A Psicometria de Ahsoka Tano, explicada

A série Ahsoka sugere que sua personagem titular pode exercer psicometria – vamos dar uma olhada no que exatamente isso significa para ela.

 Ahsoka Tano

A Psicometria de Ahsoka Tano, explicada

O quinto episódio de Ahsoka, nova série da Disney+, suscitou inúmeras questões no universo de Star Wars. Nele, os fãs finalmente viram o tão esperado confronto entre Anakin e Ahsoka, ao mesmo tempo em que receberam mais informações sobre o papel de Hera na Nova República. Além disso, pela primeira vez na história, foram apresentadas cenas de The Clone Wars em uma adaptação ao vivo, proporcionando a promessa de mais vislumbres desse amado período.

Contudo, uma das revelações mais notáveis para o universo expandido de Star Wars ocorreu quando a personagem principal conseguiu perceber que Sabine havia partido com Baylan Skoll e Shin Hati após tocar o agora descartado mapa estelar de Peridea no Olho de Sion. Essa descoberta lança Ahsoka em uma categoria exclusiva de Jedi: aqueles dotados de habilidades psicométricas. Esses poderes da Força são extremamente raros e enigmáticos, e Ahsoka se apresenta como a oportunidade ideal para explorá-los de forma mais profunda.

Atualmente, os principais filmes e séries da franquia Star Wars estão disponíveis via Disney+. Os fãs de Star Wars certamente gostarão de conferir em nosso portal:

O que é psicometria?


A psicometria é uma habilidade rara da Força que permite ao usuário sentir a história de objetos, assim como as emoções experimentadas pelo usuário original, simplesmente tocando neles. Quando um Jedi psicométrico entra em contato com um objeto com uma história significativa, eles são brindados com um relance luminoso, seguido por uma experiência conhecida como “Eco da Força”. Esse eco distorcido revela as emoções, imagens e sons testemunhados pela pessoa original quando os eventos associados ao objeto ocorreram. Isso torna a psicometria particularmente útil na busca de indivíduos em fuga, uma vez que pode determinar se a pessoa esteve recentemente naquele local.

A presença de psicometria em Ahsoka marca um acontecimento inédito, uma vez que essa habilidade geralmente é inata – os usuários da Força já nascem com ela ou não a possuem. No entanto, ela nem sempre se manifesta desde o nascimento. Por exemplo, no romance “Force Collector”, Karr Nuq Sin só começou a ter visões aos treze anos. Rey Skywalker não demonstra sinais de psicometria até “O Despertar da Força” (embora isso possa ser devido à falta de exposição do público à sua história). Ainda não está claro se a psicometria de Ahsoka está emergindo mais tarde na vida, como aconteceu com esses casos, ou se está relacionada com seu renascimento como Ahsoka, a Branca. Ambas as possibilidades são plausíveis, e será interessante observar qual explicação será fornecida para sua nova habilidade.

Algum outro Jedi é psicométrico?

No cânone de Star Wars, existem outros três Jedi psicométricos de destaque: Quinlan Vos, Cal Kestis e Rey Skywalker. Cada um deles utiliza esse poder de maneira única e gradualmente desvenda seus mistérios.

Quinlan Vos foi o pioneiro a ser apresentado como psicométrico e estreou na terceira temporada de The Clone Wars. Sua habilidade psicométrica se mostrou especialmente útil ao operar no submundo do crime, o que o levou a colaborar com Obi-Wan Kenobi em uma missão para encontrar Ziro, o Hutt. Mais tarde, Vos se uniu a Asajj Ventress contra o Conde Dookan, e o relacionamento deles evoluiu, incluindo sentimentos românticos.

Cal Kestis, o protagonista de “Jedi: Fallen Order”, também é um Jedi psicométrico. Enquanto viaja pela galáxia, ele encontra Ecos da Força que não apenas o ajudam a aprender sobre pessoas e lugares, mas também auxiliam na restauração de sua conexão com a Força, que estava prejudicada. Em visões de sua época como Padawan, Cal revive momentos cruciais de sua formação com seu antigo mestre Jaro Tapal, cada visão concedendo-lhe uma nova habilidade que ele havia reprimido após os eventos traumáticos da Ordem 66.

Rey Skywalker também demonstra essa habilidade, embora oficialmente tenha sido reconhecida como psicométrica somente em “The Star Wars Book” em 2020. No entanto, fica claro que ela já a possuía desde sua primeira aparição, quando testemunhou a história trágica do sabre de luz de Luke Skywalker ao tocá-lo pela primeira vez.

A psicometria poderia tornar Ahsoka mais suscetível ao lado negro?

Ahsoka Tano

Devido à capacidade da psicometria de permitir que o usuário vivencie as emoções da pessoa cujas memórias estão sendo acessadas, essa habilidade torna o indivíduo inerentemente mais vulnerável ao lado sombrio da Força. A Ordem Jedi frequentemente alertava seus membros psicométricos para exercer cautela ao lidar com objetos que possuíssem um histórico de violência, já que a natureza violenta do passado do artefato poderia potencialmente atraí-los para o lado obscuro. Isso foi exemplificado em “Jedi: Fallen Order” quando Cal, durante um confronto com a Segunda Irmã, tocou seu sabre de luz e viu os eventos que a conduziram para o lado sombrio.

Além disso, o dom da psicometria exigia extenso treinamento para ser utilizado de maneira adequada. Sem prática, poderia se tornar mais um fardo do que uma dádiva, com visões incontroláveis desencadeando convulsões e dores de cabeça, transformando-o em uma questão médica em vez de uma habilidade. Os Jedi psicométricos eram mais bem orientados por outros que possuíam esse poder, mas, dado que apenas um pequeno número de sensitivos à Força o possuía, a Ordem Jedi não estava devidamente preparada para lidar com estudantes com essa habilidade. Essa imensa quantidade de poder, combinada com a incapacidade de controlá-lo adequadamente, sem dúvida aumentava os receios de Ahsoka em seguir os passos sombrios de seu antigo mestre.

Essas preocupações ganham ainda mais peso ao considerarmos que Rey, Quinlan e Cal enfrentaram a tentação do lado sombrio. Quinlan Vos, durante sua busca por Darth Sidious, momentaneamente caiu para o lado obscuro e chegou a atuar como aprendiz de Conde Dooku sob o nome de Almirante Enigma. No final de “Jedi: Survivor,” Cal Kestis, sobrecarregado pela traição de seu melhor amigo Bode e pelas perdas de Cere e Eno Cordova, sucumbiu momentaneamente ao lado sombrio (embora seja importante notar que ambos retornaram à luz ao relembrar seu amor por Asajj Ventress e Merrin, respectivamente). Rey lutou inúmeras vezes contra o lado sombrio ao longo de seus três filmes, em particular quando teve uma visão de si mesma ao lado de Kylo Ren no trono dos Sith em “The Rise of Skywalker,” após fazer contato com o wayfinder.

Adicionar a capacidade psicométrica a Ahsoka acrescenta uma camada adicional de complexidade a sua preocupação de cair para o lado sombrio ao lado de Anakin. Será particularmente interessante ver se a série “Ahsoka” explora essa temática com mais profundidade. Além disso, a psicometria é uma habilidade fascinante que merece uma exploração mais aprofundada na série, tornando-a uma perspectiva intrigante para o futuro.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here