Conheça Yamato, personagem de One Piece e novo membro dos Piratas do Chapéu de Palha

yamato one piece

Conheça Yamato, personagem de One Piece e novo membro dos Piratas do Chapéu de Palha

Anteriormente, nós criamos uma lista com as mulheres mais fortes de One Piece. E entre as poderosas de One Piece, o formidável Yamato. Agora, ele é membro da tripulação de Luffy: Piratas do Chapéu de Palha. Dito isso, por que não aproveitarmos para falar um pouco mais do personagem? Afinal de contas, tem um detalhe importante: deixamos Yamato na lista das mulheres mais fortes, principalmente porque já vimos o autor Eiichiro Oda se referir a “ela”. Contudo, o personagem refere-se a si próprio como homem – e comumente é citado como uma das principais representatividades trans do mundo dos animes e mangás.

One Piece é uma das obras shounen mais famosas da atualidade. Inclusive, dá para perceber pela quantidade gigantesca de episódios disponíveis pela Crunchyroll. Além disso, não podemos esquecer que agora a Netflix está fazendo sua adaptação para live action. Sem mais delongas, vamos a mais uma publicação sobre One Piece – e dessa vez especificamente sobre Yamato!


Dados básicos sobre a Yamato, um dos incríveis personagens de One Piece

yamato one piece

Idade atual: 28
Aniversário: 3 de novembro
Nome em japonês: ヤマト
Altura: 2,63 m
Akuma no mi: Inu Inu no Mi, Modelo: Okuchi no Makami
Tipo da Akuma no Mi: Zoan Mítica
Afiliação atual: Piratas do Chapéu de Palha

Também sendo um dos Heróis mais poderosos de One Piece, Yamato é filho de Kaidou dos Quatro Imperadores. Mesmo sendo educado desde jovem para ser o herdeiro de Kaidou, Yamato desenvolveu uma profunda admiração pelo samurai Kozuki Oden. Após sua morte, Yamato escolheu “se tornar” Oden, personificando-o e adotando as suas características, assim como os seus sonhos. Como resultado desse desejo de se tornar Oden, Yamato se refere a si mesma como filho de Kaidou, e Kaidou e sua tripulação também se referem também como rapaz.

Após se encontrar com o pirata Monkey D. Luffy, Yamato decidiu se unir à Aliança Ninja-Pirata-Mink-Samurai na guerra contra Kaidou. Seus objetivos eram cumprir o legado e o desejo de Oden. Dessa forma, seu plano é reabrir as fronteiras de Wano e sair para o mar com Luffy e os Piratas do Chapéu de Palha. Aparentemente, ele conseguiu, não é mesmo?

Representatividade

yamato

Yamato foi mencionado diretamente pela primeira vez no mangá no capítulo 979 como “o filho de Kaido“. Após um suspense sobre a sua identidade, uma vez que Yamato inicialmente aparece usando uma máscara, seu visual é finalmente revelado no capítulo 984. Desde então, Yamato se apresenta apenas com pronomes masculinos.

A identidade de gênero de Yamato é uma questão que tem causado uma grande confusão. Afinal, uma garota que fala de si própria como um rapaz? Bom, mesmo sendo estranho para alguns, é isso mesmo! Como diria o clichê: Yamato nasceu no corpo errado. Como se vê como um homem – ou o próprio Oden – então é isso e pronto. Além disso, sua própria família, amigos e conhecidos lhe tratam no masculino!

Os personagens trans não são exatamente uma novidade no mundo de One Piece. Entretanto, Yamato seria o primeiro que não é um alívio cômico em One Piece. Além disso, a sua personalidade e história não giram em torno da sua sexualidade. Esse detalhe talvez já seja uma novidade no mundo dos mangás e animes.

Além disso, chamá-lo pelo pronome masculino é a coisa mais natural para os heróis e vilões da obra. Até Kaidou, o próprio pai tirano que aprisionou ele, faz isso! Não existe questionamento, simplesmente!

