Zoro e Sanji: O problema que Oda criou para si!

676

Rivalidades são comuns em animes, principalmente no gênero Shounen. Desde Goku e Vegeta, até Naruto e Sasuke, só pra citar os mais famosos. Em One Piece, porém, o protagonista, Luffy, não pode ter um rival entre os demais protagonistas, já que eles são seus subordinados. Assim sendo, tal função narrativa fica a cargo de Zoro e Sanji, o combatente e o cozinheiro do navio. Tal rivalidade, no entanto, sempre foi pendida para a comédia e não para o lado de luta, como no caso da maioria dos Shounens e isso virou um grande problema para Oda.

A comicidade levada a sério

Na análise dos capítulos 1005 e 1006 eu prometi um post de aprofundamento de Sanji. Lá, especialmente no 1005, foi discutido um problema no personagem. Tal problema é a constante expectativa de que o cozinheiro alcance grandes feitos, assim como seu rival. O grande problema é: Sanji é um personagem diferente de Zoro, que possui outra função narrativa. Talvez o grande problema em relação a toda expectativa em cima dele é exatamente acharam que ele é um Zoro loiro e, obrigatoriamente, teria que ter feitos de luta idênticos.

Considerando a grande quantidade de personagens que o anime tem, poucos são os que ganham a honra de estar no navio do futuro Rei dos Piratas. Faria algum sentido ter dois personagens com função idênticas? A rivalidade de Zoro e Sanji nunca foi sobre quem é o mais forte. Eles simplesmente implicam um com o outro, e só. Sanji sempre foi um personagem mais importante no aspecto da inteligência, sempre cumprindo uma função que vai além de derrotar um poderoso inimigo. Mesmo assim, ganhou algumas boas lutas ao longo do anime, geralmente enfrentando o ‘terceiro’ na hierarquia dos inimigos do arco.

A criação de uma rivalidade com o combatente do bando, abriu margem para a impressão de uma falsa equivalência. Oda já deve ter percebido isso, mas talvez seja tarde demais. Por causa disso, agora, é cobrado a dar a Sanji feitos de luta, e não só os de ação, como em Skypea, quando ele destrói o navio de Enel por dentro, por exemplo. O personagem sempre se demonstrou sendo relevante de outra forma, ainda que sua função seja a de simplesmente manter seus companheiros alimentados. Assim como Usopp, Nami e Chopper geralmente cumprem alguma função para a vitória do bando.

Nem tudo é luta

É, no entanto, um battle shounen e fica sempre essa coisa de que o personagem só é f*dão se ele derrotar alguém forte. Chopper, por exemplo, realizou um grande feito neste arco ao curar a aliança da praga do Queen. Pode-se questionar a utilidade da praga em si para o arco, mas não que a atuação de Chopper como médico, que é sua função. Ainda assim, muitos insistem em reclamar que o personagem provavelmente não ganhará uma luta no arco. Ai eu pergunto, ele precisa mesmo de uma luta pra ser útil? Sanji sofre deste mesmo problema, até por ser alçado a um pedestal igual ao de Zoro e Luffy, naturalmente os dois lutadores do bando.

Sanji sofre de uma inconstância, um costume de Oda de eventualmente atender aos pedidos de colocá-lo no mesmo nível dos dois em nome da manutenção do chamado Trio Monstro. Por causa disso, muitas vezes o personagem fica sobrecarregado, criando expectativa de que faça diferentes ações em um único arco, quando há outros personagens no bando precisando de espaço. Em questão de atitudes, personalidade e background, Sanji é muito mais personagem que Zoro, que não passa do clássico mal encarado que só sabe lutar e ficar bêbado, não demonstrando sentimentos e nem desejos na maior parte do tempo. Personagens assim costumam ser idolatrados e eu respeito isso, gosto é gosto.

Sim, eu fiz este post para defender o Sanji, mas não porque entrei na briga bizarra da Internet sobre quem é melhor e sim por acreditar que o personagem sofre de um descuido do autor. Oda o colocou num patamar errado, alimentou uma impressão problemática e, com isso, construiu um problema pra si mesmo, que é lidar com a cobrança de que um ‘simples’ cozinheiro, possua o mesmo nível de um personagem criado exclusivamente para lutar e que treina dia e noite para ser o melhor do mundo na arte das espadas.

Concluindo

Nem mesmo o sonho de Sanji tem a ver com luta, ele não é mostrado treinando. Não é sua obrigação ser forte, pelo menos não deveria ser. Agora, Oda que lide com isso e traga uma grande luta para o personagem, afinal, foi ele mesmo que alimentou tais expectativas. Porém, se Sanji for tão forte, qual exatamente passa a ser a função de Zoro na história?

Para um aproveitamento saudável da narrativa, recomendo sempre lembrar que a rivalidade deles é uma piada. Todos são protagonistas, todos são companheiros, então vale a pena discutir quem é mais forte? Luffy os reuniu no mesmo barco. Me admiro que você, depois de mil capítulos, ainda não esteja a bordo!

4 COMENTÁRIOS

  1. O problema é que no pos timeskip o sanji n demonstrou nenhum dos destaques que merecia, sejam em lutas ou feitos de inteligência, no pre timeskip sanji estava perfeito, tendo destaqur em litas pq rle tem que ter, ja que ele é o terceiro mais forte do bando, mas tendo mais feitos extremos de inteligência que é realmente seu papel no bando como o mr prince, os portões de ennies lobby e derrubando o barco do enel. A maioria das reclamações ao oda é que sanji do pos timeskip n fez nem um terco doq fez no pre, ja zoro excedendo os limites doq foi feito, sendo capaz de ferir o kaido e o hody debaixo d’água coisa que msm o luffy teve dificuldades… acho ambos zoro e sanji muito fodas, porem oq ocorreu no pos timeskip me chateou, no caso, zoro mostrando mais feitos doq realmente deveria e sanji mostrando MUITO menos doq deveria.

    • Acredito que muito disso também se deve ao fato de no pós-time Skip o Oda ter se entregado mais as lutas e menos a situações de estratégia como ocorria antes, o que diminuiu a possibilidade de feitos do Sanji a lutas, que ele também não recebeu. Um grande momento, por exemplo, seria o bolo em Whole Cake, mas até lá tudo deu errado, era o momento do personagem brilhar.
      Sobre o Zoro, acho que machucar o Kaido foi demais também, mas desde que pare por aí tá tudo bem. Porém, se o personagem se curar e ainda derrotar uma das calamidades, aí vai tá recebendo atenção demais mesmo.

  2. Que texto sensacional, eu nunca fui “time” nada, apesar de ter uma certa preferencia a mais pelo Zoro justamente por ele ter esse tipo de função de ser “o cara” das lutas, algo que sempre foi a ideia do Oda para o personagem, desde que foi “resgatado” da base da marinha bem la no começo(é… o tempo passa mesmo). Mas não da pra ser comparado com o Sanji, pois diferente de Goku x Vegeta e Sasuke x Naruto, é como vc disse, é só uma rivalidade humoristica, a culpa é dos fãs que levaram a serio demais isso, mais do que o proprio Oda.

    • Nossa, e como o tempo passa, mas é bom passar ele acompanhando um capitão tão incrível hahaha
      Fãs fazem as coisas acontecerem, mas também estragam muitas. Infelizmente, a rivalidade entre os dois foi estragada por essa mania de idolatrar personagens. Tomara que o Oda lide melhor com isso com o tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here