Sabine é sensível à força? ‘Ahsoka’ ainda não sabe – O seguinte texto contém spoilers dos episódios 1-7 de Ahsoka.
À medida que a última temporada da série de televisão Star Wars na Disney+, Ahsoka, chega ao fim, a jornada de seus personagens se aproxima do fim. Com inúmeras batalhas, perseguições e enigmas resolvidos, a conclusão desta aventura está ao nosso alcance. Apesar de Ahsoka Tano (interpretada por Rosario Dawson) encontrar uma maneira de resolver os problemas dela e de seus camaradas, um enigma significativo permanece sem solução. A questão é se Sabine Wren (interpretada por Natasha Liu Bordizzo), que é a nova aprendiz de Ahsoka, tem alguma sensibilidade à Força e quais implicações isso poderia ter para seu status como aprendiz Jedi.
Os fãs de Star Wars certamente gostarão de conferir em nosso portal:
- Curiosidades sobre Ahsoka Tano, a icônica personagem de Star Wars
- A história de Anakin e Ahsoka em Star Wars
- Star Wars: as 10 HQs que os fãs precisam conhecer
- 8 autores de Star Wars que todo fã precisa ler
- Os sabres de luz icônicos de Star Wars
- O que é Space Opera (Ópera Espacial), o gênero das franquias Star Wars e Gundam?
O argumento contra o poder de Sabine
O fato de Ahsoka ter escolhido Sabine como sua aprendiz no início da série foi surpreendente, dado que a personagem nunca tinha demonstrado uma forte afinidade com a Força. Consequentemente, o treinamento de Sabine se mostrou desafiador tanto para a mestra quanto para a aprendiz. Sabine lutou para manipular objetos com a mente, apesar de seus esforços incansáveis. A ausência de conexão com a Força pode representar um perigo significativo para um Jedi, e essa realidade logo se manifestou quando Sabine enfrentou um formidável inimigo.
Enquanto Ahsoka recebeu a missão de impedir Baylan Skoll de recuperar um mapa que poderia levar o Remanescente Imperial à localização do Grande Almirante Thrawn, Sabine foi deixada para enfrentar Shin Hati em um duelo de sabres de luz. Quando Sabine tentou usar a Força para empurrar seu adversário, ela descobriu que não conseguia movê-lo, levando ambos os aprendizes a perceber que a luta não seria equilibrada. Embora os inimigos de Sabine já estivessem percebendo sua falta de poder, seus amigos também estavam começando a reconhecer essa realidade.
A trama central de Ahsoka girou em torno dos personagens principais buscando Ezra Bridger, que havia desaparecido nos episódios finais de Star Wars Rebels. Isso levou Sabine em uma jornada para reunir-se com o único amigo que ela considera como sua família. No entanto, quando finalmente se reuniram após um longo tempo, até mesmo Ezra ficou surpreso ao descobrir que Ahsoka tinha escolhido treinar Sabine, apesar de sua falta de habilidades na Força. A série também deixou pistas sugerindo que Sabine poderia ter desenvolvido mais poder do que inicialmente parecia.
Sabine poderia se tornar uma Jedi?
Após ser a aprendiz de Anakin Skywalker durante as Guerras Clônicas, Ahsoka não toma decisões levianas. Sua escolha de proteger Sabine é fundamentada na percepção de que a jovem Mandaloriana demonstrou notável capacidade para aprender com a ex-Cavaleira Jedi. Nos primeiros episódios de Ahsoka, testemunhamos Sabine aplicando seu conhecimento da Força para se defender das ameaças que a cercam, mesmo que suas habilidades não estejam diretamente vinculadas aos poderes da Ordem Jedi.
Sabine participa de duelos de sabres de luz ao longo da narrativa, e embora sua destreza como guerreira seja evidente graças à sua experiência em Rebels, um ser humano comum não teria os reflexos necessários para deter a lâmina de um sabre de luz tempo suficiente para sobreviver contra um usuário ativo da Força. Além disso, a armadura Mandaloriana de Sabine pode protegê-la contra disparos de blasters, mas alguém sem conexão com a Força não conseguiria reagir a tempo para bloquear disparos de laser que atingissem seu rosto desprotegido.
A evidência mais recente sobre a ligação de Sabine com a Força surgiu após seu reencontro com Ezra, quando Ahsoka tentou se comunicar com ela por meio da Força. A capacidade de estabelecer comunicação através da Força com indivíduos em toda a galáxia tem sido uma habilidade associada a pessoas que possuem sensibilidade à Força desde a estreia do filme original de Star Wars em 1977. Os poderes de Sabine são intrigantes o suficiente para deixar seu status nesse contexto em aberto.
‘Ahsoka’ precisa se decidir
A dinâmica entre Ahsoka e Sabine se revela complexa, com Tano hesitante quanto à decisão de treinar sua nova aprendiz. Por outro lado, Sabine critica a aparente passividade de Ahsoka ao enfrentar seus inimigos, e ela se inquieta com as escolhas que os Jedi fazem. Apesar do desenvolvimento cativante de seus personagens, a missão delas é comprometida pela constante incerteza em relação ao treinamento de Sabine. Num momento em que a galáxia enfrenta sérios problemas, os maiores heróis não podem se dar ao luxo de perder tempo.
Morgan Elsbeth deixou claro suas intenções quando apareceu na segunda temporada de The Mandalorian, abrindo a possibilidade de que Thrawn retornasse se o ex-magistrado de Calodan fosse bem-sucedido em sua busca. Como um dos estrategistas militares mais brilhantes da galáxia, o Grande Almirante Thrawn poderia criar sérios desafios para a Nova República se tivesse a oportunidade de liderar uma frota. Se Hera Syndulla e sua família desejam manter a paz na galáxia, eles precisam agir rapidamente para impedi-lo.
Como vimos em todos os grandes conflitos entre o bem e o mal na vasta galáxia, os jovens Jedi desempenham um papel crucial na defesa contra antagonistas que buscam o controle dos planetas. Assim como Luke Skywalker fez décadas antes, e como Rey fez em filmes mais recentes, esses jovens heróis são lançados em um mundo maior do que jamais imaginaram. Se Sabine deseja se tornar uma guerreira poderosa capaz de impedir Thrawn de restaurar o Império ao seu antigo poder, a série precisa determinar se ela também tem a capacidade de se tornar uma Jedi.