Aparência

Yamato e Luffy - One Piece

Yamato tem porte alto, sendo mais alto que Monkey D Luffy 89 centímetros. Os seus cabelos são longos e brancos presos com hastes laranjas, o tom dos fios mudam para verde-água e depois azul à medida que descem em mechas retangulares semelhantes às de Kaidou. Yamato leva um brinco de argola dourada e na cabeça dois chifres vermelhos de demônio (Oni).

O rapaz também veste uma calça hakama vermelha e, em homenagem a Oden, veste sandálias hakama e um grande nio-daisuki roxo e branco atrás das costas. A veste superior é uma blusa branca sem mangas com desenhos em forma de diamantes em ambos os lados e um padrão de ondas azuis na parte inferior. Este conjunto era originalmente um quimono com mangas longas que escondiam sua aparência junto a uma máscara hannya branca. Posteriormente, ao revelar sua aparência, Yamato rasga as mangas do quimono e deixa a máscara para trás tornando mais visível as formas de seu corpo.

Personalidade

Yamato admira acima de tudo o lendário samurai Kozuki Oden. A partir do samurai, Yamato guia seus ideais, identidade e missão, assumindo tudo isso para si.

Inicialmente Yamato parecia ter dúvida e insegurança sobre como se apresentar e se comportar. Com o passar do tempo, contudo, passa a ter uma expressão segura e uma atitude mais direta, contínua e dasafiadora. Yamato proclama seu papel de forma aberta para todos, incusive diretamente para o filho de Oden, Momonosuke.

Apesar de ter abraçado essa identidade, o personagem não abandonou completamente sua identidade original, dizendo que Yamato é seu “outro nome”. Se comparar com Kanjuro, vemos que interpreta um ser externo fora da existência de um “eu”; entretanto Yamato parece carregar o nome de Oden de um jeito que coexiste com suas próprias crenças de justiça e liberdade.

Yamato sonhava em deixar o País de Wano e partir para o mar com os Piratas do Chapéu de Palha, assim como Oden fez com bando do Barba Branca e Roger décadas atrás. Seu desejo é comprir o sonho inacabado de Oden de abrir as fronteiras do país de Wano sendo, o que é uma afronta direta as vontades de Kaidou.

Yamato tem determinação o suficiente para colocar seu corpo e sua vida em risco a qualquer momento, desde que seja para proteger as pessoas de quem gosta. Então, ele resistiu com firmeza a uma enxurrada de ataques poderosos do Esquadrão Encouraçado para proteger Momonosuke. Mais tarde, Yamato também confrontou Kaidou diretamente ocupando-o até Luffy chegar, mesmo sabendo que não conseguiria derrotá-lo. Yamato parece gostar de entrar em combate e é um guerreiro poderoso.

Akuma no Mi

Yamato em sua forma híbrida.
Yamato em sua forma híbrida.

Yamato comeu a Inu Inu no Mi, Modelo: Okuchi no Makami, uma Akuma no Mi do tipo Zoan Mítica que o permite se transformar um lobo divino. Essa transformação pode ser completa ou então uma forma híbrida. Conforme o personagem Kaidou, esta fera é a “Divindade Guardiã do País de Wano”. Quando Yamato comeu a fruta, ele estava passando fome e se deparar com o fruto, que originalmente não deveria ser seu! Afinal, o fruto era de Kaidou e não se sabe o que ele planejava com ele.

A Inu Inu no Mi, Modelo: Okuchi no Makami aumenta muito as habilidades físicas de Yamato, fazendo com que o mesmo seja capaz de batalhar quase que unanimementee contra seu pai, Kaidou. Além disso, sendo um animal carnívoro, esta transformação dá a Yamato instintos predatórios elevados.

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

1 COMENTÁRIOS

  1. Yamato não é trans, só se refere como homem porquê decidiu se tornar oden, ser oden não é mudar de gênero, continua sendo mulher, mas usando pronomes masculinos, se se refere a si como homem por se desejo de se tornar oden, a tripulação de kaido a trata como homem, por kaido querer que a tratem assim, mas ele continua sendo uma mulher, mesmo se referindo a si mesma como ele…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here