Andor confirma: Palpatine tem poderes ilimitados
Palpatine tem poderes ilimitados, conforme a série Andor! Cuidado! O texto a seguir contém spoilers do episódio 10 da primeira temporada de Andor, “One Way Out”, agora transmitido no Disney +. Aproveite e leia também: Tudo sobre Cassian Andor, protagonista da nova série de Star Wars!
Darth Sidious, nascido Sheev Palpatine, e também recebendo os títulos como Senador Palpatine, Supremo Chanceler Palpatine, Imperador Palpatine, ou simplesmente O Imperador, é o principal antagonista da franquia Star Wars. Em uma tentativa de salvar a trilogia da sequência, Star Wars trouxe o Imperador Palpatine de volta dos mortos para Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker. Por causa disso, muitos fãs ficaram surpresos, e alguns não se importaram com a inserção forçada do Imperador. Mesmo assim, era difícil culpar J.J. Abrams e Chris Terrio por tentar incluir um vilão tão lendário.
Afinal, Palpatine era um mestre em esquemas. Ele projetou a queda da República, assim como a quase destruição da Ordem Jedi. Dito isso, poderia haver maneiras de mostrar a influência do antagonista nas sequências sem que ele realmente aparecesse diretamente? Poderia. Foi exatamente o que Andor fez com sucesso na 1ª temporada. A nova série Disney+ encontrou várias maneiras de provar que a abuntante presença do maligno Lorde Sith.
“Eu sou o Senado!” E “Poder Ilimitado!”
Palpatine foi capaz de enganar todos durante quase todas as prequelas, até que Anakin Skywalker o denunciou como um Lorde Sith. Então, Mestre Windu levou alguns Jedi para prender o chanceler traidor. Esse tipo de agressão era o que Palpatine estava esperando. Assim que os Jedi entraram no escritório de Palpatine, eles lhe disseram que ele estava preso e que o Senado decidiria seu destino. A isso, Palpatine os repreendeu dizendo: “Eu sou o Senado!”
A partir daí, a luta começou, e Palpatine rapidamente despachou três dos Jedi, deixando Windu para lutar sozinho. Eventualmente Windu conseguiu a vantagem e teve Palpatine morto para os direitos. Foi quando Anakin chegou e cortou a mão de Windu. Quando isso aconteceu, Palpatine parou de fingir fraqueza e deixou uma enxurrada de relâmpagos da Força explodir em seu adversário. Ao fazer isso, ele gritou: “Poder Ilimitado!”
Essas duas citações são facilmente algumas das melhores (ou as mais famosas) frases de Sheev Palpatine. E é isso que a série Andor na Disney+ se refere.
Como Andor está provando a influência de Palpatine
Durante o episódio 6, “The Eye“, Mon Mothma fez um discurso no Senado Imperial em uma cena reveladora. Enquanto Mothma falava, ficou claro que ninguém estava ouvindo. Pior que isso, quase ninguém estava lá, incluindo o Imperador. Como uma democracia funciona de maneira ideal se nenhum dos funcionários está lá para votar? Tudo isso serviu para mostrar o quão falso e corrupto era o Senado, assim como era durante a República. Não se dissolveu oficialmente até Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, mas mesmo durante Andor, uma coisa ficou clara: Palpatine era o Senado, com controle total.
Da mesma forma, “One Way Out” mostrou o poder político ilimitado de Palpatine. Mon Mothma conheceu Davo Sculdun durante o episódio, e mesmo o banqueiro rico e bandido não ficou satisfeito com Palpatine. As novas restrições não estavam realmente afetando Sculdun pessoalmente, mas ele não gostou de como Palpatine aprovou as novas medidas sem a ajuda do Senado. Novamente, Palpatine forçou sua agenda e nem estava fingindo incluir o Senado. Assim, fica claro que Palpatine tinha poder ilimitado porque ele era mais poderoso que o Senado. Dessa forma, à medida que a série progride, ele está cada vez mais disposto a explorar seu poder.
Você está acompanhando a nova série da franquia Star Wars? Se sim, então o que está achando? Conte para a gente!