Qual anime tem as melhores lutas: Dragon Ball, One Piece, Naruto ou HxH?

Shounens podem trazer histórias profundas, bem trabalhadas, engraçadas, clichês, etc. Porém, independente do estilo ou do tom da história, no fim, é tudo premissa para sair no soco da melhor maneira possível. Hoje vamos discutir as lutas em Shounens num geral, mas usarei os quatro animes citados no título para exemplificar e argumentar. Porém, tudo que eu falar vale pra qualquer anime de luta que você lembre. Mas, ao fim, darei minha opinião sobre qual anime tem as melhores lutas!

Alguns esclarecimentos:

Antes de mais nada é importante deixarmos claro algumas coisas. Primeiro de tudo não se trata de uma análise de qual anime é melhor. Além disso, também não estou questionando o nível de importância da luta para a história, pois isso é algo pessoal. Você pode achar importante que as lutas sejam boas, enquanto outra pessoa pode achar que a história é infinitamente mais relevante. Enfim, se trata de um post exclusivamente sobre lutas, suas dinâmicas, coreografias, apelo emocional, etc.

Dragon Ball

Personagens de Dragon Ball

Dragon Ball é o maior anime de todos os tempos. Talvez não em extensão, ou qualidade, mas em popularidade é sem igual. Grande responsável por introduzir muitos ocidentais ao universo de animações japonesas, a obra de Toriyama acabou sendo base para muitas outras futuras, que utilizaram sua forma e a aperfeiçoaram. Com isso, não somente a história de Dragon Ball se tornou simples, mas também suas lutas.

A grande qualidade das lutras de Dragon Ball é sua coreografia e dinâmica. Geralmente são lutas rápidas, com bastante trocação de porradaria e velocidade. As vezes, é até difícil acompanhar a movimentação dos personagens. Com trilhas sonoras bem trabalhadas, as lutas se tornam muito empolgantes. O grande problema é que com tantas obras trazendo habilidades bem trabalhadas, as lutas de DB acabaram se tornando repetitivas. Em meio a tantas batalhas, é difícil inovar e tornar uma luta única quando todos os personagens possuem as mesmas habilidades. Nem mesmo na trocação franca há novidade, pois com a velocidade das lutas a coreografia passa batida.

One Piece

Personagens de One Piece

Candidato a superar Dragon Ball em breve, One Piece é atualmente o maior anime em lançamento e disparado o manga mais popular do Japão. Tanto sucesso vem de uma história longa, mas que lentamente vai construindo um universo cada vez mais único e intrigante. Apesar de sua maior qualidade ser a história, One Piece também tem suas lutas, mas nem de longe são seu forte.

As lutas de One Piece tem um detalhe que me incomoda e que vai se acentuando conforme a história vai passando. Normalmente, apesar de cada personagem possuir habilidades únicas – normalmente adquiridas pelas frutas -, é muito incomum esta habilidade interferir direto na luta. Um exemplo claro é o próprio protagonista, que possui um arsenal de golpes, porém, nenhum deles tem uma utilidade especifica. Todos são golpes físicos que aparentemente cumprem o mesmo propósito. Com isso, as lutas de Luffy se resumem a ele utilizar seu arsenal de golpes aleatoriamente até o inimigo cair. Não é muito diferente de Dragon Ball nesse quesito.

Assim como DB, a diferença na luta e habilidades de Luffy se encontra nas transformações, que alteram a dinâmica da luta em algum ponto. Porém, apesar disso, as lutas em One Piece são muito mais arrastadas que as de Dragon Ball e estão bem longe de trazer a mesma empolgação. As vezes Oda parece ter medo de se soltar um pouco e tranca as lutas a todo o momento.

O fator emocional

Por mais que estas dificuldades que Dragon Ball e One Piece enfrentem em tornar as lutas mais únicas e menos repetitivas, ambos trabalham muito bem o fator emocional. Ao encerrar suas lutas, ambos os autores conseguem trazer impacto para o golpe final. As obras conseguem absorver tudo que aconteceu antes, todo o caos que o vilão causou e depositar isso em um grande golpe que possui significado: esperança. Naruto, que falarei mais a frente, só conseguiu isso com Pain, que foi o vilão mais “padrão’ do anime.

