A Árvore Genealógica dos Elfos em Os Anéis de Poder

O alto-rei Gil-galad (Benjamin Walker), a guerreira Galadriel (Morfydd Clark) e o sábio Elrond (Robert Aramayo). Eles apareceram na trilogia de Peter Jackson, vividos por outros atores — com destaque para Cate Blanchett e Hugo Weaving na pele dos dois últimos. – Ben Rothstein/Amazon Prime Video/.
O alto-rei Gil-galad (Benjamin Walker), a guerreira Galadriel (Morfydd Clark) e o sábio Elrond (Robert Aramayo). Eles apareceram na trilogia de Peter Jackson, vividos por outros atores — com destaque para Cate Blanchett e Hugo Weaving na pele dos dois últimos. – Ben Rothstein/Amazon Prime Video.

A Árvore Genealógica dos Elfos em Os Anéis de Poder

Que tal conferir melhor quem é quem em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, nova série da Prime Video, conferindo a nossa Árvore Genealógica dos Elfos? Confira abaixo, mas cuidado! Afinal, poderá ter leves spoilers!

As obras de JRR Tolkien permanecem populares até os dias atuais, mesmo após tantas décadas, inclusive graças ao seu conhecimento incrivelmente profundo. O escritor e professor britânico escreveu uma variedade de livros (publicados ou não) descrevendo como a Terra-média e suas raças surgiram, assim como o número de conflitos que foram enfrentados ao longo de muitos séculos. Algo que lhe inspirou grandemente, além de sua vida acadêmica, foi presenciar pessoalmente a guerra e a discórdia. E isso colaborou para que ele criasse um dos universos de fantasia mais complexos.

Suas narrativas permitiram aos fãs que se divertissem e apreciassem a Terra-média em muitas franquias na tela, incluindo O senhor dos Anéis e O Hobbit. Agora, o Prime Video lançou os primeiros episódios da série Os anéis do poder, que segue uma variedade de personagens através da Segunda Era. Alguns desses personagens nós já conhecíamos, mas é provável que mais apareçam. A grande questão? Considerando que os elfos são imortais, sua árvore genealógica pode ficar complicada, deixando muitos confusos. Entender como alguns dos elfos estão relacionados pode ajudar o público.

Entenda a Árvore Genealógica dos Elfos

Há quem considere a história de amor de Lúthien e Beren na Terra-média como a maior e mais melancólica de todos os tempos. Lúthien era a filha elfa da Maia Melian, sendo os eram a raça divina à qual o mago Gandalf, o Cinzento, pertencia.

Beren era um homem mortal que se apaixonou por Lúthien. Para conseguir finalmente casar-se com ela, então Beren foi encarregado de recuperar uma Silmaril da coroa de Melkor, posteriormente Morgoth, o grande vilão e mestre de Sauron. Se conseguiu? Até que sim, mas morreu durante o esforço. A comovida Lúthien morreu em seus braços. Na vida após a morte, Lúthien cantou um lamento que tocou o Senhor dos Mortos. As almas de Lúthien e Beren se reuniram, e Lúthien teve a escolha de dizer adeus e ir para Valinor sozinho ou retornar à vida com Beren para viver uma vida mortal. Ela escolheu a mortalidade por seu amor e assim começou a linhagem dos meio-elfos.

O casamento de Tuor e Idril é mais um exemplo da união entre homens e elfos. Tuor foi um grande herói da Terceira Casa dos Homens durante a Primeira Era. Ele foi criado por elfos e literalmente assim que ele conheceu e se apaixonou por Idril. Os dois se casaram sem muitos problemas ou dificuldades. Após o casamento, contudo, havia uma profecia de que seu filho seria uma “estrela” que redimiria os Filhos de Ilúvatar. Isso se referia à rebelião que causou o exílio dos elfos de Valinor. Mais tarde, Idril deu à luz a Eärendil.

Já Elwing, a princesa de Doriath, filha de Dior e Nimloth, irmã de Elured e Elurin e também a neta de Lúthien e Beren, que conheceu e se apaixonou por Eärendil. Ela havia herdado a Silmaril que seu avô havia recuperado para ganhar a mão de sua avó. Dessa forma, a coitada tornou-se um alvo para o vilão Morgoth.

Enquanto navegava, Elwing sofreu um ataque por aqueles que buscavam a Silmaril por ordem de Morgoth. Para proteger a pedra, ela mergulhou no mar, mesmo locam em que se transformou em um pássaro. Ela voou em busca de marido, onde os dois decidiram buscar a ajuda dos Valar para derrotar Morgoth.

Eärendil era o filho meio-elfo de Tuor e Idril. Ele era um marinheiro que foi profetizado para resolver a rebelião dos Filhos de Ilúvatar. Casou-se com Elwing, neta de Lúthien e Beren, e os dois deram à luz Elrond e Elros.

