulheres ao voto, as ondas feministas e personalidades como Olympe de Gouges, Simone de Beauvoir, Audre Lorde e Angela Davis. “Uma breve história do feminismo no contexto euro-americano” nos prende, nos educa, nos faz rir e nos irrita. Narra desde os primórdios da tradição judaico-cristã, com os questionamentos de Maria Madalena; passando pela Idade Média, pela Idade Moderna e pelo Iluminismo; e chegando ao princípio dos movimentos organizados das mulheres no século XIX, a “segunda onda”, o feminismo queer e a “terceira onda”.
Sinopse via Amazon
Sinopse oficial de Parece que piorou: Crônicas do cansaço existencial :
Com um humor cáustico e sempre pronta para rir de si mesma, Bruna Maia deu vida à estarmorta, perfil de enorme sucesso nos Instagram e no Twitter. Seus desenhos maravilhosamente mal-acabados falam de amor, sexo, carreira, transtornos mentais, feminismo e dilemas geracionais de um jeito inteligente e terrivelmente irônico. Mente, corpo, trabalho, relacionamento, amizade e espiritualidade: a partir de temas como estes, a autora coloca em cena personagens que poderiam estar ao nosso lado agora, gente que encontramos todos os dias pelas ruas dos grandes centros urbanos de nosso país. Cronista afiada das contradições, dores e delícias de ser mulher neste início de século XXI, Bruna Maia faz um retrato mordaz dos costumes, um painel hilário onde a comédia humana ganha cor e forma. Não estava bom. Mas parece que piorou.
Sinopse via Amazon
Mafalda: Feminino singular
Autor: Quino Editora: WMF Martins Fontes Data de Publicação: 10 de dezembro de 2020
Adquira o seu exemplar na Amazon (clique aqui para adquirir o seu)
Sinopse de Mafalda: Feminino singular :
Uma antologia de tiras da Mafalda em que a personagem questiona o papel e o espaço da mulher no mundo, começando em casa. Como diz a jornalista Patricia Kolesnicov no prefácio, o aspecto mais explicitamente feminista de Mafalda é que “o familiar – o pessoal – é político”.
Sinopse via Amazon
Miss Davis
Autora: Sybille Titeux de la Croix Editora Agir Data de publicação: 20 de agosto de 2020
Adquira o seu exemplar na Amazon (clique aqui para adquirir o seu)
Sinopse de Miss Davis :
NEGRA. ATIVISTA. REVOLUCIONÁRIA. Angela Davis é uma das maiores ativistas do nosso tempo. Sua história de vida e sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos a converteram em um símbolo do movimento negro e do feminismo. Nesta incrível biografia em HQ, Sybille Titeux de la Croix ― acompanhada pelos brilhantes traços de Amazing Ameziane ― refaz a jornada de Miss Davis, desde sua infância no Alabama, marcada pela segregação racial e pelos ataques da Ku Klux Klan, até sua saída da prisão em 1972, na Califórnia, após uma enorme mobilização mundial pela sua libertação. Esta é a oportunidade perfeita para leitoras e leitores conhecerem sua história. A obra conta ainda com um texto de orelha assinado pela filósofa e escritora Djamila Ribeiro.
Sinopse via Amazon
Nota: O Meta Galáxia é afiliado da Amazon. Ao clicar no link da loja, o nosso portal poderá ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Ou seja, você poderá colaborar com o nosso trabalho ao adquirir os produtos afiliados. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.