De resto, Dragon Ball e One Piece são mestres em nos fazer se emocionar com a derrota de um vilão. Podemos citar a derrota de Majin Boo com a Genki Dama, o Kamehameha de Gohan contra Cell acompanhado de seu pai. Até mesmo a queda de Jiren no Torneio do Poder. Em OP o tocar do Sino de Ouro em Skypiea, a derrota de Lucci em Enies Lobby e mais recentemente a derrota de Kaidou. Todas são vitórias que carregam o peso do que veio antes, que foi acumulado através de uma série de tentativa e erro dos protagonistas.

Hunter x Hunter

Personagens de Hunter x Hunter

A pergunta para qual anime tem as melhores lutas deve ter sido respondida rapidamente por alguns ao ver HxH na lista. Porém, eu não seria tão rápido assim em tomar uma decisão. Hunter x Hunter é bom demais, a história cria um universo que rapidamente demonstra funcionar independente de seus protagonistas. Aliás, não necessitar tanto de Gon é um dos melhores pontos de HxH, que utiliza seu universo melhor do que Oda e sua história mais independente do protagonista do que Naruto. As lutas, porém, são beeeem enroladas.

HxH aposta em um sistema em que seus personagens possuem poderes bem individuais. Porém, diferente de One Piece, essas habilidades precisam ser entendidas pelo adversário e contra atacadas. Com isso, vira uma disputa de inteligência e estratégia. Desvendar o mistério da habilidade do oponente é importante. Mas, com isso, sacrifica-se o dinamismo. É uma luta né? Ver dois personagens parados por muito tempo explicando seus poderes não é exatamente dinâmico, o que pode quebrar um pouco a empolgação que a luta traria. Com isso, Togashi segura muito suas batalhas, com explicações até mesmo de coisas obvias as vezes.

Naruto

Personagens de Naruto

Naruto é um caso complexo. O anime começa muito bem e sofre uma grande variação de qualidade ao longo de sua história. Porém, seu sucesso é inegável, sendo o anime de maior sucesso de nossa geração aqui no Brasil. Com uma legião de fãs, a história de Kishimoto trabalha com um universo próprio envolvendo ninjas e chacra, que permite uma variedade imensa de golpes, reviravoltas e… conveniências!

Naruto utiliza uma fórmula de luta muito semelhante a de HxH, com habilidades especificadas para cada personagem e muita estratégia, principalmente no início da obra. Há uma esforço para que o espectador entenda o que cada personagem faz, principalmente no início da obra e uma boa utilização de todos os elementos criados para as batalhas daquele universo, como os variados tipos de jutsus e armas. O problema é que esse esforço é extremamente reduzido e, diferente das regras de uso do Nen em HxH, em Naruto o céu é o limite. Isso permite um uso de reviravoltas muito convenientes que estragam algumas lutas. Sasuke x Deidara.

O fator surpresa

Naruto e HxH, com suas lutas mais paradas, porém, estratégicas, permitem uma quantidade de reviravoltas surpreendentes, pois elas geralmente vem em um momento que um personagem supostamente está encurralado. Isso só acontece pelo fato dos personagens possuírem limitações e habilidades que funcionam das mais variadas formas, algo que não vemos em One Piece e Dragon Ball que, como eu disse, são uma demonstração de arsenal somente.

Outra coisa que este estilo de batalhas permite é a sensação de progressão da luta. Os personagens vão usando habilidades diferentes que levam o adversário a se defender e contra atacar e esse ciclo se repete com causa>consequência>causa>consequência. Os personagens precisam pensar em uma forma de se defender e em muitos casos, uma forma de atacar. Não é uma simples trocação até ver quem cai primeiro. O grande problema se encontra exatamente no fator dinâmica, pois as lutas podem não ser tão empolgantes assim, contando muitas vezes com longos diálogos expositivos, principalmente no caso de HxH. Enquanto Naruto tem dificuldades de se manter fiel aos seus próprios princípios.