Após Elwing ser atacada, ela e Eärendil foram para Valinor para buscar a ajuda dos Valar. Como parte da punição pela rebelião dos anos anteriores, os dois deveriam ter enfrentado a morte por pisar em Valinor. No entanto, os Valar viram que Eärendil estava lá para salvar homens e elfos, não apenas a si mesmo. Movidos por isso, os Valar concordaram em ajudar na luta contra Morgoth. Além disso, foi lhes entregue um presente: a escolha de viver como elfo ou humano.

Elrond (Reprodução: O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder / Amazon Prime Video)
Elrond (Reprodução: O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder / Amazon Prime Video)

Elrond é filho de Eärendil e Elwing. O presente dos Valar, de escolher viver como elfo ou como homem, também se estendeu aos descendentes de Eärendil, então Elrond também pôde escolher. Ele escolheu ser um elfo e permaneceu em Lindon como capitão e arauto de Gil-galad, o Grande Rei dos Noldor.

Casualmente, Elrond fundou Rivendell. Ele então participou da decisão, com Galadriel, de esconder os três anéis élficos de Sauron. A filha de Galadriel, Celebrian, veio para Valfenda, onde se apaixonou e se casou com Elrond.

Falando-se em Elrond, Elros é seu o irmão gêmeo. Quando lhe foi dada a escolha dos Valar, ele decidiu viver a vida mortal dos Homens. No entanto, ele ainda mantinha uma vida consideravelmente mais longa do que os homens normais. Ele foi presenteado com a cidade de Númenor pelos Maiar e governou lá como o primeiro rei por 410 anos.

Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)
Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)

Agora, a protagonista da série: Galadriel. Sua mãe era prima de Lúthien, fazendo dela uma prima muito distante de Elrond. Ela nasceu em Valinor, mas antes da rebelião que levou ao exílio dos Noldor. E ela era sobrinha de Fëanor, que criou as Silmarils e liderou as rebeliões contra os Valar. Ela não participou do fratricídio que resultou em seu exílio, mas ainda assim ela forneceu apoio, desejando vir à Terra-média para governar. Posteriormente, ela se casou com Celeborn, e os dois governaram juntos como Senhor e Senhora de Lothlórien. Eles são os pais Celebrian.

Celebrian se mudou para Valfenda com seus pais, por um tempo, e conheceu Elrond. Os dois se apaixonaram e se casaram. Juntos, eles deram à luz os gêmeos Elrohir e Elladan, e mais tarde a filha Arwen. Um dia, Celebrian deixou Valfenda para visitar seus pais em Lothlórien, mas sofreu um ataque direto por Orcs. Ela foi capturada e torturada. Enquanto ela acabou sendo resgatada por seus irmãos, ela nunca se recuperou totalmente do trauma.

Confira também em nosso portal: Tudo sobre Galadriel em Os Anéis de Poder e Quem é Finrod, irmão de Galadriel, de Os Anéis de Poder?

Celeborn é considerado um dos elfos mais sábios da Terra-média. Ele era filho de Galadhon e Galathil e o príncipe de Doriath, onde Thingol, O pai de Lúthien, era rei. Celeborn tinha grande desconfiança dos anões. A razão para isso foi o conflito entre Doriath e os Anões. O Rei, Thingol, pediu que os Anões colocassem sua Silmaril em um cobiçado colar de joias. Os Anões acabaram exigindo o colar e Silmaril para si e assassinaram Thingol quando ele recusou. Isso deu início a várias guerras e anos de conflito.

Arwen é filha de Elrond e Celebrian e neta de Galadriel. Diz-se que ela se parece muito com seu ancestral, Lúthien. Ela conheceu Aragorn após ele ser levado por Elrond em Valfenda, e os dois rapidamente se apaixonaram. Talvez, dê para dizer que a história de amor entre Aragorn e Arwen seja um paralelo entre seus ancestrais, Lúthien e Beren. Afinal, os dois não conseguiram se casar rapidamente, da mesma forma que suas contrapartes. Aragorn primeiro teve que restaurar o trono de Gondor. Uma vez que ele o fez, Elrond deu sua bênção, e Arwen usou a escolha de seus ancestrais para se tornar mortal. Eles ficaram juntos por 122 anos e tiveram vários filhos mortais juntos.

Projeto organiza a árvore genealógica

Projeto intitulado The Lord of the Rings Project tem apenas um único objetivo: organizar em uma árvore genealógica de proporções obviamente épicas com todos os mais de 800 personagens de JRR Tolkien. A ideia é do estudante sueco Emil Johansson, que resolveu mostrar todas as inúmeras interconexões entre as principais linhagens da Terra-Média. Confira o mapeamento completo das famílias: The Lord of the Rings Family Tree Project (lotrproject.com).

Trailer oficial de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here