Elden Ring: segurança dos servidores pode estar comprometida

Elden Ring pode ter sua segurança comprometida por exploits que atingiram Dark Souls

Elden Ring
Foto: Divulgação

Uma vulnerabilidade nos servidores pode comprometer a segurança do jogo Elden Ring com o mesmo problema que atingiu Dark Souls. De acordo com o site ISG Portugal, o exploit (um subconjunto de malwares) foi descoberto por um utilizador, que afirma que o RPG de ação e fantasia, novidade do mundo dos games, pode estar sob risco.

Segundo o site, um dos responsáveis pela descoberta avisou a Bandai Namco (desenvolvedora japonesa de jogos eletrônicos) sobre o problema. Além disso, a informação da fonte é de a From Software (desenvolvedora de jogos) não teria agido para remediar a falha e que medidas só foram tomadas após o exploit ter se tornado público.

Ainda de acordo com utilizador que descobriu a vulnerabilidade, a infraestrutura da rede de todos os jogos de Dark Souls sofre com sérios problemas. Além disso, afirma que é inevitável que Elden Ring sofra com os mesmos problemas, o que poderia se tornar um prato cheio para hackers e cheaters.

Ainda, de acordo com o site VGC, a Bandai Namco tinha ciência do problema desde dezembro passado e que até o dia 23 de janeiro de 2022, nada havia sido feito. Então, os servidores PvP de Dark Souls: Remastered, Dark Souls 2 e Dark Souls 3 foram desativados para que a From Software, enfim, resolvesse os problemas.

Software Anti-cheat em Elden Ring para PC

De acordo com o site ISG Portugal, Elden Ring irá utilizar o software Easy Anti-Cheat no PC. Entretanto, pode não ser suficiente.

LukeYui, criador do software anti-cheats disse que isso pode não ser suficiente e que, embora essa alta barreira de entrada deva reduzir drasticamente o número de cheaters, ainda há motivos para se preocupar. “É altamente possível que a From simplesmente amarre o EACao jogo e ignore as falhas do seu código de rede que permitiram aos os cheaters causar tanto dano aos outros jogadores em primeiro lugar.”

Ainda de acordo com o criador do software, embora a EAC seja difícil de contornar, os desenvolvedores profissionais de cheats fazem isso regularmente. Yui afirmou que o o seu plano original era divulgar os detalhes do exploits depois da implementação das correções ou no final do tempo de vida dos servidores.

Entretanto, já se passaram alguns dias e não há notícias “Estou pensando em anunciar um prazo e após, tornarei público os detalhes dos exploits”, avisa.

Elden Ring é um dos games mais aguardados de 2022

Em janeiro, publicamos um artigo com Tudo o que já sabemos sobre Elden Ring, um dos mais esperados jogos de 2022. Vale lembrar que o jogo Elden Ring não é recomendado para menores de 16 anos.

Ana Cunha
Ana Cunha é jornalista e cientista política, tem mais de 20 anos de experiência em comunicação empresarial e, nos últimos anos, migrou para o Marketing Digital. É curitibana, mãe de gêmeos, apaixonada por séries e filmes baseados em histórias da vida real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here