Qual anime tem as melhores lutas?

Dissecados os aspectos particulares de cada obra, vamos falar num geral agora. Lutas legais precisam do que HxH e Naruto oferecem, que são as viradas durante o processo. É necessário uma sensação de que tudo pode ocorrer a qualquer momento, pois, normalmente, já sabemos o vencedor e o “durante” é que acaba sendo o motivo de assistirmos. Porém, luta é luta, uma boa trilha sonora, uma boa variedade de movimentações e dinamismo é que nos causam empolgação, arrepios e nos fazem torcer por cada golpe e isso One Piece e Dragon Ball são mestres em fazer.

Hunter x Hunter é um anime que tem lutas legais, mas abusa excessivamente das pausas, o que tornam elas longas e limita o autor. Certas lutas duram segundos na práticas, mas as vezes um capítulo inteiro. É legal de entender, mas tira todo o aspecto emocional das batalhas. Não arrepia, não torna memorável. Não atoa, poucas lutas de HxH são relembradas por sua coreografia e sim pelas consequências que normalmente causam.

Aquele que mais se aproxima do meio termo

Pra mim Dragon Ball peca pela simplicidade, mas tem algo a ver com sua época, como explico neste artigo. Já One Piece, desperdiça seus elementos que o permitiriam trabalhar melhor suas lutas ao invés de simplificá-las tanto. Naruto, por outro lado, possui as qualidades e os defeitos de HxH, só que em maior quantidade. O anime é bastante prejudicado pelas constantes interrupções para flashbacks, mas é muito mais dinâmico quando Kishimoto se solta um pouco mais.

Com menos limitações físicas para seus personagens, a obra do ninja loiro tem lutas mais completas e balanceadas. Temos bastante corpo a corpo, principalmente no início, intercalando com estratégias e habilidades especiais. Isso permite que a trilha sonora trabalhe nesses momentos mais “soltos”, criando a empolgação e trabalhando o emocional. Ao mesmo tempo, quando é necessário descansar um pouco, Kishimoto puxa o freio, explica um pouco das habilidades dos personagens e temos as reviravoltas necessárias. O autor, ainda, utiliza bem os mais variados elementos que criou, como os Ninjutsus, Taijutsus, Genjustsus e armas.

Nem tudo é perfeito

Eu já citei alguns defeitos de Naruto (no quesito luta) antes, mas quero me aprofundar em algo mais. No início, tudo era explicado e as limitações dos personagens eram deixadas bem claras. Porém, conforme a história foi avançando, essas dificuldades foram deixadas para trás e, com isso, as estratégias. Elas ainda estão lá, até o fim da história, mas são utilizadas de forma mais conveniente e esquecidas quase sempre. A necessidade constante de repetição de fillers também não ajuda no caso do anime, tornando algumas lutas fragmentadas demais. HxH respeita suas limitações de forma muito melhor, mas, como eu disse, peca no dinamismo e coreografia, ficando muito preso ao funcionamento do Nen.

Dragon Ball, na fase Super, poderia ter começado um processo de habilidades e lutas menos “trocação pura”, como fez com Hit, por exemplo, mas preferiu continuar apostando nas transformações. One Piece, poderia utilizar as frutas para lutas muito mais bem trabalhadas, inclusive com a utilização de seus Hakis, mas Oda parece não ser bom nisso e tudo é bastante superficial. Com isso, meu veridito é de que Naruto possui as melhores lutas, ainda que tenha seus defeitos, como todos têm.

Talvez outros possuam as mesmas qualidades e defeitos. Eu usei os quatro como exemplo para decidir qual anime tem as melhores lutas, mas você pode aplicar os argumentos que analisamos aqui a qualquer anime. E ai, pra você, qual anime tem as melhores lutas?

Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul...Amante de infinitas coisas, desde animes, games, filmes, séries, música, futebol, literatura...Toda e qualquer uma dessas artes, mas, principalmente, a escrita, que torna minhas palavras imortais igual ao meu tricolor!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here