Calango – Resenha da HQ independente brasileira
Ano: 2017 |
Título Original: Calango |
Roteiro: Cristiano Seixas |
Desenho: Eduardo Pansica |
Selo: Casa dos Quadrinhos |
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo) |
Calango é uma HQ criada por dois dos mais talentosos nomes do nosso país: Cristiano Seixas, fundador da Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos, e Eduardo Pansica, desenhista que já trabalhou em alguns dos principais títulos da DC Comics, como Mulher-Maravilha, Asa Noturna e a série Lanterna Verde do DC Rebirth.
A obra foi fruto de financiamento coletivo no Catarse – ferramenta esta que já se mostrou uma grande aliada do cenário independente quadrinista brasileiro. Com a conclusão do projeto, a HQ também foi lançada oficialmente na Comic Con Experience no artist alley.
Calango narra a estória de uma garota em busca de sobrevivência no mais árido sertão brasileiro, acompanhada de um pequeno animal de estimação pouco inusitado – um calango, animal típico de regiões com tal condição climática.
Neste primeiro volume, a garota, cujo nome ainda não é revelado, aparentemente deixou sua casa diante da necessidade de busca por água e comida e se aventurou sertão afora. Nisto, depara-se com um grupo de abusadores que tentam tomar proveito de uma velha senhora que vive em uma casa isolada.
O único defeito do primeiro volume de Calango é ele justamente ser extremamente curto – são apenas 22 páginas, suficientes para deixar um gostinho de quero mais. Ainda assim, vale muito a leitura pela arte maravilhosa de Pansica, que não somente mostra seu traço incrivelmente detalhado e vivo, mas transforma o roteiro de Seixas em uma série de enquadramentos de tirar o fôlego.
Além disso, Calango se destaca por fugir de muitos estereótipos presentes na retratação de HQs nacionais, trazendo personagens palpáveis da realidade do agreste e um quê voraz e, ao mesmo tempo, tocante quanto ao seu desenvolvimento.
Confira outras resenhas de HQs aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!