5 quadrinhos franceses para conhecer

Reprodução de Caos, quadrinho do autor francês Moebius
Reprodução de Caos, quadrinho do autor francês Moebius

5 quadrinhos franceses para conhecer

E aí? Você gosta de uma boa leitura? Hoje, decidimos trazer uma lista com 5 quadrinhos franceses que todos precisam conhecer! Ficções científicas que se tornaram best-sellers e narrativas com personagens icônicos como Popeye são alguns dos principais exemplos do que você poderá encontrar na lista abaixo! Espero que goste das sugestões!

Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de nossas listas: 5 quadrinhos argentinos imperdíveis além de O Eternauta e Mafalda5 HQs imperdíveis de Marcello Quintanilha, vencedor do Prêmio Jabuti 2022 e Quadrinhos sobre a História do Brasil. Além disso, também temos 5 quadrinhos de Neil Gaiman além de Sandman e 6 HQs imperdíveis da dupla Ed Brubaker e Sean Philips!

Popeye - Um Homem ao Mar

Popeye – Um Homem ao Mar

Título Original: Popeye: un homme à la mar (2019)
Roteiro: Antoine Ozanam
Arte: Marcello Lelis
Tradução: Márcio dos Santos Rodrigues e Mônica Cristina Corrêa
Data de lançamento no Brasil: Novembro de 2021
Editora: Skript
Disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir seu exemplar)
Está na dúvida se realmente compensa ler? Se sim, então que tal conferir nossa resenha aqui no Meta Galáxia? Acesse: Popeye Um Homem ao Mar (Skript) – Resenha!

Sinopse via Amazon:

Este não é exatamente o Popeye que você conhece. Ele ainda é aquele falastrão caolho que exibe o bíceps depois de comer espinafre em lata, engraçado em sua maneira de falar, corajoso e um homem bom. Mas nesta HQ há outras camadas. Uma melancolia e uma beleza que só o afiado e sensível roteiro do francês Ozanam, com a exuberante arte aquarelada de Lelis, poderia expressar. Diferente de suas primeiras histórias, e dos famosos desenhos animados, o Popeye aqui é um herói improvável que poderia ser encontrado em qualquer porto do mundo. Na história, uma garota diferente chega para acertar em cheio seu olho saudável. Ele é muito velho para ela. Mas Olivia é garota dele, sem dúvida. Como todo homem apaixonado, a razão some e Popeye concorda em partir numa aventura com o irmão dela. Em busca de um fabuloso tesouro. Essa é uma releitura da origem do clássico personagem, que tinha surgido como apenas um coadjuvante na tira Thimble Theatre.

Yellow Cab

Yellow Cab (Graphic Novel Volume Único) 

Christophe Chabouté, o reverenciado autor de Um Pedaço de Madeira e Aço, Solitário Moby Dick, apresenta seu novo trabalho: Yellow Cab, uma maravilhosa graphic novel baseada no romance homônimo escrito por Benoît Cohen.
Editora: Pipoca e Nanquim
Data de lançamento no Brasil: 30 de junho de 2021
Disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir seu exemplar)

Sinopse via Amazon:

Após vinte anos dirigindo filmes e séries de TV, Cohen sente que precisa de um novo começo. Em 2014, em meio a uma crise criativa, muda-se para Nova York e decide se tornar taxista na tentativa de encontrar inspiração para um novo roteiro cinematográfico, mas o pretenso motorista logo descobre que não será nada fácil conseguir sua tão sonhada licença. Em uma escola no Queens, Cohen enfrenta um verdadeiro labirinto administrativo, vivenciando situações quase surreais, enquanto simultaneamente aprende os truques do ofício, conhece novos colegas – imigrantes de todos os cantos do mundo que estão em busca do “sonho americano” – e lida com as próprias dúvidas quanto à validade de seu experimento, tudo para ser recompensado com a permissão para guiar profissionalmente. Ao volante de um icônico táxi amarelo, cartão postal da “Grande Maçã”, dirige pelas ruas da megalópole, observa o rosto de centenas de passageiros e absorve suas histórias. Uma narrativa multifacetada na qual diferentes experiências se entrecruzam e questionamentos político-sociais são levantados, enquanto o protagonista se aprofunda em uma necessária reflexão sobre o processo criativo.

