One Piece 1044: O Despertar de Luffy é o poder mais ridículo do mundo! | Análise

Certo, após muita expectativa, One Piece 1044 saiu finalmente. Desde o início da semana, os spoilers vazaram, mas como é o sensato a se fazer, aguardei o lançamento oficial para fazer as devidas considerações. Quem leu a análise do capítulo 1043, sabe que demonstrei diversas preocupações. Eis que, com muita alegria, admito que Oda me surpreendeu, e muito. Vamos ao capítulo.

Antes de mais nada, Orochi!

Ignorei totalmente esse plot no capítulo passado, pois o foco era abordar a questão de Joy Boy. Nesse, vou falar do capítulo mesmo, então não posso ignorar. Hiyori colocou Orochi em uma armadilha, e seu discurso ao derrotá-lo é poderoso, bastante poético inclusive e relembra de Oden como o grande homem que ele foi. De certa forma, como outra pessoa bastante sorridente, essa parte do capítulo encaixa bastante com o resto que aborda Luffy.


Além disso, ver Orochi sendo queimado pelos restos do poder de Kanjurou é prazeroso e forte. Meu grande medo é que o poder do personagem envolva um possível retorno, já que sua cabeça – na teoria -, não foi cortada vezes o suficiente. Se acabar por aí, porém, o plot envolvendo o vilão foi bem encerrado – muito melhor do que ser derrotado por um dos Chapéus de Palha, por exemplo.

Para o principal, o renascimento de Joy Boy!

É um pouco complexo falar desse assunto, afinal, soa precoce criticar algo que ainda não foi totalmente explicado. O novo poder de Luffy, seu despertar, como eu disse na análise do 1043, era uma desculpa boa o suficiente para uma virada na luta. No fim, isso se concretizou, mas com a reviravolta da Gomu Gomu no Mi sendo transformada em outra fruta.

Vamos por partes. Primeiro, sobre a mudança de nome da fruta. Particularmente, acredito que a mudança de nome é um pouco problemática, pois muda o status quo de algo que foi estabelecido há mais de vinte anos. Ter uma história longa causa este tipo de problema. Mudar o nome da fruta é quase a mesma coisa que mudar o nome de um do Mugiwaras. A grande questão aqui é se isso se trata de uma simples revelação, ou se a a mudança será colocada em prática daqui em diante, com a fruta não sendo mais chamada de Gomu Gomu no Mi. Se permanecer seu nome tradicional daqui em diante, vejo mais como uma revelação do que uma mudança.

Guia Completo para Assistir One Piece!

Hito Hito No Mi

Já sobre o novo nome “Hito Hito no Mi Mítica: Modelo Nika” é uma licença poética adotada por Oda desde o início da obra. Particularmente, nunca achei a classificação das frutas algo bem trabalhado pelo autor. A divisão em só três categorias (Logias, Zoans e Paramecias) sempre foi um ponto fraco da grandiosa obra do mangaka. Cabe até um post falando sobre isso, mas não vou me aprofundar.

Com essa divisão bastante liberal, fica bastante fácil pro autor introduzir o poder que quiser. A grande questão é que para muitos o tal Nika, por se tratar, a princípio, de uma divindade criada pelo próprio Oda, soa conveniente e tirada do nada. Aqui, ainda que tenha criticado bastante o autor no post anterior, sou obrigado a defendê-lo nesse ponto.

Desde o início, One Piece sempre abordou a risada não como um verbo, mas como um personagem da história. Roger morreu sorrindo. A última ilha é Laughtale (conto de risada). Quando chegaram na ilha, Roger e seus membros gargalharam. Luffy sempre foi um personagem bastante sorridente e esta é uma de suas maiores características. Com isso, trazer a tona “Nika”, uma onomatopéia para risada como a fruta do lendário Joy Boy (menino alegre), é uma amarração narrativa tremenda.

Leia a Análise de Outros Capítulos!

Voltemos um pouco mais

Além disso, se nos aprofundarmos um pouco mais, teremos outras características do Deus do Sol. Além da questão da risada, a aparência final do Gear 5th ou despertar, casa com poderes vistos antes. O Gear 4th era, até aqui, uma licença poética tremenda por parte de Oda se considerarmos que Luffy fazia tudo aquilo só por ser de borracha. Até mesmo seus braços gigantes inflados do G3th já eram bizarros.

