O que a Ubisoft tem aproveitado de dados e de CRM para games nos últimos lançamentos? Venha conferir um pouco sobre o que tive de experiência Assassins Creed: Valhalla.
Vou trazer aqui, no Meta Galáxia, um pouquinho da prática da Ubisoft e sua visão de CRM para Games. Como vocês já sabem, trabalho com CRM há alguns anos e venho publicando uma série de matérias na coluna chamada Marketing Well Played.
Tenho jogado muitos jogos da Ubisoft Entertainment SA como os recentes Watch Dogs: Legion e Assassin’s Creed: Valhalla, e venho notando o trabalho minucioso e inteligente que a desenvolvedora e publicadora de games francesa tem com comunicações baseadas em dados e canais de CRM.
Antes de continuar, gostaria de convidá-los a conhecer as outra matérias de marketing e CRM voltados para o universo dos Games, como Introdução de CRM para Industria dos Games e 5 estratégias de CRM para games. Aliás, um deles foi escrito pelo meu grande amigo Lucas Nogueira, que está na área na desenvolvedora Space Sheep Games, ele falou um pouquinho sobre LiveOps.
Ubisoft e sua visão de CRM para Games
Retomando o assunto principal: vou focar essa matéria, de forma básica mas esclarecedora, na experiência que tive com o Assassin’s Creed: Valhalla. Além disso, pretendo trazer prints de comunicações que recebi por e-mail marketing relacionadas ao jogo.
Valhalla é o último dos “AC”, lançado em novembro de 2020 para consoles e pc, o game leva o jogador para a era das grandes incursões Vikings em território anglo-saxão (Inglaterra). Aliás, nesse game temos uma grande pitada histórica misturada com ficção, incluindo os filhos de Ragnar Lothbrok. Veja nossa review do game aqui.
A Ubisoft tem utilizado muito bem os canais de comunicação que tem em mãos, primeiro passando pela sua plataforma Ubisoft Connect e em canais digitais. Contudo, como dito antes, vou abordar os canais de CRM.
E-mail marketing para os gamers? Faz sentido?
Um bom relacionamento com o player/consumidor é a base para o sucesso. Eu uso o mesmo exemplo sempre de uma prática simples mas que faz total diferença, que é o e-mail de aniversário.
Todos os anos eu espero ansioso pelo e-mail de Feliz Aniversário que a Nintendo me manda, geralmente com uma promoção. Porém, teve um ano (2020) que a BIG-N esqueceu de me mandar esse e-mail, e eu fiquei mega chateado (de verdade)!
Tenho certeza que não sou o único a se sentir esquecido quando isso acontece, e é importante demais você ter touchpoints estratégicos com seu consumidor. Então a resposta é: FAZ SENTIDO SIM!
Coletar dados para engajar e evoluir.
No caso em questão, a Ubisoft tem coletado todos os dados possíveis de seus jogadores. Aliás, quando falo de dados eu me refiro a dados cadastrais, metadados e informações de uso/desempenho dos gamers em seus jogos. Ou seja, ela sabe exatamente tudo que você faz na plataforma dela.
Onde você clica, quanto tempo fica no menu, no gameplay, quantos inimigos você mata, quais suas habilidade no jogo, onde você tem mais dificuldade, e uma outra infinidade de dados que viram informações valiosas para a desenvolvedora. Além disso, ela utiliza esses dados para diversas finalidades, como melhorar seu próprio game, melhorar os próximos lançamentos, e também ações de marketing e relacionamento.
Todas as empresas fazem isso, como Netflix, Amazon, GloboPlay cada uma no seu nível de maturidade (que é high).
Case da Ubisoft utilizando dados e CRM para games
Logo após instalar o game você já recebe um e-mail sobre Assassin’s Creed: Valhalla, mostrando que o time de relacionamento está esperto e atento as movimentações do jogador. Contudo, a Ubisoft também lhe envia por e-mail as novidades que estão por vir (atualizações, dlcs, …) e o mais legal, ela envia por e-mail dicas e o seu desempenho do jogo até o momento.
Esse e-mail com seu desempenho no jogo chegou para mim com o timing um pouco errado, mas ainda assim me chamou a atenção, pois nele você tem informações sobre o seu tempo de jogo, seu nível de poder e o estágio de evolução do seu acampamento Viking.
Veja o e-mail abaixo:
Isso demonstra a preocupação que a empresa tem em coletar o máximo de dados possíveis. Além disso, você também tem as estatísticas do seu game na Ubisoft Connect, com muito mais dados sobre o seu gameplay como progresso total no jogo, áreas descobertas, distancia percorrida, quantos inimigos matou e com qual classe de arma… já deu pra entender né?
Diagnóstico da comunicação – Ubisoft e sua visão de CRM para Games
Do ponto de vista técnico, o e-mail pode melhorar. Vou trazer aqui alguns exemplos: a peça está um pouco longa (no mobile, principalmente), com 3 CTA’s, e com algumas imagens sem link, aparecendo aquele ícone de “download” para quem abre no Gmail. Além disso, alguns links não estão parametrizados, o que acarreta na perda de informações de navegação nas URLs de destino, o e-mail está quase 100% baseado em imagem, quase sem texto, mas mesmo assim sua nota no mail-tester está em 9.4.
Algumas boas práticas estão presentes, como parametrização no link (em apenas um), footer com termos legais e endereço (mas em inglês), links para as redes sociais e principalmente conteúdo dinâmico com as infos do gamer.
Analisando da visão de comunicação, acho que o e-mail está bem construído, o conteúdo é BASTANTE relevante para o usuário, o fundo escuro foi um cuidado a mais para essa comunicação. Contudo, tenho um ponto para ressaltar, o texto da a entender que eu comecei a jogar agora, sendo que já tenho 50 horas de jogo.
Falando um pouquinho sobre frequência, não é uma comunicação frequente. Mesmo eu jogando bastante, recebi apenas 1 e-mail desse. Aliás, é uma dica que deixo aqui para todos: avaliem a frequência ideal, fazendo testes a/b, análise de dados e pesquisas para encontrar o que é ideal para seu público. Nada está escrito na pedra.
Conclusão
É esse tipo de esforço que esperamos ver das desenvolvedoras de games. Obviamente que esse meu diagnóstico foi superficial, que levanta margem para melhorar e evoluir, mas já temos um player no mercado que está pensando na jornada do gamer como um todo (ou quase lá). Aliás, deixo aqui meus parabéns para a equipe de marketing de relacionamento, CRM e dados da Ubisoft!
E é isso galera, fiquem atentos aqui no Meta Galáxia para mais matéria da série Marketing Well Players, falando de marketing, dados e CRM para games.
Muito legal sua análise, só uma dúvida: Esse email caiu em qual caixa do Gmail (Promoções, Redes Sociais, Caixa de Entrada)? Eu já ouvi dizer que rastrear os links faz com que aumente a chance do email ir pro SPAM ou para a caixa de Promoções (o que algumas empresas preferem não ser classificadas).
O único email que eu fico aguardando é aquele da Steam que avisa que meus jogos na lista de desejo estão em promoção! ?
Oi Luis, tudo bem? Esse e-mail caiu direto na caixa de entrada mesmo, a principal. Acho difícil essa questão do tracking nos links causar SPAM viu, pelo menos nunca vi pelos clientes que já antedi! Hhaha, o tão aguardado e-mail da Steam, hahaha, aliás, recebi um hoje!! Abração e obrigado pelo comentário!