Solitário

Solitário (Volume Único) 

Autor: Christophe Chabouté
Editor: Daniel Lopes
Tradutor: Pedro Bouça
Editora: Pipoca e Nanquim
Data da publicação no Brasil: 4 de julho de 2019
Disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir seu exemplar)

Sinopse via Amazon:

Best-seller mundial e uma das obras selecionadas pelo prestigiado Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, sediado na França, Solitário nos apresenta uma história surpreendente e emocionante, em que sonho e vida cotidiana se mesclam com sensibilidade sutil, ternura e humor. Em um pequeno farol numa ilhota afastada do resto do mundo, um eremita experimenta uma vida rodeada de solidão. Morador do lugar desde que nasceu, há 50 anos, a rocha é seu navio de granito; uma embarcação imóvel e segura que não o leva a lugar algum e que jamais chegará a nenhum porto… Afinal, por que sair dali, se o mundo além desse horizonte é tão assustador? Para onde fugir quando não há lugar para ir? Como combater o isolamento e evitar que o silêncio perpétuo se torne ensurdecedor? Anos passados em sua rocha, recebendo comida do mar e tendo a imaginação como única companheira… Até agora. Quando um marinheiro novato começa a trabalhar no barco que toda semana leva provisões para o Solitário, ele passa a fazer perguntas que toda a população dos arredores evitou ao longo de uma vida: quem é esse homem? Por que ele se esconde? Por que nunca saiu do farol? Como é viver com tanta… solidão? Uma simples e pequena atitude será o bastante para dar início a uma sucessão de eventos que golpearão irrevogavelmente a existência serena do ermitão. Repleto de belíssimas ilustrações em preto e branco de tirar o fôlego, Solitário é uma obra-prima de Chabouté — uma história inesquecível que retrata de forma impecável como alguém pode ter sua vida tolhida a ponto de se tornar uma sombra e como uma sombra pode reclamar sua identidade e se tornar alguém.

Social Fiction

Social Fiction (Graphic Novel Volume Único)

Autor: Chantal Montellier
Editor: Ferréz e Thiago Ferreira
Tradutor: Fernando Paz
Editora Comix Zone
Data de lançamento: 25 de abril de 2022
A edição tem acabamento de luxo, capa dura com verniz localizado, 184 páginas em preto e branco, impressas em papel pólen de alta gramatura, além de um marcador de páginas exclusivo.
Disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir seu exemplar)

Sinopse via Amazon:

Lúcida e premonitória. Essa é a visão que Chantal Montellier projetou sobre as páginas da Métal Hurlant, lendária revista francesa de ficção científica na qual foram originalmente publicados os três contos que compõem esta antologia. Em Wonder City, Shelter e 1996 – realizados entre os anos de 1976 e 1983, e apontados pela crítica como os trabalhos mais marcantes da carreira da autora –, Montellier combina a cultura pop com uma narrativa incisiva e uma surpreendente capacidade de antecipar o futuro. A obra de Chantal Montellier – considerada uma das mais relevantes artistas dos quadrinhos franceses nos últimos 50 anos – é marcada pelo seu engajamento político e por uma denúncia radical de todas as formas de violência e opressão.

Caos

Caos

Autor: Moebius
Tradutor: Fernando Scheibe
Editora Nemo
Data de lançamento: 19 de junho de 2013
Disponível à venda via Amazon (clique aqui para adquirir seu exemplar)

Sinopse via Amazon:

Neste volume que conclui a fantástica Coleção Moebius da Editora Nemo, encontramos ilustrações, HQs curtas e desenhos produzidos pelo artista na fase clássica de seu trabalho e também para seus cadernos pessoais. Um dos fundadores da revolucionária revista Métal Hurlant, Moebius transformou a estética da ficção científica, influenciando criadores em todo o mundo. Este álbum é propriamente uma bela e caótica reunião de diversos trabalhos desse grande gênio dos quadrinhos e da ilustração.

Em conclusão, essa é a nossa lista de quadrinhos franceses que todos precisam conhecer! O que achou da lista? Já conhecia alguma dessas obras?

Nota: O Meta Galáxia é afiliado da Amazon. Ao clicar no link da loja, o nosso portal poderá ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Ou seja, você poderá colaborar com o nosso trabalho ao adquirir os produtos afiliados. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here