O recurso mais criticado do Pokémon é o que o tornou um anime tão revolucionário

Uma coisa pela qual o anime Pokémon tem sido criticado é a abundância de cenas apresentando apenas Pokémon, mas essas são na verdade a parte mais impressionante.

Raichu e Pikachu

O recurso mais criticado do Pokémon é o que o tornou um anime tão revolucionário

Uma das características notáveis do anime Pokémon, por vezes criticada, é a ênfase em episódios centrados principalmente nos Pokémon, com poucos diálogos entre os personagens humanos. Devido à limitação dos Pokémon em expressar-se apenas através de seus próprios nomes, a comunicação verbal é restrita, mas o anime compensa de maneiras impressionantes.

Durante a popularização de Pokémon, uma piada comum entre os pais era a suposta falta de sentido no anime devido aos diálogos aparentemente sem sentido dos Pokémon. Isso foi até satirizado em um esboço do Frango Robô, onde Pikachu e Squirtle se comunicam apenas usando seus nomes, levando Squirtle a perder o controle devido à natureza absurda da conversa.

Contudo, a realidade é que o anime Pokémon lida excepcionalmente bem com cenas que destacam exclusivamente os Pokémon. Isso é alcançado através de métodos criativos de transmissão de ideias, indo além da mera verbalização direta.

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Os episódios do anime focados em Pokémon também podem contar ótimas histórias

Pikachu - Pokémon - Anime

Uma das áreas em que a narrativa não verbal do anime se destaca é nos curtas “Pikachu”, frequentemente associados aos lançamentos de filmes, nos quais predominam (quase que exclusivamente) personagens Pokémon. O curta “Férias de Pikachu”, anexado ao primeiro filme “Mewtwo Contra-Ataca”, incorpora alguma narração do Pokédex, mas, por outro lado, carece de diálogo (com exceção de algumas falas de Meowth). Mesmo assim, consegue contar a história de Pokémon tumultuados acordando, resultando em um conflito entre Togepi, Pikachu e seus companheiros e um grupo rival.

Contar uma história sem recorrer ao diálogo é uma tarefa extremamente desafiadora, exigindo confiança em elementos como o design do personagem e a habilidade de transmitir emoções através da linguagem corporal para comunicar adequadamente os sentimentos pretendidos. Nos curtas do Pikachu, essa abordagem frequentemente se apoia fortemente na música, que desempenha um papel crucial na transmissão da emoção de uma cena. Há vários episódios na série principal que se concentram principalmente nos Pokémon ou incluem segmentos exclusivamente com eles, como o recente episódio de “Pokémon Horizons” que destaca o clube de luta do Capitão Pikachu. É notável observar como o tom da cena evolui, e mesmo sem diálogo inteligível, é fácil perceber como Polteageist é bem recebido pelo grupo.

Pokémon são projetados para serem expressivos

Pokémon


Os Pokémon são concebidos com a finalidade de serem criaturas excepcionalmente expressivas, conferindo-lhes uma adaptabilidade singular para participar de cenas desprovidas de extensos diálogos. Seus semblantes são primariamente elaborados com a intenção de transmitir emoções de forma eficaz, especialmente no âmbito do anime, onde até a entonação com que um Pokémon pronuncia seu nome pode contribuir significativamente para informar a audiência acerca de seu estado de espírito. O anime Pokémon habilmente capitaliza essas características, utilizando os Pokémon de maneira a enriquecer a narrativa, em vez de constituir um obstáculo à mesma.

Embora uma sequência envolvendo apenas Pokémon interagindo entre si possa à primeira vista parecer destituída de propósito sem um contexto específico, essas cenas revelam-se, na realidade, meticulosamente elaboradas e executadas ao mais alto grau. Dentre todos os animes, é notável que o anime Pokémon se destaque como mestre na arte de contar histórias sem depender excessivamente do diálogo. Certamente, uma proeza digna de reconhecimento.

Caroline Ishida Date
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