Com a adição do despertar, a fumaça do G5th, as infladas do G3th e até mesmo o fogo dos Red Hawk se justificam. Nada disso tira os méritos de Luffy e a fruta, ainda que tenha mudado de nome, continua nada demais em questão de poderes sem seu despertar. Porém, diversas “incoerências”, que eram justificadas como licença poética das Paramecias, passam a ficar muito mais aceitáveis como Hito no Mi do que como Gomu Gomu no Mi. É provável até mesmo que Oda em algum momento traga a verdadeira Gomu Gomu no Mi e seu uso não seja tão variado assim (ou a fruta não existe, simplesmente).

Nika

Em relação a Nika, o personagem, assim como Joyboy, já havia sido introduzido bem antes der One Piece 1044. Assim como diversas vezes suas características coincidiam com Luffy. Com isso, fica impossível dizer que a conexão foi repentina ou forçada. Ainda, com o uso da fruta, Oda evita uma conexão direta entre Luffy e Joyboy por qualquer justificativa espiritual. O sol, inclusive, é outro elemento recorrente do manga e só passamos a notar isso através da revelação da fruta.

O que vem depois de One Piece 1044?

É complicado fazer previsões. Porém, é provável que a fruta de Luffy esteja longe de ser tão poderosa como muitos acreditam, a “Toon Force” deve se limitar as características da borracha, com exageros visuais. Como é dito no próprio capítulo, a imaginação de Luffy deve se tornar mais potente, com uma nova variedade de golpes, a possibilidade de tornar o ambiente em borracha e o uso do fogo com maior frequência. Além disso, a força física do personagem foi tunada.

Não deve passar muito disso, sem alteração da realidade como muitos acreditam. A personalidade de Luffy deve ser levemente alterada devido a influência da divindade a qual ele incorpora. Se você olhar os golpes usadas por Luffy, verá que nada mais são que força física aumentada com uma variação do Gear 3th (sem ter que assoprar). Os exageros visuais, como os olhos arregalados, não afetam diretamente a luta, sendo um fator de comédia. Outro fator importante, é a quantidade de Haki do Rei que Luffy transborda, aparentemente mais um extra de seu despertar.

Barba Negra e Kaido

Barba Negra possuí uma Paramecia e uma Logia. Todos teorizam que ele ainda iria querer uma terceira fruta. Lembremos que no início do anime, ele foi até a Ilha Drum, pode ser que ele estivesse atrás da lendária fruta de Joyboy e a confundiu com a Hito Hito no Mi de Chopper. Pode estar aí a brecha para um novo confronto.

Outra questão interessante é que Kaido estava tentando criar frutas artificiais e as consequências ruins dessas frutas, era a pessoa não conseguir parar de rir. Considerando que todas as frutas artificiais são do tipo Zoan, podemos concluir que Kaido poderia estar, na verdade, tentando replicar a fruta de Luffy e nunca conseguiu. A revelação da fruta de Luffy explica, numa tacada só, todo esse plot envolvendo as Smiles que se iniciou lá em Punk Hazard!

Conclusão sobre One Piece 1044

Temos, no fim, um ótimo capítulo, que foge bastante daquilo que muitos esperavam. Oda, felizmente, fez o simples e apesar de no discurso ter dado uma importância exagerada a fruta de Luffy, ao mesmo tempo trata ela como qualquer outra. O protagonista está muito mais forte sim, mas mesmo se fosse o despertar da Gomu Gomu no Mi tradicional ele já ficaria, então dá elas por elas. A revelação altera muito pouco além do nome e o tipo de fruta que Luffy possui.

Nada soa forçado, se você tiver memória curta, basta ler um pouco, assistir alguns videos, e verá que diversos elementos se encaixam com a revelação. Além dos que eu falei aqui. Agora, vamos esperar como estes novos poderes de luffy afetarão a luta já que aparentemente Kaido está bastante desgastado, então, na teoria, não deve durar muito mais. Até o próximo capítulo!

Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul...Amante de infinitas coisas, desde animes, games, filmes, séries, música, futebol, literatura...Toda e qualquer uma dessas artes, mas, principalmente, a escrita, que torna minhas palavras imortais igual ao meu tricolor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here