Feliz Dia do Orgulho Nerd! Ou dia da toalha? Descubra a origem!

Dia do Orgulho Nerd
Imagem de Andrew Martin por Pixabay

Feliz Dia do Orgulho Nerd! Ou dia da toalha? Descubra a origem!

Se você passar um tempo na internet e nas redes sociais hoje, certamente irá se deparar com conteúdos que mencionam o “Dia da Toalha” ou o “Dia do Orgulho Nerd“. Ou então o Dia do Orgulho Geek! Essas são as formas de chamar a data celebrada no dia 25 de maio! A data comemora o amor por filmes e séries, assim como o amor pelos quadrinhos, videogames, animes ou então qualquer outra produção relacionada! Além disso, há de fato o orgulho de fazer parte dessa comunidade.

Contudo, pode parecer engraçado ou estranho para muitas pessoas que essa data tenha o nome de Dia da Toalha, não é mesmo? Dessa forma também, há a dúvida sobre o porquê de acontecer especificamente no dia 25 de maio. E estamos aqui justamente para explicar sobre essa data formidável!

  • Por que o nome Dia da Toalha? O Dia da Toalha faz referência ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias“, do autor Douglas Adams.
  • Saiba onde encontrar o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias“, de Douglas Adams.
  • E por que o dia 25 de maio especificamente? Saiba mais referências além de “O Guia do Mochileiro das Galáxias“!

Por que o nome Dia da Toalha?

O Dia da Toalha faz referência ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias“, do autor Douglas Adams e muito amada pelos nerds e geeks. Se você ainda não conhece o livro, talvez já tenha assistido o filme – e é um filme engraçado! Na obra, a toalha é um item essencial para um mochileiro, tendo das mais variadas utilidades. Inclusive, trouxemos recentemente alguns Motivos para ler “Guia dos Mochileiros da Galáxia” de Douglas Adams!

o guia definitivo do mochileiro das galáxias

A comemoração do Dia da Toalha surgiu como uma homenagem após a morte de Douglas Adams, no dia 11 de maio de 2001. Posteriormente, a data passou a representar também o orgulho geek também. Atualmente, o livro está disponível à venda pela Amazon (clique aqui para garantir o seu exemplar) e pela Shopee (clique aqui para garantir o seu exemplar).

Ok, mas por que o dia 25 de maio especificamente?

Quando os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias decidiram homenagear Douglas Adams com o Dia da Toalha, certamente foi difícil chegar a um consenso sobre a data. Por exemplo, já se cogitou usar alguma data relacionada ao número 42, que, na série de livros, é considerado a resposta geral tanto para a vida quanto para o universo.

Entretanto, não aconteceu isso infelizmente! Mesmo assim, a homenagem ao autor ocorreu no dia 25 de maio, duas semanas após a sua morte. Essa data pode parecer aleatória, mas há uma coincidência: é o mesmo dia de lançamento do filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977).

Dessa forma, a data é principalmente uma homenagem a Douglas Adams, mas também o Dia do Orgulho Nerd, comemorado de várias formas por muitas pessoas até hoje. Existe um orgulho muito grande, pois a comunidade é bastante receptiva com todas as pessoas (na maioria dos casos, pelo menos). Você pode ver homens e mulheres se reunindo para debater sobre as suas franquias favoritas: Star Wars, Star Trek, Dragon Ball ou qualquer outra franquia legal que você pensar agora! Além disso, é justamente com as produções geeks e nerds que muitas pessoas conseguem se sustentar e sustentar as próprias famílias!

Conte para a gente: você curtiu essa curiosidade? Como será a comemoração do Dia do Orgulho Nerd (ou Dia da Toalha)?

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here